Qualidade nas escolas públicas: um estudo da gestão na implementação das políticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/142839 |
Resumo: | A partir da inserção da pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e no seu ideário de mediação social, a presente tese propôs estudar a primeira etapa da Educação Básica, com foco na gestão para a conquista da aprendizagem dos alunos através da implementação das políticas públicas, na organização e participação de estratégias e no comprometimento dos sujeitos para alcançar a qualidade nas escolas da Rede Municipal de Franca-SP. Foi essencial garantir o entendimento do processo histórico da educação, tendo como recorte temporal o período após 1930, época na qual se iniciou o movimento pela busca de qualidade na educação, por etapas sucessivas até os desdobramentos da Constituição Cidadã de 1988. A pesquisa empírica se concentrou nos resultados do IDEB de 2013 do município, para a seleção da amostra dos sujeitos. O objetivo desta pesquisa não se constituiu em aprofundar conhecimentos sobre avaliação, mas usar o principal indicador educacional como ferramenta de escolha para a seleção de algumas escolas municipais, no universo de 26 escolas que realizam a Prova Brasil. Nesse cenário foram selecionadas quatro instituições escolares, sendo incluídas como sujeitos, duas diretoras de escolas que obtiveram notas mais elevadas no IDEB, e duas que ainda não alcançaram os mesmos resultados, mas que aceitaram as mediações do processo de pesquisa-ação. Nessa perspectiva, foi necessário conhecer a realidade educacional de Franca, com suas devidas políticas educacionais para posteriormente analisar cada realidade enfrentada pelos sujeitos da pesquisa nas respectivas amostragens das escolas, a fim de extrair as principais ações para melhorias e também os principais empecilhos para a obtenção de ótimos resultados de aprendizagem. Com o percurso metodológico do estudo se verificou uma dificuldade em conseguir bons referenciais teórico-científicos sobre o assunto, embora o tema seja muito discutido. Assinalar, dessa forma, as categorias empíricas e estratégias com que as escolas estão se organizando para obter resultados dos alunos, é um grande passo para que Franca consiga mudanças permanentes e significativas na educação e também se constitua como fonte de referência para outros municípios que almejam o mesmo foco: a educação de qualidade para a escola pública. |
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Qualidade nas escolas públicas: um estudo da gestão na implementação das políticasQuality in public schools: a management study in the implementation of politicsCualidad en las escuelas públicas: un estudio de la gestión en la implementación de las políticasPolíticas públicas educacionaisQualidade educacionalGestão de processosIndicadores educacionaisEducational public politicsEducational qualityProcesses managementEducational indicatorsPolíticas públicas educacionalesCalidad educacionalGestión de procesosIndicadores educacionalesA partir da inserção da pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e no seu ideário de mediação social, a presente tese propôs estudar a primeira etapa da Educação Básica, com foco na gestão para a conquista da aprendizagem dos alunos através da implementação das políticas públicas, na organização e participação de estratégias e no comprometimento dos sujeitos para alcançar a qualidade nas escolas da Rede Municipal de Franca-SP. Foi essencial garantir o entendimento do processo histórico da educação, tendo como recorte temporal o período após 1930, época na qual se iniciou o movimento pela busca de qualidade na educação, por etapas sucessivas até os desdobramentos da Constituição Cidadã de 1988. A pesquisa empírica se concentrou nos resultados do IDEB de 2013 do município, para a seleção da amostra dos sujeitos. O objetivo desta pesquisa não se constituiu em aprofundar conhecimentos sobre avaliação, mas usar o principal indicador educacional como ferramenta de escolha para a seleção de algumas escolas municipais, no universo de 26 escolas que realizam a Prova Brasil. Nesse cenário foram selecionadas quatro instituições escolares, sendo incluídas como sujeitos, duas diretoras de escolas que obtiveram notas mais elevadas no IDEB, e duas que ainda não alcançaram os mesmos resultados, mas que aceitaram as mediações do processo de pesquisa-ação. Nessa perspectiva, foi necessário conhecer a realidade educacional de Franca, com suas devidas políticas educacionais para posteriormente analisar cada realidade enfrentada pelos sujeitos da pesquisa nas respectivas amostragens das escolas, a fim de extrair as principais ações para melhorias e também os principais empecilhos para a obtenção de ótimos resultados de aprendizagem. Com o percurso metodológico do estudo se verificou uma dificuldade em conseguir bons referenciais teórico-científicos sobre o assunto, embora o tema seja muito discutido. Assinalar, dessa forma, as categorias empíricas e estratégias com que as escolas estão se organizando para obter resultados dos alunos, é um grande passo para que Franca consiga mudanças permanentes e significativas na educação e também se constitua como fonte de referência para outros municípios que almejam o mesmo foco: a