A quarta Revolução Industrial, a pandemia de COVID-19 e o trabalho profissional do Serviço Social: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galli, Bruna Andréa da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238248
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar a experiência de estágio acadêmico em Serviço Social na Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social (UACJS) na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp Campus de Franca, realizado de forma supervisionada e na modalidade remota, no ano de 2021. Os atendimentos presenciais foram transferidos para os ambientes virtuais em decorrência da pandemia de COVID-19. Busca-se investigar e compreender a reorganização das atividades institucionais dentro deste espaço sócio-ocupacional - UACJS - a partir de uma análise de conjuntura considerando as transformações tecnológicas, produtivas e sociais trazidas a partir da 4ª Revolução Industrial (4ª RI), aprofundadas por conta da emergência sanitária da COVID-19, e também com base nas dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, consolidadas pela renovação conceitual do Serviço Social brasileiro, contribuindo para a discussão da atual tendência de trabalho mediado por plataformas virtuais, que já afeta a categoria profissional do Serviço Social. Constata-se a importância da apreensão da realidade social fundamentada nas bases teóricas e metodológicas adotadas pela categoria profissional para a formação e trabalho para uma intervenção que considere o acúmulo já alcançado pelo Serviço Social brasileiro e o seu constante aperfeiçoamento diante dos desafios e possibilidades trazidos pelo tempo presente, tal como se verificou com a emergência da pandemia da COVID-19, que por si só significou profundos impactos para a vida social e econômica, quanto também pela incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no trabalho do(a) assistente social e para o acesso às políticas sociais públicas. Conclui-se que há um novo desafio ao Serviço Social, uma vez que o uso de tecnologias em um momento emergencial trouxe a possibilidade de continuidade na realização das atividades com menor risco de expansão da doença, porém, o modelo de atendimento remoto cria um distanciamento e falta de vínculo, não apenas nas relações profissionais mas também no próprio acesso ao serviço, à política e/ou ao direito.
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Busca-se investigar e compreender a reorganização das atividades institucionais dentro deste espaço sócio-ocupacional - UACJS - a partir de uma análise de conjuntura considerando as transformações tecnológicas, produtivas e sociais trazidas a partir da 4ª Revolução Industrial (4ª RI), aprofundadas por conta da emergência sanitária da COVID-19, e também com base nas dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, consolidadas pela renovação conceitual do Serviço Social brasileiro, contribuindo para a discussão da atual tendência de trabalho mediado por plataformas virtuais, que já afeta a categoria profissional do Serviço Social. Constata-se a importância da apreensão da realidade social fundamentada nas bases teóricas e metodológicas adotadas pela categoria profissional para a formação e trabalho para uma intervenção que considere o acúmulo já alcançado pelo Serviço Social brasileiro e o seu constante aperfeiçoamento diante dos desafios e possibilidades trazidos pelo tempo presente, tal como se verificou com a emergência da pandemia da COVID-19, que por si só significou profundos impactos para a vida social e econômica, quanto também pela incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no trabalho do(a) assistente social e para o acesso às políticas sociais públicas. Conclui-se que há um novo desafio ao Serviço Social, uma vez que o uso de tecnologias em um momento emergencial trouxe a possibilidade de continuidade na realização das atividades com menor risco de expansão da doença, porém, o modelo de atendimento remoto cria um distanciamento e falta de vínculo, não apenas nas relações profissionais mas também no próprio acesso ao serviço, à política e/ou ao direito.The present work aims to record and analyze the experience of an academic internship in Social Work at the Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social (UACJS) at the Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp Campus de Franca, carried out in a supervised way and in the remote modality, in the year 2021. In-person services were transferred to virtual environments due to the COVID-19 pandemic. It seeks to investigate and understand the reorganization of institutional activities within this socio-occupational space - UACJS - based on a conjuncture analysis considering the technological, productive and social transformations brought about from the 4th Industrial Revolution (4th IR), deepened by of the health emergency of COVID-19, and also based on the theoretical-methodological, technical-operative and ethical-political dimensions, consolidated by the conceptual renewal of Brazilian Social Work, contributing to the discussion of the current trend of work mediated by virtual platforms, which already affects the professional category of Social Work. It is noted the importance of apprehending the social reality based on the theoretical and methodological bases adopted by the professional category for training and work for an intervention that considers the accumulation already achieved by the Brazilian Social Work and its constant improvement in the face of the challenges and possibilities brought by the present time, as seen with the emergence of the COVID-19 pandemic, which in itself meant profound impacts on social and economic life, as well as the incorporation of Information and Communication Technologies (ICTs) in the work of the social worker and access to public social policies. It is concluded that there is a new challenge for Social Work, since the use of technologies in an emergency moment brought the possibility of continuity in carrying out activities with a lower risk of disease expansion, however, the remote service model creates a distance and lack of bond, not only in professional relationships but also in accessing the service, politics and/or law.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Edvânia Ângela de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galli, Bruna Andréa da Silva2022-12-15T19:43:21Z2022-12-15T19:43:21Z2022-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:01:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:50:24.751704Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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