Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Essi, Maiara Coroquer
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243458
Resumo: A pesquisa intitulada “Diálogos sociológicos” foi realizada com o objetivo de aliar o conhecimento sociológico às demandas dos estudantes, por meio da elaboração de aulas de Sociologia a partir de sugestões de temas dos próprios alunos. Executado desde 2016 enquanto um projeto escolar, apresentava bons resultados. Porém, havia, em alguns momentos, falta de objetividade nas discussões. Com o objetivo de suprir a ausência de ordem metodológica constatada, a partir de uma reflexão sobre os pressupostos epistemológicos que orientam a prática docente, construiu-se a pesquisa sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, por meio da proposição de sequências didáticas derivadas de temáticas sugeridas pelos estudantes, a duas turmas da Primeira Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Inocêncio da Costa, em Matão/SP – escola que aderiu ao PEI (Programa de Ensino Integral) híbrido no ano de 2022, gerando alguns elementos de análise para além do projeto. A pesquisa se ancorou em reflexões acerca do lugar da Sociologia, da docência e da juventude num contexto de retrocessos educacionais fomentado pela conjuntura de Reforma do Ensino Médio. Em contraposição, ressalta-se a defesa de práticas pedagógicas contra-hegemônicas, com destaque para os elementos teóricos e didáticos da Pedagogia Histórico-crítica (SAVIANI, 2021a). A metodologia materializou-se por meio da pesquisa-ação, onde foi possível articular as esferas de professora-pesquisadora, bem como fazer adequações durante o processo de aplicação das sequências didáticas visando superar as limitações em curso. As produções dos estudantes foram analisadas buscando encontrar elementos de superação do senso comum e, consequentemente, de apropriação do conhecimento sociológico como meio para a compreensão da realidade. Os resultados apresentados demonstraram-se qualitativamente novos acerca da totalidade social, superando o sincretismo inicial e, portanto, comprovando a possibilidade de uma nova prática social ao ensino de Sociologia nos moldes da Pedagogia Histórico-crítica.
id UNSP_0f845e9ab0d24f01d5fbec5058d568e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243458
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-críticaSociological dialogues: a practice of (and for) youth in light of historical-critical pedagogyDiálogos sociológicosEnsino de sociologiaPedagogia histórico-críticaSociologia públicaSociological dialoguesTeaching sociologyHistorical-critical pedagogyA pesquisa intitulada “Diálogos sociológicos” foi realizada com o objetivo de aliar o conhecimento sociológico às demandas dos estudantes, por meio da elaboração de aulas de Sociologia a partir de sugestões de temas dos próprios alunos. Executado desde 2016 enquanto um projeto escolar, apresentava bons resultados. Porém, havia, em alguns momentos, falta de objetividade nas discussões. Com o objetivo de suprir a ausência de ordem metodológica constatada, a partir de uma reflexão sobre os pressupostos epistemológicos que orientam a prática docente, construiu-se a pesquisa sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, por meio da proposição de sequências didáticas derivadas de temáticas sugeridas pelos estudantes, a duas turmas da Primeira Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Inocêncio da Costa, em Matão/SP – escola que aderiu ao PEI (Programa de Ensino Integral) híbrido no ano de 2022, gerando alguns elementos de análise para além do projeto. A pesquisa se ancorou em reflexões acerca do lugar da Sociologia, da docência e da juventude num contexto de retrocessos educacionais fomentado pela conjuntura de Reforma do Ensino Médio. Em contraposição, ressalta-se a defesa de práticas pedagógicas contra-hegemônicas, com destaque para os elementos teóricos e didáticos da Pedagogia Histórico-crítica (SAVIANI, 2021a). A metodologia materializou-se por meio da pesquisa-ação, onde foi possível articular as esferas de professora-pesquisadora, bem como fazer adequações durante o processo de aplicação das sequências didáticas visando superar as limitações em curso. As produções dos estudantes foram analisadas buscando encontrar elementos de superação do senso comum e, consequentemente, de apropriação do conhecimento sociológico como meio para a compreensão da realidade. Os resultados apresentados demonstraram-se qualitativamente novos acerca da totalidade social, superando o sincretismo inicial e, portanto, comprovando a possibilidade de uma nova prática social ao ensino de Sociologia nos moldes da Pedagogia Histórico-crítica.The research entitled “Sociological Dialogues” was carried out with the aim of combining sociological knowledge with the demands of students, through the elaboration of classes based on suggestions of themes from the students themselves. Executed since 2016 as a school project, it presented good results. However, there was, at times, a lack of objectivity in the discussions. With the aim of making up for the lack of methodological order found, based on a reflection on the epistemological assumptions that guide teaching practice, the research project was built from the perspective of Historical-Critical Pedagogy, from the proposition of didactic sequences derived from themes suggested by the students, to two classes of the First Grade