A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Gabriela Bollier
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250635
Resumo: Os saberes docentes são fundamentais para o exercício da profissão de professor. Eles representam um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os educadores desenvolvem ao longo de sua formação e experiência profissional, e que são essenciais para promover a aprendizagem dos alunos. Reformas na formação de professores em alguns países, após a década de 1990, tem levantado o forte debate sobre a importância de considerar esses múltiplos saberes ao estruturarem os cursos de formação e idealizarem políticas públicas de formação de professores. Acrescente disso, muitos autores como Tardif (2014) e Pimenta (2012) defendem que pensar na formação docente a partir dos saberes é essencial para discutir as problemáticas da profissionalização do ofício e repensar os paradigmas da profissão. Compreendendo isso, o presente trabalho busca investigar o Cursinho Popular como um possível espaço que contribui para a construção de saberes docentes. Desta maneira, possibilitando a ampliação de projetos que fomentem a formação inicial de professores. Inserido na área de pesquisa sobre saberes docentes e formação de professores, foram selecionados 9 professores de História, atuantes na rede básica de ensino, que se formaram pela Unesp de Franca e que ao longo da sua formação inicial, atuaram como professores do Cursinho Popular S.E.U. Por se tratar de uma pesquisa social e qualitativa, os dados foram coletados a partir de questionários abertos e fechados junto aos sujeitos centrais do estudo e analisados segundo a perspectiva metodológica da Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. Ao final busca-se ampliar a compreensão no campo da formação de professores verificando diferentes experiências e possibilidades de formação no âmbito educacional. Como produto pretende-se elaborar um documento com a análise dos resultados e encaminhar para os órgãos de fomento das extensões universitárias, a fim de demonstrar que o financiamento destes espaços pode produzir retornos significativos.
id UNSP_0f46c296e4de1d24b6fb454c5959db44
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250635
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professoresThe construction of teaching knowledge: the popular course and the initial teacher educationCursinho PopularConstrução de saberes DocentesPolíticas PúblicasPopular CourseConstruction of teaching knowledgePublic PoliticianOs saberes docentes são fundamentais para o exercício da profissão de professor. Eles representam um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os educadores desenvolvem ao longo de sua formação e experiência profissional, e que são essenciais para promover a aprendizagem dos alunos. Reformas na formação de professores em alguns países, após a década de 1990, tem levantado o forte debate sobre a importância de considerar esses múltiplos saberes ao estruturarem os cursos de formação e idealizarem políticas públicas de formação de professores. Acrescente disso, muitos autores como Tardif (2014) e Pimenta (2012) defendem que pensar na formação docente a partir dos saberes é essencial para discutir as problemáticas da profissionalização do ofício e repensar os paradigmas da profissão. Compreendendo isso, o presente trabalho busca investigar o Cursinho Popular como um possível espaço que contribui para a construção de saberes docentes. Desta maneira, possibilitando a ampliação de projetos que fomentem a formação inicial de professores. Inserido na área de pesquisa sobre saberes docentes e formação de professores, foram selecionados 9 professores de História, atuantes na rede básica de ensino, que se formaram pela Unesp de Franca e que ao longo da sua formação inicial, atuaram como professores do Cursinho Popular S.E.U. Por se tratar de uma pesquisa social e qualitativa, os dados foram coletados a partir de questionários abertos e fechados junto aos sujeitos centrais do estudo e analisados segundo a perspectiva metodológica da Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. Ao final busca-se ampliar a compreensão no campo da formação de professores verificando diferentes experiências e possibilidades de formação no âmbito educacional. Como produto pretende-se elaborar um documento com a análise dos resultados e encaminhar para os órgãos de fomento das extensões universitárias, a fim de demonstrar que o financiamento destes espaços pode produzir retornos significativos.Teaching knowledge is fundamental for the exercise of the teaching profession. They represent a set of knowledge, skills and attitudes that educators develop throughout their training and professional experience, and which are essential to promote student learning. Reforms in teacher training in some countries after the 1990s have raised a strong debate on the importance of considering these multiple types of knowledge when structuring training courses and devising public policies for teacher training. In addition, many authors such as Tardif (2014) and Pimenta (2012) argue that thinking about teacher training based on knowledge is essential to discuss