O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Elísio Vieira de [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104845
Resumo: O presente estudo, realizado sob a forma de pesquisa qualitativa, constitui-se um estudo de caso. Trata-se de investigar o programa especial de formação de professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede estadual paulista - denominado PEC/Formação Universitária - oferecido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, entre junho de 2001 a dezembro de 2002, em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, a Universidade Estadual Paulista - UNESP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Esse programa de formação docente, presencial, se valeu do forte apoio das mídias interativas: teleconferências, videoconferências, trabalhos monitorados em ambiente de aprendizagem customizado especialmente ao programa - LearningSpace, dentre outros. Essa investigação teve como pressupostos metodológicos a análise de documentos pertinentes ao programa, a literatura específica sobre formação docente e aquela referente à aplicação de recursos das novas tecnologias de informação e comunicação em programas educativos, e, ainda, pela aplicação de entrevistas semiestruturadas aos participantes - 7 professores alunos e 2 tutores - e observação no ambiente de aprendizagem do PEC, em duas salas instaladas no CEFAM de São José do Rio Preto, contando com 67 participantes. O programa habilitou, em nível superior, 6.680 Professores de Educação Básica - PEB I, da SEE, que lecionavam na rede estadual paulista e portavam apenas a habilitação em nível médio, para a docência no ensino fundamental. Esse programa de formação de professores se insere no contexto das políticas públicas, princípios e diretrizes educacionais da SEE/SP, sustentado nos três eixos norte dessa política: racionalização educacional, mudanças nos padrões de gestão e a melhoria da qualidade de ensino... .
id UNSP_0f2a1fbeaff2121f437bb631f087ceec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104845
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídiaFormação de professores - Mídia interativaProfessores - Formação profissionalAprendizagem - VideoconferênciaFormação inicial/continuadaTeleconferênciaLearning environmentInteractive mediaInitial and continued formationLearningSpaceO presente estudo, realizado sob a forma de pesquisa qualitativa, constitui-se um estudo de caso. Trata-se de investigar o programa especial de formação de professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede estadual paulista - denominado PEC/Formação Universitária - oferecido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, entre junho de 2001 a dezembro de 2002, em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, a Universidade Estadual Paulista - UNESP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Esse programa de formação docente, presencial, se valeu do forte apoio das mídias interativas: teleconferências, videoconferências, trabalhos monitorados em ambiente de aprendizagem customizado especialmente ao programa - LearningSpace, dentre outros. Essa investigação teve como pressupostos metodológicos a análise de documentos pertinentes ao programa, a literatura específica sobre formação docente e aquela referente à aplicação de recursos das novas tecnologias de informação e comunicação em programas educativos, e, ainda, pela aplicação de entrevistas semiestruturadas aos participantes - 7 professores alunos e 2 tutores - e observação no ambiente de aprendizagem do PEC, em duas salas instaladas no CEFAM de São José do Rio Preto, contando com 67 participantes. O programa habilitou, em nível superior, 6.680 Professores de Educação Básica - PEB I, da SEE, que lecionavam na rede estadual paulista e portavam apenas a habilitação em nível médio, para a docência no ensino fundamental. Esse programa de formação de professores se insere no contexto das políticas públicas, princípios e diretrizes educacionais da SEE/SP, sustentado nos três eixos norte dessa política: racionalização educacional, mudanças nos padrões de gestão e a melhoria da qualidade de ensino... .The present study, made under qualitative research, is made up of a study of case. It is about investigating a special program of teachersþ formation in activity at the beginning levels of the pimary education in the state of São Paulo called PEC/University graduation - offered by Secretaria de Estado da Educação de São Paulo from june 2001 to December 2002, along with University of São Paulo - USP, Universidade Estadual Paulista - UNESP and Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. This teacherþs program was worth due to the strong support of the interactive media: teleconferences, video-conferences monitored work in customized learning environment mainly to the program - LearningSpace, among others. This investigation brought as methodological pretext, the analysis of the pertinent documents to the program, specific literature about the teacherþs formation and that according to the application of the new technology resources and communication in educational programs and, in addition, to the semi-structured interviews for the participants - seven teachers students and