Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213466 |
Resumo: | Na área de ciências exatas, a Resolução de Problemas a partir da Modelagem Matemática é uma ferramenta eficaz na tomada de decisão. Em particular, este trabalho considera a abordagem de situações-problema com dados incertos, a partir de técnicas de Otimização sob Incerteza. O objetivo é ressaltar a relevância do ensino de estatística, probabilidades, álgebra e geometria na Educação Básica. Para tanto, é realizada uma revisão de conceitos de Otimização Linear e Probabilidades, a fim de embasar o conhecimento para que professores da Educação Básica possam elaborar uma sequência didática para aplicações em sala de aula e/ou atividades extracurriculares. São propostas algumas situações-problema, com o intuito de mobilizar e motivar professores e alunos, visando provocar uma reflexão crítica da realidade por meio da utilização de conceitos matemáticos abordados no Ensino Médio. |
id |
UNSP_12e97e4f095246650f81d631b5ac7ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213466 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.Mathematical optimization with uncertain data: a look at the high school.OtimizaçãoEnsinoIncertezaModelagem matemáticaResolução de problemasOptimizationTeachingUncertaintyenMathematical modelingProblem solvingNa área de ciências exatas, a Resolução de Problemas a partir da Modelagem Matemática é uma ferramenta eficaz na tomada de decisão. Em particular, este trabalho considera a abordagem de situações-problema com dados incertos, a partir de técnicas de Otimização sob Incerteza. O objetivo é ressaltar a relevância do ensino de estatística, probabilidades, álgebra e geometria na Educação Básica. Para tanto, é realizada uma revisão de conceitos de Otimização Linear e Probabilidades, a fim de embasar o conhecimento para que professores da Educação Básica possam elaborar uma sequência didática para aplicações em sala de aula e/ou atividades extracurriculares. São propostas algumas situações-problema, com o intuito de mobilizar e motivar professores e alunos, visando provocar uma reflexão crítica da realidade por meio da utilização de conceitos matemáticos abordados no Ensino Médio.In the exact sciences area, Problem Solving based on Mathematical Modeling is an effective tool in decision-making. In particular, this work considers the approach of problem situations with uncertain data, based on Optimization techniques under Uncertainties. The objective is to highlight the relevance of teaching statistics, probabilities, algebra and geometry in Basic Education. For this, a review of concepts of Linear Optimization and Probabilities is carried out, in order to support the knowledge so that Basic Education teachers can develop a didactic sequence for classroom applications and/or extracurricular activities. Some problem situations are proposed, in order to mobilize and motivate teachers and students, aiming to cause a critical re flection of reality through the use of mathematical concepts addressed in high school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Sonia Cristina Poltronieri [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Daniel Cassimiro2021-07-16T17:25:36Z2021-07-16T17:25:36Z2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21346631075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:09:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213466Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:41.727291Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio. Mathematical optimization with uncertain data: a look at the high school. |
title |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio. |
spellingShingle |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio. Fernandes, Daniel Cassimiro Otimização Ensino Incerteza Modelagem matemática Resolução de problemas Optimization Teaching Uncertaintyen Mathematical modeling Problem solving |
title_short |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio. |
title_full |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio. |
title_fullStr |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio. |
title_sort |
Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio. |
author |
Fernandes, Daniel Cassimiro |
author_facet |
Fernandes, Daniel Cassimiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sonia Cristina Poltronieri [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Daniel Cassimiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Otimização Ensino Incerteza Modelagem matemática Resolução de problemas Optimization Teaching Uncertaintyen Mathematical modeling Problem solving |
topic |
Otimização Ensino Incerteza Modelagem matemática Resolução de problemas Optimization Teaching Uncertaintyen Mathematical modeling Problem solving |
description |
Na área de ciências exatas, a Resolução de Problemas a partir da Modelagem Matemática é uma ferramenta eficaz na tomada de decisão. Em particular, este trabalho considera a abordagem de situações-problema com dados incertos, a partir de técnicas de Otimização sob Incerteza. O objetivo é ressaltar a relevância do ensino de estatística, probabilidades, álgebra e geometria na Educação Básica. Para tanto, é realizada uma revisão de conceitos de Otimização Linear e Probabilidades, a fim de embasar o conhecimento para que professores da Educação Básica possam elaborar uma sequência didática para aplicações em sala de aula e/ou atividades extracurriculares. São propostas algumas situações-problema, com o intuito de mobilizar e motivar professores e alunos, visando provocar uma reflexão crítica da realidade por meio da utilização de conceitos matemáticos abordados no Ensino Médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 2021-07-16T17:25:36Z 2021-07-16T17:25:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/213466 31075010001P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/213466 |
identifier_str_mv |
31075010001P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128716769853440 |