A importância do cálculo diferencial e integral para a formação do professor de matemática da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181116 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a importância da disciplina Cálculo Diferencial e Integral na formação do professor de Matemática. A pesquisa envolveu os aspectos históricos do surgimento do Cálculo Diferencial e Integral, visando reconhecer a importância dessa disciplina na formação do professor de matemática, a partir de sua origem e aplicabilidade. Foram realizados o levantamento das regulamentações envolvendo a obrigatoriedade da disciplina, assim como o estudo dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foram analisadas as respostas de 19 docentes a um questionário sobre a ementa, a bibliografia e o papel das disciplinas de Cálculo nos cursos de Licenciatura em Matemática da UNESP em que atuam (ou atuaram). Além disto, foram investigados conteúdos da Educação Básica que estão associados a conceitos de Cálculo com o objetivo de explorar sua aplicabilidade em sala de aula. Verificou-se que o Cálculo surgiu para resolver problemas que até aquele momento não haviam sido solucionados. Atualmente é disciplina obrigatória nos cursos de Licenciatura em Matemática, cujas aplicações ocorrem de modo direto, ou indireto, em diversos conteúdos da Educação Básica, tais como progressão geométrica, trigonometria, taxa de variação de uma função, ponto de máximo e mínimo de uma função quadrática, coeficiente angular da reta tangente, áreas e volumes de sólidos. |
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A importância do cálculo diferencial e integral para a formação do professor de matemática da educação básicaThe importance of Differential and Integral Calculus for the formation of Mathematics teacher of Basic EducationFormação de ProfessoresCálculo Diferencial e IntegralProfessor de MatemáticaEducação BásicaDifferential and Integral CalculusTeachers' FormationMathematics TeacherBasic EducationO presente trabalho tem como objetivo principal investigar a importância da disciplina Cálculo Diferencial e Integral na formação do professor de Matemática. A pesquisa envolveu os aspectos históricos do surgimento do Cálculo Diferencial e Integral, visando reconhecer a importância dessa disciplina na formação do professor de matemática, a partir de sua origem e aplicabilidade. Foram realizados o levantamento das regulamentações envolvendo a obrigatoriedade da disciplina, assim como o estudo dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foram analisadas as respostas de 19 docentes a um questionário sobre a ementa, a bibliografia e o papel das disciplinas de Cálculo nos cursos de Licenciatura em Matemática da UNESP em que atuam (ou atuaram). Além disto, foram investigados conteúdos da Educação Básica que estão associados a conceitos de Cálculo com o objetivo de explorar sua aplicabilidade em sala de aula. Verificou-se que o Cálculo surgiu para resolver problemas que até aquele momento não haviam sido solucionados. Atualmente é disciplina obrigatória nos cursos de Licenciatura em Matemática, cujas aplicações ocorrem de modo direto, ou indireto, em diversos conteúdos da Educação Básica, tais como progressão geométrica, trigonometria, taxa de variação de uma função, ponto de máximo e mínimo de uma função quadrática, coeficiente angular da reta tangente, áreas e volumes de sólidos.The present work aims to investigate the importance of the discipline Differential and Integral Calculus in the teachers' mathematics formation. The research involved the historical aspects of the appearance of Differential and Integral Calculus aiming to recognize the importance of this discipline in the teachers' mathematics formation from its origin and applicability. The survey of the regulations involving the obligatoriness of the discipline as well as the study of the Political Pedagogical Projects of the undergraduate courses in Mathematics of the State University Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) were carried out. The answers of 19 professors to a questionnaire about the syllabus, bibliography and the role of Calculus disciplines of the undergraduate courses in Mathematics at UNESP, in which they act (or acted), were analyzed. In addition, contents of Basic Education associated with concepts of Calculus were investigated, in order to explore its applicability in the classroom. It turned out that the Calculus came up to solve problems that until that moment had not been solved. Now is a compulsory discipline in undergraduate courses in Mathematics, which applications occur directly, or indirectly in several contents of Basic Education, such as geometric progression, trigonometry, rate of variation of a function, maximum and minimum point of a quadratic function, angular coefficient of the tangent line, areas and volumes of solids.Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Cristiane Nespoli MorelatoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alessio, Amanda2019-03-20T17:27:03Z2019-03-20T17:27:03Z2019-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18111600091394431075010001P269482537989528810000-0002-0690-0857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-21T06:05:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181116Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:30.611478Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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