Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnevali, Victor Ananias Nascimento [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255559
https://lattes.cnpq.br/3568128418181576
https://orcid.org/0000-0002-4974-513X
Resumo: Considerar a realidade espacial do lugar vivido pelos/as estudantes é fundamental para o ensino de Geografia nas unidades escolares, contribuindo-se para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a compreensão da dialética presente no espaço e lugar de vivência. A presente pesquisa parte do pressuposto que a ciência geográfica, ao partir dos espaços vivenciados pelos estudantes, permite trabalhar conceitos centrais numa aprendizagem mais significativa, favorecendo a construção cidadã para além dos muros escolares. Como objetivo central, a pesquisa buscou discutir a compreensão apresentada por estudantes, em fase de transição do ensino fundamental para o ensino médio, sobre os contextos socioespaciais e a relação destes com os conteúdos de Geografia propostos pelo currículo oficial de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública estadual localizada na cidade de Araçatuba-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base empírica, do tipo pesquisa-ação que contou com uma intervenção didática e com o uso de instrumentos de coleta de dados como questionários, registros no diário de bordo e trabalho de campo. Como parte da pesquisa foi elaborado um produto educacional voltado à realidade espacial dos estudantes, o qual teve como foco atrelar os conceitos presentes no currículo paulista ao contexto espacial vivido. Foi elaborado um web site baseado na metodologia Webquest. A proposta, com suas limitações, contribuiu para que os estudantes ampliassem a visão crítica a respeito da sua realidade espacial, contribuindo para o desenvolvimento enquanto cidadão.
id UNSP_138d28a681661e161d4f1d8ffe602e4c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255559
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SPSocio-spatial analysis and the teaching of Geography in a state school in Araçatuba-SPEspaçoEspaço de vivênciaAnálise sócio espacialEnsino de GeografiaSpaceLived spaceSocio-spatial analysisTeaching of GeographyConsiderar a realidade espacial do lugar vivido pelos/as estudantes é fundamental para o ensino de Geografia nas unidades escolares, contribuindo-se para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a compreensão da dialética presente no espaço e lugar de vivência. A presente pesquisa parte do pressuposto que a ciência geográfica, ao partir dos espaços vivenciados pelos estudantes, permite trabalhar conceitos centrais numa aprendizagem mais significativa, favorecendo a construção cidadã para além dos muros escolares. Como objetivo central, a pesquisa buscou discutir a compreensão apresentada por estudantes, em fase de transição do ensino fundamental para o ensino médio, sobre os contextos socioespaciais e a relação destes com os conteúdos de Geografia propostos pelo currículo oficial de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública estadual localizada na cidade de Araçatuba-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base empírica, do tipo pesquisa-ação que contou com uma intervenção didática e com o uso de instrumentos de coleta de dados como questionários, registros no diário de bordo e trabalho de campo. Como parte da pesquisa foi elaborado um produto educacional voltado à realidade espacial dos estudantes, o qual teve como foco atrelar os conceitos presentes no currículo paulista ao contexto espacial vivido. Foi elaborado um web site baseado na metodologia Webquest. A proposta, com suas limitações, contribuiu para que os estudantes ampliassem a visão crítica a respeito da sua realidade espacial, contribuindo para o desenvolvimento enquanto cidadão.Considering the spatial reality of the place lived by students is essential for teaching Geography in school units, contributing to the development of critical thinking and understanding the dialectic present in the space and place of living. The present research starts from the assumption that geographical science, starting from the spaces experienced by students, allows working on central concepts in a more meaningful learning, favoring citizen construction beyond school walls. As the main objective, the research sought to discuss the understanding presented by students, in the transition phase from elementary to high school, about the socio-spatial contexts and their relationship with the Geography contents proposed by the official curriculum of São Paulo. The research was developed in a state public school located in the city of Araçatuba-SP. It is a qualitative empirical-based research, of the action research type, which included a didactic intervention and the use of data collection instruments such as questionnaires, diary records, and fieldwork. As part of the research, an educational product focused on the spatial reality of students was developed, which aimed to link the concepts present in the São Paulo curriculum to the lived spatial context. A website based on the Webquest methodology was developed. The proposal, with its limitations, contributed to students broadening their critical vision regarding their spatial reality, contributing to their development as citizens.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]Carnevali, Victor Ananias Nascimento [UNESP]2024-05-10T12:19:49Z2024-05-10T12:19:49Z2024-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARNEVALI, Victor Ananias Nascimento. Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP. Orientadora: Maria José da Silva Fernandes. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), bAURU, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255559https://lattes.cnpq.br/3568128418181576https://orcid.org/0000-0002-4974-513Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-11T06:15:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-11T06:15:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
Socio-spatial analysis and the teaching of Geography in a state school in Araçatuba-SP
title Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
spellingShingle Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
Carnevali, Victor Ananias Nascimento [UNESP]
Espaço
Espaço de vivência
Análise sócio espacial
Ensino de Geografia
Space
Lived space
Socio-spatial analysis
Teaching of Geography
title_short Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
title_full Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
title_fullStr Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
title_full_unstemmed Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
title_sort Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
author Carnevali, Victor Ananias Nascimento [UNESP]
author_facet Carnevali, Victor Ananias Nascimento [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnevali, Victor Ananias Nascimento [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço
Espaço de vivência
Análise sócio espacial
Ensino de Geografia
Space
Lived space
Socio-spatial analysis
Teaching of Geography
topic Espaço
Espaço de vivência
Análise sócio espacial
Ensino de Geografia
Space
Lived space
Socio-spatial analysis
Teaching of Geography
description Considerar a realidade espacial do lugar vivido pelos/as estudantes é fundamental para o ensino de Geografia nas unidades escolares, contribuindo-se para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a compreensão da dialética presente no espaço e lugar de vivência. A presente pesquisa parte do pressuposto que a ciência geográfica, ao partir dos espaços vivenciados pelos estudantes, permite trabalhar conceitos centrais numa aprendizagem mais significativa, favorecendo a construção cidadã para além dos muros escolares. Como objetivo central, a pesquisa buscou discutir a compreensão apresentada por estudantes, em fase de transição do ensino fundamental para o ensino médio, sobre os contextos socioespaciais e a relação destes com os conteúdos de Geografia propostos pelo currículo oficial de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública estadual localizada na cidade de Araçatuba-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base empírica, do tipo pesquisa-ação que contou com uma intervenção didática e com o uso de instrumentos de coleta de dados como questionários, registros no diário de bordo e trabalho de campo. Como parte da pesquisa foi elaborado um produto educacional voltado à realidade espacial dos estudantes, o qual teve como foco atrelar os conceitos presentes no currículo paulista ao contexto espacial vivido. Foi elaborado um web site baseado na metodologia Webquest. A proposta, com suas limitações, contribuiu para que os estudantes ampliassem a visão crítica a respeito da sua realidade espacial, contribuindo para o desenvolvimento enquanto cidadão.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-10T12:19:49Z
2024-05-10T12:19:49Z
2024-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEVALI, Victor Ananias Nascimento. Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP. Orientadora: Maria José da Silva Fernandes. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), bAURU, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255559
https://lattes.cnpq.br/3568128418181576
https://orcid.org/0000-0002-4974-513X
identifier_str_mv CARNEVALI, Victor Ananias Nascimento. Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP. Orientadora: Maria José da Silva Fernandes. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), bAURU, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255559
https://lattes.cnpq.br/3568128418181576
https://orcid.org/0000-0002-4974-513X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650003207454720