Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniel Cassimiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213466
Resumo: Na área de ciências exatas, a Resolução de Problemas a partir da Modelagem Matemática é uma ferramenta eficaz na tomada de decisão. Em particular, este trabalho considera a abordagem de situações-problema com dados incertos, a partir de técnicas de Otimização sob Incerteza. O objetivo é ressaltar a relevância do ensino de estatística, probabilidades, álgebra e geometria na Educação Básica. Para tanto, é realizada uma revisão de conceitos de Otimização Linear e Probabilidades, a fim de embasar o conhecimento para que professores da Educação Básica possam elaborar uma sequência didática para aplicações em sala de aula e/ou atividades extracurriculares. São propostas algumas situações-problema, com o intuito de mobilizar e motivar professores e alunos, visando provocar uma reflexão crítica da realidade por meio da utilização de conceitos matemáticos abordados no Ensino Médio.
id UNSP_12e97e4f095246650f81d631b5ac7ce0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213466
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.Mathematical optimization with uncertain data: a look at the high school.OtimizaçãoEnsinoIncertezaModelagem matemáticaResolução de problemasOptimizationTeachingUncertaintyenMathematical modelingProblem solvingNa área de ciências exatas, a Resolução de Problemas a partir da Modelagem Matemática é uma ferramenta eficaz na tomada de decisão. Em particular, este trabalho considera a abordagem de situações-problema com dados incertos, a partir de técnicas de Otimização sob Incerteza. O objetivo é ressaltar a relevância do ensino de estatística, probabilidades, álgebra e geometria na Educação Básica. Para tanto, é realizada uma revisão de conceitos de Otimização Linear e Probabilidades, a fim de embasar o conhecimento para que professores da Educação Básica possam elaborar uma sequência didática para aplicações em sala de aula e/ou atividades extracurriculares. São propostas algumas situações-problema, com o intuito de mobilizar e motivar professores e alunos, visando provocar uma reflexão crítica da realidade por meio da utilização de conceitos matemáticos abordados no Ensino Médio.In the exact sciences area, Problem Solving based on Mathematical Modeling is an effective tool in decision-making. In particular, this work considers the approach of problem situations with uncertain data, based on Optimization techniques under Uncertainties. The objective is to highlight the relevance of teaching statistics, probabilities, algebra and geometry in Basic Education. For this, a review of concepts of Linear Optimization and Probabilities is carried out, in order to support the knowledge so that Basic Education teachers can develop a didactic sequence for classroom applications and/or extracurricular activities. Some problem situations are proposed, in order to mobilize and motivate teachers and students, aiming to cause a critical re flection of reality through the use of mathematical concepts addressed in high school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Sonia Cristina Poltronieri [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Daniel Cassimiro2021-07-16T17:25:36Z2021-07-16T17:25:36Z2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21346631075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:09:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213466Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:41.727291Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
Mathematical optimization with uncertain data: a look at the high school.
title Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
spellingShingle Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
Fernandes, Daniel Cassimiro
Otimização
Ensino
Incerteza
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Optimization
Teaching
Uncertaintyen
Mathematical modeling
Problem solving
title_short Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
title_full Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
title_fullStr Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
title_full_unstemmed Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
title_sort Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
author Fernandes, Daniel Cassimiro
author_facet Fernandes, Daniel Cassimiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sonia Cristina Poltronieri [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Daniel Cassimiro
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização
Ensino
Incerteza
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Optimization
Teaching
Uncertaintyen
Mathematical modeling
Problem solving
topic Otimização
Ensino
Incerteza
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Optimization
Teaching
Uncertaintyen
Mathematical modeling
Problem solving
description Na área de ciências exatas, a Resolução de Problemas a partir da Modelagem Matemática é uma ferramenta eficaz na tomada de decisão. Em particular, este trabalho considera a abordagem de situações-problema com dados incertos, a partir de técnicas de Otimização sob Incerteza. O objetivo é ressaltar a relevância do ensino de estatística, probabilidades, álgebra e geometria na Educação Básica. Para tanto, é realizada uma revisão de conceitos de Otimização Linear e Probabilidades, a fim de embasar o conhecimento para que professores da Educação Básica possam elaborar uma sequência didática para aplicações em sala de aula e/ou atividades extracurriculares. São propostas algumas situações-problema, com o intuito de mobilizar e motivar professores e alunos, visando provocar uma reflexão crítica da realidade por meio da utilização de conceitos matemáticos abordados no Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
2021-07-16T17:25:36Z
2021-07-16T17:25:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213466
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/213466
identifier_str_mv 31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128716769853440