Desenvolvimento da base argumentativa em estudantes do ensino fundamental – anos iniciais - mediado pelo gênero carta do leitor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251232 |
Resumo: | Esta pesquisa foi materializada a partir da busca de desenvolvimento de uma base argumentativa, mediado pelo gênero carta do leitor, em estudantes de 4º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Bauru, interior do estado de São Paulo. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Qual o potencial da carta do leitor servir de instrumento para formar a base argumentativa em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental? E teve como objetivo investigar as potencialidades da carta do leitor ser usada como instrumento para formar a base argumentativa em estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se nos pressupostos do materialismo histórico- dialético (MARX, 1984); na Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1991); na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1999); no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003) e em sua Engenharia Didática (DOLZ e SCHNEUWLY, [1998]2010) para sustentar o processo de ensino e aprendizagem das capacidades de linguagem argumentativa requeridas na produção do texto exemplar do gênero carta do leitor. O percurso metodológico da pesquisa foi articulado com o materialismo histórico-dialético, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Sequência Didática para o desenvolvimento da base argumentativa em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental por meio do gênero carta do leitor. No interior dessa SD foram realizadas quarenta e quatro atividades, além das produções textuais iniciais e finais que, por amostragem, constituíram o corpus de análise. Os textos de ambas as produções foram analisados pelas categorias de análise textual propostas pelo ISD (BRONCKART, 2003). Os resultados mostram algumas potencialidades do gênero carta do leitor para o desenvolvimento da base argumentativa como formas de gestar o raciocínio argumentativo, ampliação do sistema de referência dos estudantes do 4º ano, exercício da cidadania por meio da inserção em práticas discursivas e inicia o desenvolvimento do senso crítico. Conclui-se que processo de ensino da produção textual com base argumentativa, por meio da Sequência Didática em torno do gênero carta do leitor, permitiu que os estudantes desenvolvessem capacidades de linguagem argumentativa requeridas pelo gênero e, assim, requalificarem seus processos mentais para gestar posicionamentos para sustentar, refutar e negociar tomadas de posição. |
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Desenvolvimento da base argumentativa em estudantes do ensino fundamental – anos iniciais - mediado pelo gênero carta do leitorDevelopment of the argumentative basis in elementary school students - arly years - mediated by the genre reader's letterPsicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaInteracionismo sociodiscursivoDidáticaEnsino fundamentalEsta pesquisa foi materializada a partir da busca de desenvolvimento de uma base argumentativa, mediado pelo gênero carta do leitor, em estudantes de 4º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Bauru, interior do estado de São Paulo. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Qual o potencial da carta do leitor servir de instrumento para formar a base argumentativa em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental? E teve como objetivo investigar as potencialidades da carta do leitor ser usada como instrumento para formar a base argumentativa em estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se nos pressupostos do materialismo histórico- dialético (MARX, 1984); na Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1991); na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1999); no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003) e em sua Engenharia Didática (DOLZ e SCHNEUWLY, [1998]2010) para sustentar o processo de ensino e aprendizagem das capacidades de linguagem argumentativa requeridas na produção do texto exemplar do gênero carta do leitor. O percurso metodológico da pesquisa foi articulado com o materialismo histórico-dialético, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Sequência Didática para o desenvolvimento da base argumentativa em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental por meio do gênero carta do leitor. No interior dessa SD foram realizadas quarenta e quatro atividades, além das produções textuais iniciais e finais que, por amostragem, constituíram o corpus de análise. Os textos de ambas as produções foram analisados pelas categorias de análise textual propostas pelo ISD (BRONCKART, 2003). Os resultados mostram algumas potencialidades do gênero carta do leitor para o desenvolvimento da base argumentativa como formas de gestar o raciocínio argumentativo, ampliação do sistema de referência dos estudantes do 4º ano, exercício da cidadania por meio da inserção em práticas discursivas e inicia o desenvolvimento do senso crítico. Conclui-se que processo de ensino da produção textual com base argumentativa, por meio da Sequência Didática em torno do gênero carta do leitor, permitiu que os estudantes desenvolvessem capacidades de linguagem argumentativa requeridas pelo gênero e, assim, requalificarem seus processos mentais para gestar posicionamentos para sustentar, refutar e negociar tomadas de posição.This research was materialized through the search for development of an argumentative basis, mediated by the reader's letter genre, among 4th-grade students in a public Elementary School in the municipality of Bauru, in the interior of the state of São Paulo. What is the potential of the reader's letter to serve as a tool to build the argumentative basis in 4th-grade elementary school children? Its objective was to investigate the potential of the reader's letter being used as a tool to build the argumentative basis in 4th-grade elementary school students. The theoretical- methodological framework is based on the assumptions of Historical-Dialectical Materialism (MARX, 1984); Historical-Cultural Psychology (VYGOTSKY, 1991); Historical-Critical Pedagogy (SAVIANI, 1999); Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2003) and its Didactic Engineering (DOLZ and SCHNEUWLY, [1998]2010) to support the teaching and learning process of argumentative language skills required in the production of exemplary texts in the reader's letter genre. The methodological path of the research was articulated with Historical-Dialectical Materialism, Historical-Critical Pedagogy, and Didactic Sequence for the development of the argumentative basis in 4th-grade elementary school children through the reader's letter genre. Within this DS, forty-four activities were conducted, in addition to the initial and final written productions, which, through sampling, constituted the corpus for analysis. The texts from both productions were analyzed according to the textual analysis categories proposed by SDI (BRONCKART, 2003). The results demonstrate several potentialities of the reader's letter genre for the development of the argumentative basis, such as fostering argumentative reasoning, expanding the students' 4th-grade reference system, engaging in citizenship through participation in discursive practices, and initiating the development of critical thinking. It can be concluded that the teaching process of argumentative text production, through the Didactic Sequence centered around the reader's letter genre, enabled students to develop argumentative language skills required by the genre and, thus, requalify their mental processes to generate positions to support, refute, and negotiate stances.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoni, Maria Rosa [UNESP]Sylvestre, Fernanda Viviane2023-11-07T12:13:08Z2023-11-07T12:13:08Z2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSYLVESTRE, V. F. Desenvolvimento da base argumentativa em estudantes do ensino fundamental - anos iniciais - mediado pelo gênero carta do leitor. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2512320167513136641688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:19:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251232Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:38:22.329407Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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