Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Douglas [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91117
Resumo: Esta pesquisa tem a finalidade de compreender como os professores de Cálculo fazem uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Seus participantes foram professores do ensino superior que utilizam TIC para ensinar Cálculo. Esses professores foram localizados pela indicação de colegas, através de listas de discussões eletrônicas, a partir da leitura de teses e dissertações, por indicação de outros participantes da pesquisa e ainda por visitas a instituições de ensino superior. Não se limitou a examinar a questão apenas no âmbito do curso de Matemática, mas abrangeu professores de diferentes cursos que apresentam a disciplina em seu currículo. Os dados foram provenientes de entrevistas e do preenchimento de um formulário. A análise dos dados, que foi guiada pela pergunta “Como os professores de matemática fazem uso da TIC na disciplina de Cálculo?”, possibilitou discutir os seguintes temas: perfil dos professores, estrutura oferecida pelas instituições, planejamento e gestão da aula, vantagens e desvantagens do uso de TIC na sala de aula. As expectativas de contribuição deste trabalho são: apresentar sugestões para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do Cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática.
id UNSP_0f7006d3a2c36e8f644ec2428733eb7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91117
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superiorProfessores – FormaçãoTecnologia da informaçãoComunicaçãoEnsino superiorCálculo diferencialCalculo integralFormação docenteEducação matemáticaInformation and communication technologyHigher educationDifferential and integral calculusMathematics teacher educationMathematics educationEsta pesquisa tem a finalidade de compreender como os professores de Cálculo fazem uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Seus participantes foram professores do ensino superior que utilizam TIC para ensinar Cálculo. Esses professores foram localizados pela indicação de colegas, através de listas de discussões eletrônicas, a partir da leitura de teses e dissertações, por indicação de outros participantes da pesquisa e ainda por visitas a instituições de ensino superior. Não se limitou a examinar a questão apenas no âmbito do curso de Matemática, mas abrangeu professores de diferentes cursos que apresentam a disciplina em seu currículo. Os dados foram provenientes de entrevistas e do preenchimento de um formulário. A análise dos dados, que foi guiada pela pergunta “Como os professores de matemática fazem uso da TIC na disciplina de Cálculo?”, possibilitou discutir os seguintes temas: perfil dos professores, estrutura oferecida pelas instituições, planejamento e gestão da aula, vantagens e desvantagens do uso de TIC na sala de aula. As expectativas de contribuição deste trabalho são: apresentar sugestões para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do Cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática.This research has the purpose to understand how the calculus teachers use Information and Communication Technology (ICT) in their classes. The participants were higher education teachers who used ICT. Initially they were located in an e-list. Later, the interviewed teacher indicated some colleagues as possible participants. The research involved calculus teachers of undergraduation courses in mathematics and other topics. The data originated from interviews and a questionnaire. The analysis was guided by the question “How mathematics teachers make use of the ICT in the calculus discipline?” and made it possible to discuss the following topics: teachers profile, the infrastructure offered by the working place, the planning and management of the classes, advantages and disadvantages of the ICT use in the classroom. The expected contribution of this research is to offer some suggestions for the use of ICT in the teaching of calculus and to be a literature support for future research in the field.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Douglas [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2009-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 f. : il., tabs.application/pdfMARIN, Douglas. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. 2009. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91117000582926marin_d_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:09:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91117Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:17.819035Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
title Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
spellingShingle Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
Marin, Douglas [UNESP]
Professores – Formação
Tecnologia da informação
Comunicação
Ensino superior
Cálculo diferencial
Calculo integral
Formação docente
Educação matemática
Information and communication technology
Higher education
Differential and integral calculus
Mathematics teacher education
Mathematics education
title_short Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
title_full Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
title_fullStr Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
title_full_unstemmed Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
title_sort Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
author Marin, Douglas [UNESP]
author_facet Marin, Douglas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Douglas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores – Formação
Tecnologia da informação
Comunicação
Ensino superior
Cálculo diferencial
Calculo integral
Formação docente
Educação matemática
Information and communication technology
Higher education
Differential and integral calculus
Mathematics teacher education
Mathematics education
topic Professores – Formação
Tecnologia da informação
Comunicação
Ensino superior
Cálculo diferencial
Calculo integral
Formação docente
Educação matemática
Information and communication technology
Higher education
Differential and integral calculus
Mathematics teacher education
Mathematics education
description Esta pesquisa tem a finalidade de compreender como os professores de Cálculo fazem uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Seus participantes foram professores do ensino superior que utilizam TIC para ensinar Cálculo. Esses professores foram localizados pela indicação de colegas, através de listas de discussões eletrônicas, a partir da leitura de teses e dissertações, por indicação de outros participantes da pesquisa e ainda por visitas a instituições de ensino superior. Não se limitou a examinar a questão apenas no âmbito do curso de Matemática, mas abrangeu professores de diferentes cursos que apresentam a disciplina em seu currículo. Os dados foram provenientes de entrevistas e do preenchimento de um formulário. A análise dos dados, que foi guiada pela pergunta “Como os professores de matemática fazem uso da TIC na disciplina de Cálculo?”, possibilitou discutir os seguintes temas: perfil dos professores, estrutura oferecida pelas instituições, planejamento e gestão da aula, vantagens e desvantagens do uso de TIC na sala de aula. As expectativas de contribuição deste trabalho são: apresentar sugestões para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do Cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-27
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARIN, Douglas. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. 2009. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91117
000582926
marin_d_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
identifier_str_mv MARIN, Douglas. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. 2009. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
000582926
marin_d_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/91117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128221381656576