Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1532 http://hdl.handle.net/11449/142106 |
Resumo: | The lack of contextualization of chemical processes covered in class is becoming increasingly difficult for young people learning in high school. Using a teaching chemistry deck of cards, it is possible to increase the students' interest and understanding. Through research and correlations with other games, a first deck prototype was developed with 52 cards grouped in 4 different suits, being that each suit represents an organic function and each set of 13 cards of the same suit follows a sequence of number of carbon atoms in the structure. The development of the game took place through tests with the group members and as soon as the card sets are made, they with be applied to high school students as an additional resource to the exercise of concepts learned in class. |
id |
UNSP_143ecd855394fe226eed584f39bc5730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142106 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de químicaCard gamesEducational gameChemistry teachingJogos de cartasBaralho didáticoEnsino de químicaThe lack of contextualization of chemical processes covered in class is becoming increasingly difficult for young people learning in high school. Using a teaching chemistry deck of cards, it is possible to increase the students' interest and understanding. Through research and correlations with other games, a first deck prototype was developed with 52 cards grouped in 4 different suits, being that each suit represents an organic function and each set of 13 cards of the same suit follows a sequence of number of carbon atoms in the structure. The development of the game took place through tests with the group members and as soon as the card sets are made, they with be applied to high school students as an additional resource to the exercise of concepts learned in class.A falta de contextualização dos processos químicos abordados em aula está tornando cada vez mais difícil o aprendizado de jovens no Ensino Médio. Utilizando um baralho didático de química, é possível fazer com que o interesse dos alunos e o entendimento dos mesmos nas aulas de química aumentem. Através de pesquisas e correlações com outros jogos, o primeiro protótipo do baralho foi desenvolvido com 52 cartas agrupadas em 4 naipes diferentes, sendo que cada naipe representa uma função orgânica e cada conjunto de 13 cartas de um mesmo naipe obedece a uma sequência de número de átomos de carbono na estrutura. O desenvolvimento do jogo se deu através dos testes feitos com os integrantes do grupo e, assim que os conjuntos de cartas forem confeccionados, o baralho será aplicado a alunos do Ensino Médio como recurso adicional ao exercício dos conceitos aprendidos em aula.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Química, Bauru, SP, BrasilUniversidade Nove de Julho (UNINOVE), Campinas, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Química, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Sanches, Júlio Gabriel [UNESP]Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]Boni, Thayz Cristina2016-08-04T13:34:22Z2016-08-04T13:34:22Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/15328º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142106ISSN2176-9761-2015-01-04-sanches.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T18:17:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142106Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:40:23.667506Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química |
title |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química |
spellingShingle |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química Sanches, Júlio Gabriel [UNESP] Card games Educational game Chemistry teaching Jogos de cartas Baralho didático Ensino de química |
title_short |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química |
title_full |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química |
title_fullStr |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química |
title_sort |
Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química |
author |
Sanches, Júlio Gabriel [UNESP] |
author_facet |
Sanches, Júlio Gabriel [UNESP] Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP] Boni, Thayz Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP] Boni, Thayz Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Júlio Gabriel [UNESP] Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP] Boni, Thayz Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Card games Educational game Chemistry teaching Jogos de cartas Baralho didático Ensino de química |
topic |
Card games Educational game Chemistry teaching Jogos de cartas Baralho didático Ensino de química |
description |
The lack of contextualization of chemical processes covered in class is becoming increasingly difficult for young people learning in high school. Using a teaching chemistry deck of cards, it is possible to increase the students' interest and understanding. Through research and correlations with other games, a first deck prototype was developed with 52 cards grouped in 4 different suits, being that each suit represents an organic function and each set of 13 cards of the same suit follows a sequence of number of carbon atoms in the structure. The development of the game took place through tests with the group members and as soon as the card sets are made, they with be applied to high school students as an additional resource to the exercise of concepts learned in class. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 2016-08-04T13:34:22Z 2016-08-04T13:34:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1532 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142106 ISSN2176-9761-2015-01-04-sanches.pdf |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1532 http://hdl.handle.net/11449/142106 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-04-sanches.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-4 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129105096343552 |