two tutors - and the examination in the learning environment of PEC, in two installed classrooms at CEFAM in São José do Rio Preto, in a total of 67 participants. The program entered, according to high level degree, 6.680 Basic Education Teachers - PEB I, from SEE who tought in the system of the state of São Paulo and where they could only teach at secondary schools, for the teachers of primary schools. This program of teachersþ formation insert in the public politics, the first principals and the educational line of direction of SEE/SP, supported in the three north axes of this system: the educational rationalization, the changing of the management standart and the teaching quality ... (Complete abstract, click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quaglio, Paschoal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Elísio Vieira de [UNESP]2014-06-11T19:33:30Z2014-06-11T19:33:30Z2005-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis224 f. : il. color., mapas + anexoapplication/pdfFARIA, Elísio Vieira de. O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia. 2005. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/104845000327097faria_ev_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia
title O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia
spellingShingle O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia
Faria, Elísio Vieira de [UNESP]
Formação de professores - Mídia interativa
Professores - Formação profissional
Aprendizagem - Videoconferência
Formação inicial/continuada
Teleconferência
Learning environment
Interactive media
Initial and continued formation
LearningSpace
title_short O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia
title_full O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia
title_fullStr O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia
title_full_unstemmed O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia
title_sort O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia
author Faria, Elísio Vieira de [UNESP]
author_facet Faria, Elísio Vieira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quaglio, Paschoal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Elísio Vieira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Mídia interativa
Professores - Formação profissional
Aprendizagem - Videoconferência
Formação inicial/continuada
Teleconferência
Learning environment
Interactive media
Initial and continued formation
LearningSpace
topic Formação de professores - Mídia interativa
Professores - Formação profissional
Aprendizagem - Videoconferência
Formação inicial/continuada
Teleconferência
Learning environment
Interactive media
Initial and continued formation
LearningSpace
description O presente estudo, realizado sob a forma de pesquisa qualitativa, constitui-se um estudo de caso. Trata-se de investigar o programa especial de formação de professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede estadual paulista - denominado PEC/Formação Universitária - oferecido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, entre junho de 2001 a dezembro de 2002, em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, a Universidade Estadual Paulista - UNESP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Esse programa de formação docente, presencial, se valeu do forte apoio das mídias interativas: teleconferências, videoconferências, trabalhos monitorados em ambiente de aprendizagem customizado especialmente ao programa - LearningSpace, dentre outros. Essa investigação teve como pressupostos metodológicos a análise de documentos pertinentes ao programa, a literatura específica sobre formação docente e aquela referente à aplicação de recursos das novas tecnologias de informação e comunicação em programas educativos, e, ainda, pela aplicação de entrevistas semiestruturadas aos participantes - 7 professores alunos e 2 tutores - e observação no ambiente de aprendizagem do PEC, em duas salas instaladas no CEFAM de São José do Rio Preto, contando com 67 participantes. O programa habilitou, em nível superior, 6.680 Professores de Educação Básica - PEB I, da SEE, que lecionavam na rede estadual paulista e portavam apenas a habilitação em nível médio, para a docência no ensino fundamental. Esse programa de formação de professores se insere no contexto das políticas públicas, princípios e diretrizes educacionais da SEE/SP, sustentado nos três eixos norte dessa política: racionalização educacional, mudanças nos padrões de gestão e a melhoria da qualidade de ensino... .
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
2014-06-11T19:33:30Z
2014-06-11T19:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Elísio Vieira de. O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia. 2005. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/104845
000327097
faria_ev_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv FARIA, Elísio Vieira de. O programa PEC/formação universitária: paradigma para qualificação docente na idade mídia. 2005. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
000327097
faria_ev_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 224 f. : il. color., mapas + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128155384283136