Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernanda Terezinha de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204237
Resumo: Esta tese de doutorado aborda intersecções entre a Comunicação e a Educação, no âmbito das Relações Públicas. Tendo como pano de fundo as dinâmicas comunicacionais de uma sociedade globalizada e permeada pelas tecnologias da comunicação digital, concentra-se nos impactos destas dinâmicas no relacionamento das organizações com seus públicos, tratando, especificamente, dos processos comunicacionais com seus funcionários. Neste contexto, tem como objetivo propor fundamentos teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento do conceito das Relações Públicas Educativas no Brasil, a partir do incentivo, pelos relações-públicas, do desenvolvimento das competências relacionadas com a comunicação nos empregados das organizações, abrangendo as competências comunicacionais, informacionais, midiáticas e digitais. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, documental e na entrevista em profundidade, para a coleta de dados; e na Análise de Conteúdo para a interpretação dos resultados, sob o prisma do Paradigma Relacional. A fundamentação teórica apresenta a revisão de oito livros publicados por autores reconhecidos da área de Relações Públicas, além de conceitos sobre competências e educação corporativa – encontrando-se elementos teóricos e preceitos educativos que podem contribuir para ampliar a compreensão sobre o conceito de Relações Públicas Educativas. A partir de entrevistas realizadas com profissionais de Relações Públicas e de Treinamento e Desenvolvimento, os resultados apontam oportunidades de mudanças na forma como a comunicação é abordada nos programas de educação corporativa, bem como a inter-relação destas iniciativas com a construção de ambientes organizacionais efetivamente democráticos, participativos e dialógicos. Estes resultados, entre outros, demonstram que existem muitos espaços para que as Relações Públicas Educativas possam ser desenvolvidas no Brasil, tanto como objeto de novas pesquisas científicas, como na práxis profissional. Conclui-se, entre outras reflexões, que o atual cenário social, econômico, político e cultural – em que a comunicação e a informação são elementos centrais e podem ser consideradas insumos econômicos – é adequado e oportuno para se evidenciar a perspectiva educativa das Relações Públicas nas organizações.
id UNSP_12ddfb7483b07435a1828b61f2cda2d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204237
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizaçõesEducative public relations: competencies related to communication and its development with employees of organizationsParadigma relacionalRelações públicasEducação corporativaCompetências em comunicaçãoRelações públicas educativasRelational paradigmPublic relationsCorporate educationCommunication competenciesEducative public relationsRelaciones públicasEducación corporativaCompetencias comunicativasRelaciones públicas educativasEsta tese de doutorado aborda intersecções entre a Comunicação e a Educação, no âmbito das Relações Públicas. Tendo como pano de fundo as dinâmicas comunicacionais de uma sociedade globalizada e permeada pelas tecnologias da comunicação digital, concentra-se nos impactos destas dinâmicas no relacionamento das organizações com seus públicos, tratando, especificamente, dos processos comunicacionais com seus funcionários. Neste contexto, tem como objetivo propor fundamentos teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento do conceito das Relações Públicas Educativas no Brasil, a partir do incentivo, pelos relações-públicas, do desenvolvimento das competências relacionadas com a comunicação nos empregados das organizações, abrangendo as competências comunicacionais, informacionais, midiáticas e digitais. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, documental e na entrevista em profundidade, para a coleta de dados; e na Análise de Conteúdo para a interpretação dos resultados, sob o prisma do Paradigma Relacional. A fundamentação teórica apresenta a revisão de oito livros publicados por autores reconhecidos da área de Relações Públicas, além de conceitos sobre competências e educação corporativa – encontrando-se elementos teóricos e preceitos educativos que podem contribuir para ampliar a compreensão sobre o conceito de Relações Públicas Educativas. A partir de entrevistas realizadas com profissionais de Relações Públicas e de Treinamento e Desenvolvimento, os resultados apontam oportunidades de mudanças na forma como a comunicação é abordada nos programas de educação corporativa, bem como a inter-relação destas iniciativas com a construção de ambientes organizacionais efetivamente democráticos, participativos e dialógicos. Estes resultados, entre outros, demonstram que existem muitos espaços para que as Relações Públicas Educativas possam ser desenvolvidas no Brasil, tanto como objeto de novas pesquisas científicas, como na práxis profissional. Conclui-se, entre outras reflexões, que o atual cenário social, econômico, político e cultural – em que a comunicação e a informação são elementos centrais e podem ser consideradas insumos econômicos – é adequado e oportuno para se evidenciar a perspectiva educativa das Relações Públicas nas organizações.This doctoral thesis approach intersections between Communication and Education within the scope of Public Relations. In the circumstances of communication dynamics of a globalized and permeated by digital communication technologies society, it focuses on the impacts of these dynamics on organizations' relationships with their publics, specifically dealing with their employees' communication processes. In this context, this thesis aims to propose theoretical foundations that can contribute to the development of the concept of Educative Public Relations in Brazil, from the encouragement, by public relations, of the development of competencies related to communication in the organizations' employees, covering communication, informational, media, and digital competencies. Methodological procedures adopted are bibliographic, documentary research, and