A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonadio, Letícia de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242930
Resumo: Apesar de importante e relevante, ensinar botânica na Educação Básica ainda se apresenta como um desafio para muitos professores. Nesse contexto, compreender o conjunto de conhecimentos que os educadores possuem ou demandam é uma condição essencial para pensar reformulações, ou ainda a criação, de programas de formação inicial e continuada. Com base nisso, a presente dissertação teve como objetivo analisar a mobilização de conhecimentos docentes necessários ao ensino de botânica, a partir de depoimentos de professores de ciências e biologia atuantes na Educação Básica. Através da análise textual discursiva de entrevistas semiestruturadas, percebeu-se que os professores expressaram certa heterogeneidade de conhecimentos construídos e demandados entre si, junto a diferentes aspectos, fatores e condições que contribuem e prejudicam o ensino de botânica. Em relação aos fatores que contribuem e/ou aos conhecimentos mobilizados, é notável que o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento do conteúdo específico são os mais frequentes, com falas abordando sugestões de metodologias, recursos e a familiaridade com diferentes aspectos do estudo dos vegetais. Já quando olhamos para os fatores que prejudicam e/ou aos conhecimentos demandados, o destaque está no conhecimento de contextos educacionais, o que pode corresponder a uma dificuldade expressiva que os professores possuem em superar obstáculos impostos pela realidade escolar e universitária, como é o caso da insuficiência estrutural da rede estadual pública de ensino.
id UNSP_0e114e1ad7b37f9ed1e26b17178ddec0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242930
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação BásicaThe Mobilization of Teaching knowledge for the teaching of Botany: a study based on the speeches of Basic Education teachersFormação de professoresAnálise textual discursivaEnsino superiorEnsino de ciênciasTeacher trainingDiscursive textual analysisHigher educationScience teachingApesar de importante e relevante, ensinar botânica na Educação Básica ainda se apresenta como um desafio para muitos professores. Nesse contexto, compreender o conjunto de conhecimentos que os educadores possuem ou demandam é uma condição essencial para pensar reformulações, ou ainda a criação, de programas de formação inicial e continuada. Com base nisso, a presente dissertação teve como objetivo analisar a mobilização de conhecimentos docentes necessários ao ensino de botânica, a partir de depoimentos de professores de ciências e biologia atuantes na Educação Básica. Através da análise textual discursiva de entrevistas semiestruturadas, percebeu-se que os professores expressaram certa heterogeneidade de conhecimentos construídos e demandados entre si, junto a diferentes aspectos, fatores e condições que contribuem e prejudicam o ensino de botânica. Em relação aos fatores que contribuem e/ou aos conhecimentos mobilizados, é notável que o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento do conteúdo específico são os mais frequentes, com falas abordando sugestões de metodologias, recursos e a familiaridade com diferentes aspectos do estudo dos vegetais. Já quando olhamos para os fatores que prejudicam e/ou aos conhecimentos demandados, o destaque está no conhecimento de contextos educacionais, o que pode corresponder a uma dificuldade expressiva que os professores possuem em superar obstáculos impostos pela realidade escolar e universitária, como é o caso da insuficiência estrutural da rede estadual pública de ensino.Despite being important and relevant, teaching botany in Basic Education is still a challenge for many teachers. In this context, understanding the set of knowledge that educators possess or demand is an essential condition for thinking about reformulations, or even the creation of initial and continuing education programs. Based on this, the present dissertation aimed to analyze the mobilization of teaching knowledge necessary for teaching botany, based on spechees from science and biology teachers working in Basic Education. Through the discursive textual analysis of semistructured interviews, it was noticed that the teachers expressed a certain heterogeneity of knowledge constructed and demanded among themselves, together with different aspects, factors and conditions that contribute and hinder the teaching of botany. Regarding the contributing factors and/or mobilized knowledge, it is notable that pedagogical knowledge of the content and knowledge of the specific content are the most frequent, with speeches addressing suggestions of methodologies, resources and familiarity with different aspects of the study of plants. When we look at the factors that harm and/or the knowledge required, the emphasis is on knowledge of educational contexts, which may correspond to a significant difficulty that teachers have in overcoming obstacles imposed by school and university reality, as is the case the structural inadequacy of the public state education networkUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonadio, Letícia de Castro2023-04-11T15:01:33Z2023-04-11T15:01:33Z2023-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24293033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:27:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:04:08.100945Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
The Mobilization of Teaching knowledge for the teaching of Botany: a study based on the speeches of Basic Education teachers
title A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
spellingShingle A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
Bonadio, Letícia de Castro
Formação de professores
Análise textual discursiva
Ensino superior
Ensino de ciências
Teacher training
Discursive textual analysis
Higher education
Science teaching
title_short A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
title_full A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
title_fullStr A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
title_full_unstemmed A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
title_sort A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
author Bonadio, Letícia de Castro
author_facet Bonadio, Letícia de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonadio, Letícia de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Análise textual discursiva
Ensino superior
Ensino de ciências
Teacher training
Discursive textual analysis
Higher education
Science teaching
topic Formação de professores
Análise textual discursiva
Ensino superior
Ensino de ciências
Teacher training
Discursive textual analysis
Higher education
Science teaching
description Apesar de importante e relevante, ensinar botânica na Educação Básica ainda se apresenta como um desafio para muitos professores. Nesse contexto, compreender o conjunto de conhecimentos que os educadores possuem ou demandam é uma condição essencial para pensar reformulações, ou ainda a criação, de programas de formação inicial e continuada. Com base nisso, a presente dissertação teve como objetivo analisar a mobilização de conhecimentos docentes necessários ao ensino de botânica, a partir de depoimentos de professores de ciências e biologia atuantes na Educação Básica. Através da análise textual discursiva de entrevistas semiestruturadas, percebeu-se que os professores expressaram certa heterogeneidade de conhecimentos construídos e demandados entre si, junto a diferentes aspectos, fatores e condições que contribuem e prejudicam o ensino de botânica. Em relação aos fatores que contribuem e/ou aos conhecimentos mobilizados, é notável que o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento do conteúdo específico são os mais frequentes, com falas abordando sugestões de metodologias, recursos e a familiaridade com diferentes aspectos do estudo dos vegetais. Já quando olhamos para os fatores que prejudicam e/ou aos conhecimentos demandados, o destaque está no conhecimento de contextos educacionais, o que pode corresponder a uma dificuldade expressiva que os professores possuem em superar obstáculos impostos pela realidade escolar e universitária, como é o caso da insuficiência estrutural da rede estadual pública de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11T15:01:33Z
2023-04-11T15:01:33Z
2023-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242930
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/242930
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129388692111360