Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181734 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola técnica (Etec), localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Sociologia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Sociologia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado FilosoBol. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares. |
id |
UNSP_fe91fb1c44801d41bc1abc5673f8b7d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181734 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicosTeaching Sociology and Historical-Critical Pedagogy: an analysis of the theoretical-methodological foundationsEnsino de SociologiaFilosoBolPedagogia Histórico-críticaTeaching SociologyHistorical-critical pedagogyA presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola técnica (Etec), localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Sociologia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Sociologia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado FilosoBol. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares.The present dissertation presents a qualitative analysis on the theoretical-methodological foundations of the teaching of Sociology in Basic Education and Historical-critical Pedagogy (HCP). In order to do so, it carries out a scientific research, with theoretical foundation to historical-dialectical materialism, in a technical school (Etec), located in a municipality of the interior of the state of São Paulo. From the state of the art on the teaching of Sociology, from a brief history as a curricular component in Brazilian school education, from the dialectical analysis of the discourse of normative documents and the theoretical review on the HCP, it was possible to elaborate a proposal of a historical-critical teaching of Sociology for High School . This contribution is expressed through a didactic method and an educational game called FilosoBol. After repeated applications, it is possible to affirm that the game was able to fulfill the expected role of this research: that of being a pedagogical activity that allows the experience cathartic moment to within the times and school spacesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Villela, Fábio Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turini, Mateus Henrique2019-04-24T16:11:13Z2019-04-24T16:11:13Z2019-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18173400091557433004056091P088242003068136960000-0003-2855-1018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:19:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:43:49.126146Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos Teaching Sociology and Historical-Critical Pedagogy: an analysis of the theoretical-methodological foundations |
title |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos |
spellingShingle |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos Turini, Mateus Henrique Ensino de Sociologia FilosoBol Pedagogia Histórico-crítica Teaching Sociology Historical-critical pedagogy |
title_short |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos |
title_full |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos |
title_fullStr |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos |
title_full_unstemmed |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos |
title_sort |
Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos |
author |
Turini, Mateus Henrique |
author_facet |
Turini, Mateus Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Villela, Fábio Fernandes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turini, Mateus Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia FilosoBol Pedagogia Histórico-crítica Teaching Sociology Historical-critical pedagogy |
topic |
Ensino de Sociologia FilosoBol Pedagogia Histórico-crítica Teaching Sociology Historical-critical pedagogy |
description |
A presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola técnica (Etec), localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Sociologia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Sociologia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado FilosoBol. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-24T16:11:13Z 2019-04-24T16:11:13Z 2019-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181734 000915574 33004056091P0 8824200306813696 0000-0003-2855-1018 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181734 |
identifier_str_mv |
000915574 33004056091P0 8824200306813696 0000-0003-2855-1018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129239299391488 |