of Secondary Education at the José Inocêncio da Costa State School, in Matão/SP – a school that joined the hybrid PEI (Integral Teaching Program) in the year 2022, generating some elements of analysis beyond the project. The research was anchored in reflections about the place of Sociology, teaching and youth in a context of educational setbacks fostered by the conjuncture of High School Reform. In contrast, the defense of counter-hegemonic pedagogical practices is highlighted, with emphasis on the theoretical and didactic elements of Historical-Critical Pedagogy (SAVIANI, 2021a). The methodology materialized through action-research, where it was possible to articulate the teacher-researcher spheres, as well as to make adjustments during the process of applying the didactic sequences in order to overcome the ongoing limitations. The students' productions were analyzed seeking to find elements to overcome common sense and, consequently, the appropriation of sociological knowledge as a means for understanding reality. The results proved to be qualitatively new regarding the social totality, overcoming the initial syncretism and, therefore, proving the possibility of a new social practice for teaching Sociology along the lines of Historical-Critical Pedagogy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Totti, Marcelo Augusto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Essi, Maiara Coroquer2023-05-17T14:09:04Z2023-05-17T14:09:04Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfESSI, Maiara Coroquer. Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24345825016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243458Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica
Sociological dialogues: a practice of (and for) youth in light of historical-critical pedagogy
title Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica
Essi, Maiara Coroquer
Diálogos sociológicos
Ensino de sociologia
Pedagogia histórico-crítica
Sociologia pública
Sociological dialogues
Teaching sociology
Historical-critical pedagogy
title_short Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica
title_full Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica
title_sort Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica
author Essi, Maiara Coroquer
author_facet Essi, Maiara Coroquer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Totti, Marcelo Augusto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Essi, Maiara Coroquer
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogos sociológicos
Ensino de sociologia
Pedagogia histórico-crítica
Sociologia pública
Sociological dialogues
Teaching sociology
Historical-critical pedagogy
topic Diálogos sociológicos
Ensino de sociologia
Pedagogia histórico-crítica
Sociologia pública
Sociological dialogues
Teaching sociology
Historical-critical pedagogy
description A pesquisa intitulada “Diálogos sociológicos” foi realizada com o objetivo de aliar o conhecimento sociológico às demandas dos estudantes, por meio da elaboração de aulas de Sociologia a partir de sugestões de temas dos próprios alunos. Executado desde 2016 enquanto um projeto escolar, apresentava bons resultados. Porém, havia, em alguns momentos, falta de objetividade nas discussões. Com o objetivo de suprir a ausência de ordem metodológica constatada, a partir de uma reflexão sobre os pressupostos epistemológicos que orientam a prática docente, construiu-se a pesquisa sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, por meio da proposição de sequências didáticas derivadas de temáticas sugeridas pelos estudantes, a duas turmas da Primeira Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Inocêncio da Costa, em Matão/SP – escola que aderiu ao PEI (Programa de Ensino Integral) híbrido no ano de 2022, gerando alguns elementos de análise para além do projeto. A pesquisa se ancorou em reflexões acerca do lugar da Sociologia, da docência e da juventude num contexto de retrocessos educacionais fomentado pela conjuntura de Reforma do Ensino Médio. Em contraposição, ressalta-se a defesa de práticas pedagógicas contra-hegemônicas, com destaque para os elementos teóricos e didáticos da Pedagogia Histórico-crítica (SAVIANI, 2021a). A metodologia materializou-se por meio da pesquisa-ação, onde foi possível articular as esferas de professora-pesquisadora, bem como fazer adequações durante o processo de aplicação das sequências didáticas visando superar as limitações em curso. As produções dos estudantes foram analisadas buscando encontrar elementos de superação do senso comum e, consequentemente, de apropriação do conhecimento sociológico como meio para a compreensão da realidade. Os resultados apresentados demonstraram-se qualitativamente novos acerca da totalidade social, superando o sincretismo inicial e, portanto, comprovando a possibilidade de uma nova prática social ao ensino de Sociologia nos moldes da Pedagogia Histórico-crítica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17T14:09:04Z
2023-05-17T14:09:04Z
2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESSI, Maiara Coroquer. Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243458
25016016039P8
identifier_str_mv ESSI, Maiara Coroquer. Diálogos sociológicos: uma prática de (e para a) juventude à luz da pedagogia histórico-crítica. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/243458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128119412883456