Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91117 |
Resumo: | Esta pesquisa tem a finalidade de compreender como os professores de Cálculo fazem uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Seus participantes foram professores do ensino superior que utilizam TIC para ensinar Cálculo. Esses professores foram localizados pela indicação de colegas, através de listas de discussões eletrônicas, a partir da leitura de teses e dissertações, por indicação de outros participantes da pesquisa e ainda por visitas a instituições de ensino superior. Não se limitou a examinar a questão apenas no âmbito do curso de Matemática, mas abrangeu professores de diferentes cursos que apresentam a disciplina em seu currículo. Os dados foram provenientes de entrevistas e do preenchimento de um formulário. A análise dos dados, que foi guiada pela pergunta “Como os professores de matemática fazem uso da TIC na disciplina de Cálculo?”, possibilitou discutir os seguintes temas: perfil dos professores, estrutura oferecida pelas instituições, planejamento e gestão da aula, vantagens e desvantagens do uso de TIC na sala de aula. As expectativas de contribuição deste trabalho são: apresentar sugestões para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do Cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática. |
id |
UNSP_0f7006d3a2c36e8f644ec2428733eb7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91117 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superiorProfessores – FormaçãoTecnologia da informaçãoComunicaçãoEnsino superiorCálculo diferencialCalculo integralFormação docenteEducação matemáticaInformation and communication technologyHigher educationDifferential and integral calculusMathematics teacher educationMathematics educationEsta pesquisa tem a finalidade de compreender como os professores de Cálculo fazem uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Seus participantes foram professores do ensino superior que utilizam TIC para ensinar Cálculo. Esses professores foram localizados pela indicação de colegas, através de listas de discussões eletrônicas, a partir da leitura de teses e dissertações, por indicação de outros participantes da pesquisa e ainda por visitas a instituições de ensino superior. Não se limitou a examinar a questão apenas no âmbito do curso de Matemática, mas abrangeu professores de diferentes cursos que apresentam a disciplina em seu currículo. Os dados foram provenientes de entrevistas e do preenchimento de um formulário. A análise dos dados, que foi guiada pela pergunta “Como os professores de matemática fazem uso da TIC na disciplina de Cálculo?”, possibilitou discutir os seguintes temas: perfil dos professores, estrutura oferecida pelas instituições, planejamento e gestão da aula, vantagens e desvantagens do uso de TIC na sala de aula. As expectativas de contribuição deste trabalho são: apresentar sugestões para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do Cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática.This research has the purpose to understand how the calculus teachers use Information and Communication Technology (ICT) in their classes. The participants were higher education teachers who used ICT. Initially they were located in an e-list. Later, the interviewed teacher indicated some colleagues as possible participants. The research involved calculus teachers of undergraduation courses in mathematics and other topics. The data originated from interviews and a questionnaire. The analysis was guided by the question “How mathematics teachers make use of the ICT in the calculus discipline?” and made it possible to discuss the following topics: teachers profile, the infrastructure offered by the working place, the planning and management of the classes, advantages and disadvantages of the ICT use in the classroom. The expected contribution of this research is to offer some suggestions for the use of ICT in the teaching of calculus and to be a literature support for future research in the field.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Douglas [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2009-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 f. : il., tabs.application/pdfMARIN, Douglas. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. 2009. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91117000582926marin_d_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:09:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91117Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:17.819035Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior |
title |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior |
spellingShingle |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior Marin, Douglas [UNESP] Professores – Formação Tecnologia da informação Comunicação Ensino superior Cálculo diferencial Calculo integral Formação docente Educação matemática Information and communication technology Higher education Differential and integral calculus Mathematics teacher education Mathematics education |
title_short |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior |
title_full |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior |
title_fullStr |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior |
title_sort |
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior |
author |
Marin, Douglas [UNESP] |
author_facet |
Marin, Douglas [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penteado, Miriam Godoy [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Douglas [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores – Formação Tecnologia da informação Comunicação Ensino superior Cálculo diferencial Calculo integral Formação docente Educação matemática Information and communication technology Higher education Differential and integral calculus Mathematics teacher education Mathematics education |
topic |
Professores – Formação Tecnologia da informação Comunicação Ensino superior Cálculo diferencial Calculo integral Formação docente Educação matemática Information and communication technology Higher education Differential and integral calculus Mathematics teacher education Mathematics education |
description |
Esta pesquisa tem a finalidade de compreender como os professores de Cálculo fazem uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Seus participantes foram professores do ensino superior que utilizam TIC para ensinar Cálculo. Esses professores foram localizados pela indicação de colegas, através de listas de discussões eletrônicas, a partir da leitura de teses e dissertações, por indicação de outros participantes da pesquisa e ainda por visitas a instituições de ensino superior. Não se limitou a examinar a questão apenas no âmbito do curso de Matemática, mas abrangeu professores de diferentes cursos que apresentam a disciplina em seu currículo. Os dados foram provenientes de entrevistas e do preenchimento de um formulário. A análise dos dados, que foi guiada pela pergunta “Como os professores de matemática fazem uso da TIC na disciplina de Cálculo?”, possibilitou discutir os seguintes temas: perfil dos professores, estrutura oferecida pelas instituições, planejamento e gestão da aula, vantagens e desvantagens do uso de TIC na sala de aula. As expectativas de contribuição deste trabalho são: apresentar sugestões para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do Cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-27 2014-06-11T19:24:54Z 2014-06-11T19:24:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARIN, Douglas. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. 2009. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. http://hdl.handle.net/11449/91117 000582926 marin_d_me_rcla.pdf 33004137031P7 4099992332439295 |
identifier_str_mv |
MARIN, Douglas. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. 2009. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. 000582926 marin_d_me_rcla.pdf 33004137031P7 4099992332439295 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
163 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128221381656576 |