the problems of professionalization of the craft and rethink the paradigms of the profession. Understanding this, the present work seeks to investigate the Cursinho Popular as a possible space that contributes to the construction of teaching knowledge. In this way, enabling the expansion of projects that encourage the initial training of teachers. Inserted in the area of research on teaching knowledge and teacher training, 9 History teachers were selected, working in the basic education network, who graduated from Unesp de Franca and who, throughout their initial training, acted as teachers of the Cursinho Popular S.E.U. Because it is a social and qualitative research, data were collected from open and closed questionnaires with the central subjects of the study and analyzed according to the methodological perspective of Content Analysis by Laurance Bardin. At the end, we seek to expand understanding in the field of teacher training by checking different experiences and training possibilities in the educational field. As a product, it is intended to prepare a document with the analysis of the results and forward it to the promotion bodies of university extensions, to demonstrate that the financing of these spaces can produce significant returns.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Senne, Marina Novaes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gallo, Gabriela Bollier2023-09-11T18:33:44Z2023-09-11T18:33:44Z2023-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25063533004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:30:36.646295Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
The construction of teaching knowledge: the popular course and the initial teacher education
title A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
spellingShingle A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
Gallo, Gabriela Bollier
Cursinho Popular
Construção de saberes Docentes
Políticas Públicas
Popular Course
Construction of teaching knowledge
Public Politician
title_short A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
title_full A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
title_fullStr A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
title_full_unstemmed A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
title_sort A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
author Gallo, Gabriela Bollier
author_facet Gallo, Gabriela Bollier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Senne, Marina Novaes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallo, Gabriela Bollier
dc.subject.por.fl_str_mv Cursinho Popular
Construção de saberes Docentes
Políticas Públicas
Popular Course
Construction of teaching knowledge
Public Politician
topic Cursinho Popular
Construção de saberes Docentes
Políticas Públicas
Popular Course
Construction of teaching knowledge
Public Politician
description Os saberes docentes são fundamentais para o exercício da profissão de professor. Eles representam um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os educadores desenvolvem ao longo de sua formação e experiência profissional, e que são essenciais para promover a aprendizagem dos alunos. Reformas na formação de professores em alguns países, após a década de 1990, tem levantado o forte debate sobre a importância de considerar esses múltiplos saberes ao estruturarem os cursos de formação e idealizarem políticas públicas de formação de professores. Acrescente disso, muitos autores como Tardif (2014) e Pimenta (2012) defendem que pensar na formação docente a partir dos saberes é essencial para discutir as problemáticas da profissionalização do ofício e repensar os paradigmas da profissão. Compreendendo isso, o presente trabalho busca investigar o Cursinho Popular como um possível espaço que contribui para a construção de saberes docentes. Desta maneira, possibilitando a ampliação de projetos que fomentem a formação inicial de professores. Inserido na área de pesquisa sobre saberes docentes e formação de professores, foram selecionados 9 professores de História, atuantes na rede básica de ensino, que se formaram pela Unesp de Franca e que ao longo da sua formação inicial, atuaram como professores do Cursinho Popular S.E.U. Por se tratar de uma pesquisa social e qualitativa, os dados foram coletados a partir de questionários abertos e fechados junto aos sujeitos centrais do estudo e analisados segundo a perspectiva metodológica da Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. Ao final busca-se ampliar a compreensão no campo da formação de professores verificando diferentes experiências e possibilidades de formação no âmbito educacional. Como produto pretende-se elaborar um documento com a análise dos resultados e encaminhar para os órgãos de fomento das extensões universitárias, a fim de demonstrar que o financiamento destes espaços pode produzir retornos significativos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-11T18:33:44Z
2023-09-11T18:33:44Z
2023-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250635
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/250635
identifier_str_mv 33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129212818653184