educação de qualidade para a escola pública.A partir de la inserción de la investigadora en el programa de Postgrado de Trabajo Social y en su ideario de mediación social, la presente tesis propuso estudiar la primera etapa de la Educación Básica, con foco en la gestión para la conquista del aprendizaje de los alumnos por medio de la implementación de las políticas públicas, en la organización y participación de estrategias y en el comprometimiento de los sujetos para alcanzar la calidad en las escuelas de la Red Municipal de Franca-SP. Fue esencial garantizar el entendimiento del proceso histórico de la educación, teniendo como recorte temporal el período tras 1930, época en la que se inició el movimiento por la búsqueda de calidad en la educación por etapas sucesivas hasta los desdoblamientos de la Constitución Ciudadana de 1988. La investigación empírica se concentró en los resultados del IDEB de 2013 del municipio, para la selección de la amuestra de los sujetos. El objetivo de esta investigación no se constituye en profundizar conocimientos sobre evaluación, pero usar el principal indicador educacional como herramienta de elección para la selección de algunas escuelas municipales, en el universo de 26 escuelas que realizan la Prova Brasil. En ese escenario fueron seleccionadas cuatro instituciones escolares, siendo incluidas como sujetos, dos directoras de escuelas que obtuvieron notas más elevadas en el IDEB, y dos que aún no alcanzaron los mismos resultados, pero aceptaron las mediaciones del proceso de investigación-acción. En esta perspectiva, fue necesario conocer la realidad educacional de Franca, con sus debidas políticas educacionales para posteriormente analizar cada realidad afrontada por los sujetos de la investigación en los respectivos muestreos de las escuelas, con el reto de extraer las principales acciones para mejorías y también los principales obstáculos para la obtención de óptimos resultados de aprendizaje. Con el recorrido metodológico del estudio se verificó una dificultad en conseguir buenos referenciales teórico-científicos sobre el asunto, aunque el tema sea muy discutido. Señalar, de esta manera, las categorías empíricas y estrategias con las cuales las escuelas están organizándose para obtener resultados de los alumnos es un gran paso para que Franca consiga cambios permanentes y significativos en la educación y también se constituya como fuente de referencia para otros municipios que anhelan el mismo foco: la educación de calidad para la escuela pública.From the insertion of the researcher in the Post Graduate Program in Social Work and its ideals of social mediation, this thesis proposed to study the first stage of Basic Education, with a focus on educational management to the achievement of student learning through the implementation of the public politics in the organization and participation of strategies and in the commitment of individuals to achieve quality in Franca municipal schools, Brazil. It was essential to ensure the understanding of the historical process of education, with the time frame after the year of 1930, at which time started the movement for the pursuit of quality in education, by successive steps until the developments of the Citizen Constitution of 1988. The empirical research focused on the results of the municipality, IDEB - 2013, for the selection of the sample of subjects. The objective of this research was not to increase the knowledge of assessment process, but use the main educational indicator as a relevant tool of choice for the selection of some municipal schools in the universe of 26 schools that perform Brazil Test. In this scenario were selected four educational institutions being included as research subjects: two directors of schools who obtained the highest marks in IDEB, and two that have not yet achieved the same results, but they have accepted the mediation of the action research process. On this way, it was therefore necessary to know the educational reality of Franca, reflecting on the educational politics to further analyze each context faced by the research subjects in their samples of schools in order to draw out the main actions for improvement and also the main obstacles to achieving great learning outcomes. The methodological course of the study has revealed significant difficulty in getting good theoretical and scientific references on the subject, although the subject has being much discussed. Report, thus, empirical categories and strategies that schools are organizing in order to obtain student outcomes, it is a big step in order to Franca obtain permanent and significant changes in education and also constitutes as a reference source for other municipalities that aims the same focus: the quality of education in public schools.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sampaio, Fabiana Granado Garcia [UNESP]2016-08-09T16:55:56Z2016-08-09T16:55:56Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14283900087192033004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:36:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142839Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:31.431227Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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