Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141569 |
Resumo: | Diante das dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física para incluir alunos com deficiência é preciso investir em ações que possibilitem o aperfeiçoamento da prática docente. O caminho parece estar na elaboração de programas de formação continuada. Nesse sentido, objetivou-se descrever as etapas desenvolvidas na elaboração de um programa de formação para prover o professor de Educação Física para atender a demanda da inclusão de alunos com deficiência. Na Etapa 1, participaram 17 professores de Educação Física que atuavam em escolas municipais, do 1° ao 5° ano, divididos em dois grupos: manhã e tarde. Três encontros para cada grupo de professores foram realizados. Em dois encontros coletou-se informações por meio de Grupo Focal e no outro as informações foram apresentadas aos professores. Realizou-se uma análise de conteúdo do tipo categorial. Na Etapa 2, participaram dois professores da Etapa 1. Ao todo foram filmadas 28 aulas. Na análise das filmagens, foram identificados trechos com situações de sucesso e de dificuldades. Na Etapa 1, os professores atribuíram as dificuldades à oito diferentes subcategorias: 1) Formação; 2) Questão Administrativo-Escolar; 3) Aluno; 4) Diagnóstico; 5) Família; 6) Recurso pedagógico; 7) Estratégia; 8) Educação Física. Na Etapa 2, foram identificadas tanto cenas de dificuldades que reforçaram os relatos iniciais quanto cenas que não haviam sido relatadas, mas que ocorriam na prática. Todavia, as aulas não apresentavam apenas dificuldades, mas diversos pontos de sucesso. Os resultados indicam caminhos para prover os professores de Educação Física, na medida em que poderão ser estipuladas ações e conteúdos que contemplem o programa de formação. |
id |
UNSP_0d39a10fae922cb38f542c602aa22267 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141569 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professorEducação especialFormação de professoresEducação físicaDiante das dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física para incluir alunos com deficiência é preciso investir em ações que possibilitem o aperfeiçoamento da prática docente. O caminho parece estar na elaboração de programas de formação continuada. Nesse sentido, objetivou-se descrever as etapas desenvolvidas na elaboração de um programa de formação para prover o professor de Educação Física para atender a demanda da inclusão de alunos com deficiência. Na Etapa 1, participaram 17 professores de Educação Física que atuavam em escolas municipais, do 1° ao 5° ano, divididos em dois grupos: manhã e tarde. Três encontros para cada grupo de professores foram realizados. Em dois encontros coletou-se informações por meio de Grupo Focal e no outro as informações foram apresentadas aos professores. Realizou-se uma análise de conteúdo do tipo categorial. Na Etapa 2, participaram dois professores da Etapa 1. Ao todo foram filmadas 28 aulas. Na análise das filmagens, foram identificados trechos com situações de sucesso e de dificuldades. Na Etapa 1, os professores atribuíram as dificuldades à oito diferentes subcategorias: 1) Formação; 2) Questão Administrativo-Escolar; 3) Aluno; 4) Diagnóstico; 5) Família; 6) Recurso pedagógico; 7) Estratégia; 8) Educação Física. Na Etapa 2, foram identificadas tanto cenas de dificuldades que reforçaram os relatos iniciais quanto cenas que não haviam sido relatadas, mas que ocorriam na prática. Todavia, as aulas não apresentavam apenas dificuldades, mas diversos pontos de sucesso. Os resultados indicam caminhos para prover os professores de Educação Física, na medida em que poderão ser estipuladas ações e conteúdos que contemplem o programa de formação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]Manzin, Eduardo José [UNESP]2016-07-19T12:59:33Z2016-07-19T12:59:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9242-9254application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9242-92542357-7819http://hdl.handle.net/11449/141569ISSN2357-7819-2014-9242-9254.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141569Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor |
title |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor |
spellingShingle |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP] Educação especial Formação de professores Educação física |
title_short |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor |
title_full |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor |
title_fullStr |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor |
title_sort |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor |
author |
Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP] |
author_facet |
Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP] Manzin, Eduardo José [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Manzin, Eduardo José [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP] Manzin, Eduardo José [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Formação de professores Educação física |
topic |
Educação especial Formação de professores Educação física |
description |
Diante das dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física para incluir alunos com deficiência é preciso investir em ações que possibilitem o aperfeiçoamento da prática docente. O caminho parece estar na elaboração de programas de formação continuada. Nesse sentido, objetivou-se descrever as etapas desenvolvidas na elaboração de um programa de formação para prover o professor de Educação Física para atender a demanda da inclusão de alunos com deficiência. Na Etapa 1, participaram 17 professores de Educação Física que atuavam em escolas municipais, do 1° ao 5° ano, divididos em dois grupos: manhã e tarde. Três encontros para cada grupo de professores foram realizados. Em dois encontros coletou-se informações por meio de Grupo Focal e no outro as informações foram apresentadas aos professores. Realizou-se uma análise de conteúdo do tipo categorial. Na Etapa 2, participaram dois professores da Etapa 1. Ao todo foram filmadas 28 aulas. Na análise das filmagens, foram identificados trechos com situações de sucesso e de dificuldades. Na Etapa 1, os professores atribuíram as dificuldades à oito diferentes subcategorias: 1) Formação; 2) Questão Administrativo-Escolar; 3) Aluno; 4) Diagnóstico; 5) Família; 6) Recurso pedagógico; 7) Estratégia; 8) Educação Física. Na Etapa 2, foram identificadas tanto cenas de dificuldades que reforçaram os relatos iniciais quanto cenas que não haviam sido relatadas, mas que ocorriam na prática. Todavia, as aulas não apresentavam apenas dificuldades, mas diversos pontos de sucesso. Os resultados indicam caminhos para prover os professores de Educação Física, na medida em que poderão ser estipuladas ações e conteúdos que contemplem o programa de formação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:33Z 2016-07-19T12:59:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9242-9254 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141569 ISSN2357-7819-2014-9242-9254.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141569 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9242-9254 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-9242-9254.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9242-9254 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128185825492992 |