Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turini, Mateus Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181734
Resumo: A presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola técnica (Etec), localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Sociologia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Sociologia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado FilosoBol. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares.
id UNSP_fe91fb1c44801d41bc1abc5673f8b7d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181734
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicosTeaching Sociology and Historical-Critical Pedagogy: an analysis of the theoretical-methodological foundationsEnsino de SociologiaFilosoBolPedagogia Histórico-críticaTeaching SociologyHistorical-critical pedagogyA presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola técnica (Etec), localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Sociologia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Sociologia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado FilosoBol. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares.The present dissertation presents a qualitative analysis on the theoretical-methodological foundations of the teaching of Sociology in Basic Education and Historical-critical Pedagogy (HCP). In order to do so, it carries out a scientific research, with theoretical foundation to historical-dialectical materialism, in a technical school (Etec), located in a municipality of the interior of the state of São Paulo. From the state of the art on the teaching of Sociology, from a brief history as a curricular component in Brazilian school education, from the dialectical analysis of the discourse of normative documents and the theoretical review on the HCP, it was possible to elaborate a proposal of a historical-critical teaching of Sociology for High School . This contribution is expressed through a didactic method and an educational game called FilosoBol. After repeated applications, it is possible to affirm that the game was able to fulfill the expected role of this research: that of being a pedagogical activity that allows the experience cathartic moment to within the times and school spacesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Villela, Fábio Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turini, Mateus Henrique2019-04-24T16:11:13Z2019-04-24T16:11:13Z2019-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18173400091557433004056091P088242003068136960000-0003-2855-1018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:19:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:19:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
Teaching Sociology and Historical-Critical Pedagogy: an analysis of the theoretical-methodological foundations
title Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
spellingShingle Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
Turini, Mateus Henrique
Ensino de Sociologia
FilosoBol
Pedagogia Histórico-crítica
Teaching Sociology
Historical-critical pedagogy
title_short Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
title_full Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
title_fullStr Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
title_full_unstemmed Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
title_sort Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
author Turini, Mateus Henrique
author_facet Turini, Mateus Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villela, Fábio Fernandes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Turini, Mateus Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
FilosoBol
Pedagogia Histórico-crítica
Teaching Sociology
Historical-critical pedagogy
topic Ensino de Sociologia
FilosoBol
Pedagogia Histórico-crítica
Teaching Sociology
Historical-critical pedagogy
description A presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola técnica (Etec), localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Sociologia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Sociologia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado FilosoBol. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-24T16:11:13Z
2019-04-24T16:11:13Z
2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181734
000915574
33004056091P0
8824200306813696
0000-0003-2855-1018
url http://hdl.handle.net/11449/181734
identifier_str_mv 000915574
33004056091P0
8824200306813696
0000-0003-2855-1018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047014201556992