in-depth interviews for data collection; and in Content Analysis for the interpretation of results, from the perspective of the Relational Paradigm. The theoretical framework presents the review of eight books published by renowned authors in the field of Public Relations, in addition to concepts on competencies and corporate education - finding theoretical elements and educational precepts that can contribute to broaden the understanding of the concept of Educative Public Relations. Based on interviews with Public Relations and Training and Development professionals, the results indicate opportunities for changes in the way communication is approached by corporate education programs, as well as the interrelation of these initiatives with the construction of effectively democratic, participatory, and dialogical organizational environments. These results, among others, demonstrate that there are many spaces for Educative Public Relations to be developed in Brazil, both as the object of new scientific research as in professional practice. It is concluded, among other reflections, that the current social, economic, political, and cultural scenario - where communication and information are central elements and can be considered economic inputs - is adequate and opportune to highlight the educative perspective of Public Relations in organizations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Fernanda Terezinha de2021-03-31T01:01:07Z2021-03-31T01:01:07Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20423733004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204237Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T19:53:04.951215Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
Educative public relations: competencies related to communication and its development with employees of organizations
title Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
spellingShingle Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
Almeida, Fernanda Terezinha de
Paradigma relacional
Relações públicas
Educação corporativa
Competências em comunicação
Relações públicas educativas
Relational paradigm
Public relations
Corporate education
Communication competencies
Educative public relations
Relaciones públicas
Educación corporativa
Competencias comunicativas
Relaciones públicas educativas
title_short Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
title_full Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
title_fullStr Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
title_full_unstemmed Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
title_sort Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
author Almeida, Fernanda Terezinha de
author_facet Almeida, Fernanda Terezinha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrelo, Roseane [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernanda Terezinha de
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigma relacional
Relações públicas
Educação corporativa
Competências em comunicação
Relações públicas educativas
Relational paradigm
Public relations
Corporate education
Communication competencies
Educative public relations
Relaciones públicas
Educación corporativa
Competencias comunicativas
Relaciones públicas educativas
topic Paradigma relacional
Relações públicas
Educação corporativa
Competências em comunicação
Relações públicas educativas
Relational paradigm
Public relations
Corporate education
Communication competencies
Educative public relations
Relaciones públicas
Educación corporativa
Competencias comunicativas
Relaciones públicas educativas
description Esta tese de doutorado aborda intersecções entre a Comunicação e a Educação, no âmbito das Relações Públicas. Tendo como pano de fundo as dinâmicas comunicacionais de uma sociedade globalizada e permeada pelas tecnologias da comunicação digital, concentra-se nos impactos destas dinâmicas no relacionamento das organizações com seus públicos, tratando, especificamente, dos processos comunicacionais com seus funcionários. Neste contexto, tem como objetivo propor fundamentos teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento do conceito das Relações Públicas Educativas no Brasil, a partir do incentivo, pelos relações-públicas, do desenvolvimento das competências relacionadas com a comunicação nos empregados das organizações, abrangendo as competências comunicacionais, informacionais, midiáticas e digitais. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, documental e na entrevista em profundidade, para a coleta de dados; e na Análise de Conteúdo para a interpretação dos resultados, sob o prisma do Paradigma Relacional. A fundamentação teórica apresenta a revisão de oito livros publicados por autores reconhecidos da área de Relações Públicas, além de conceitos sobre competências e educação corporativa – encontrando-se elementos teóricos e preceitos educativos que podem contribuir para ampliar a compreensão sobre o conceito de Relações Públicas Educativas. A partir de entrevistas realizadas com profissionais de Relações Públicas e de Treinamento e Desenvolvimento, os resultados apontam oportunidades de mudanças na forma como a comunicação é abordada nos programas de educação corporativa, bem como a inter-relação destas iniciativas com a construção de ambientes organizacionais efetivamente democráticos, participativos e dialógicos. Estes resultados, entre outros, demonstram que existem muitos espaços para que as Relações Públicas Educativas possam ser desenvolvidas no Brasil, tanto como objeto de novas pesquisas científicas, como na práxis profissional. Conclui-se, entre outras reflexões, que o atual cenário social, econômico, político e cultural – em que a comunicação e a informação são elementos centrais e podem ser consideradas insumos econômicos – é adequado e oportuno para se evidenciar a perspectiva educativa das Relações Públicas nas organizações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31T01:01:07Z
2021-03-31T01:01:07Z
2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204237
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/204237
identifier_str_mv 33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045634400321536