A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250635 |
Resumo: | Os saberes docentes são fundamentais para o exercício da profissão de professor. Eles representam um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os educadores desenvolvem ao longo de sua formação e experiência profissional, e que são essenciais para promover a aprendizagem dos alunos. Reformas na formação de professores em alguns países, após a década de 1990, tem levantado o forte debate sobre a importância de considerar esses múltiplos saberes ao estruturarem os cursos de formação e idealizarem políticas públicas de formação de professores. Acrescente disso, muitos autores como Tardif (2014) e Pimenta (2012) defendem que pensar na formação docente a partir dos saberes é essencial para discutir as problemáticas da profissionalização do ofício e repensar os paradigmas da profissão. Compreendendo isso, o presente trabalho busca investigar o Cursinho Popular como um possível espaço que contribui para a construção de saberes docentes. Desta maneira, possibilitando a ampliação de projetos que fomentem a formação inicial de professores. Inserido na área de pesquisa sobre saberes docentes e formação de professores, foram selecionados 9 professores de História, atuantes na rede básica de ensino, que se formaram pela Unesp de Franca e que ao longo da sua formação inicial, atuaram como professores do Cursinho Popular S.E.U. Por se tratar de uma pesquisa social e qualitativa, os dados foram coletados a partir de questionários abertos e fechados junto aos sujeitos centrais do estudo e analisados segundo a perspectiva metodológica da Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. Ao final busca-se ampliar a compreensão no campo da formação de professores verificando diferentes experiências e possibilidades de formação no âmbito educacional. Como produto pretende-se elaborar um documento com a análise dos resultados e encaminhar para os órgãos de fomento das extensões universitárias, a fim de demonstrar que o financiamento destes espaços pode produzir retornos significativos. |
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A construção de saberes docentes: o cursinho popular e a formação inicial de professoresThe construction of teaching knowledge: the popular course and the initial teacher educationCursinho PopularConstrução de saberes DocentesPolíticas PúblicasPopular CourseConstruction of teaching knowledgePublic PoliticianOs saberes docentes são fundamentais para o exercício da profissão de professor. Eles representam um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os educadores desenvolvem ao longo de sua formação e experiência profissional, e que são essenciais para promover a aprendizagem dos alunos. Reformas na formação de professores em alguns países, após a década de 1990, tem levantado o forte debate sobre a importância de considerar esses múltiplos saberes ao estruturarem os cursos de formação e idealizarem políticas públicas de formação de professores. Acrescente disso, muitos autores como Tardif (2014) e Pimenta (2012) defendem que pensar na formação docente a partir dos saberes é essencial para discutir as problemáticas da profissionalização do ofício e repensar os paradigmas da profissão. Compreendendo isso, o presente trabalho busca investigar o Cursinho Popular como um possível espaço que contribui para a construção de saberes docentes. Desta maneira, possibilitando a ampliação de projetos que fomentem a formação inicial de professores. Inserido na área de pesquisa sobre saberes docentes e formação de professores, foram selecionados 9 professores de História, atuantes na rede básica de ensino, que se formaram pela Unesp de Franca e que ao longo da sua formação inicial, atuaram como professores do Cursinho Popular S.E.U. Por se tratar de uma pesquisa social e qualitativa, os dados foram coletados a partir de questionários abertos e fechados junto aos sujeitos centrais do estudo e analisados segundo a perspectiva metodológica da Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. Ao final busca-se ampliar a compreensão no campo da formação de professores verificando diferentes experiências e possibilidades de formação no âmbito educacional. Como produto pretende-se elaborar um documento com a análise dos resultados e encaminhar para os órgãos de fomento das extensões universitárias, a fim de demonstrar que o financiamento destes espaços pode produzir retornos significativos.Teaching knowledge is fundamental for the exercise of the teaching profession. They represent a set of knowledge, skills and attitudes that educators develop throughout their training and professional experience, and which are essential to promote student learning. Reforms in teacher training in some countries after the 1990s have raised a strong debate on the importance of considering these multiple types of knowledge when structuring training courses and devising public policies for teacher training. In addition, many authors such as Tardif (2014) and Pimenta (2012) argue that thinking about teacher training based on knowledge is essential to discuss the problems of professionalization of the craft and rethink the paradigms of the profession. Understanding this, the present work seeks to investigate the Cursinho Popular as a possible space that contributes to the construction of teaching knowledge. In this way, enabling the expansion of projects that encourage the initial training of teachers. Inserted in the area of research on teaching knowledge and teacher training, 9 History teachers were selected, working in the basic education network, who graduated from Unesp de Franca and who, throughout their initial training, acted as teachers of the Cursinho Popular S.E.U. Because it is a social and qualitative research, data were collected from open and closed questionnaires with the central subjects of the study and analyzed according to the methodological perspective of Content Analysis by Laurance Bardin. At the end, we seek to expand understanding in the field of teacher training by checking different experiences and training possibilities in the educational field. As a product, it is intended to prepare a document with the analysis of the results and forward it to the promotion bodies of university extensions, to demonstrate that the financing of these spaces can produce significant returns.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Senne, Marina Novaes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gallo, Gabriela Bollier2023-09-11T18:33:44Z2023-09-11T18:33:44Z2023-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25063533004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:30:36.646295Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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