Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Júlio Gabriel [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP], Boni, Thayz Cristina
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1532
http://hdl.handle.net/11449/142106
Resumo: The lack of contextualization of chemical processes covered in class is becoming increasingly difficult for young people learning in high school. Using a teaching chemistry deck of cards, it is possible to increase the students' interest and understanding. Through research and correlations with other games, a first deck prototype was developed with 52 cards grouped in 4 different suits, being that each suit represents an organic function and each set of 13 cards of the same suit follows a sequence of number of carbon atoms in the structure. The development of the game took place through tests with the group members and as soon as the card sets are made, they with be applied to high school students as an additional resource to the exercise of concepts learned in class.
id UNSP_143ecd855394fe226eed584f39bc5730
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142106
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de químicaCard gamesEducational gameChemistry teachingJogos de cartasBaralho didáticoEnsino de químicaThe lack of contextualization of chemical processes covered in class is becoming increasingly difficult for young people learning in high school. Using a teaching chemistry deck of cards, it is possible to increase the students' interest and understanding. Through research and correlations with other games, a first deck prototype was developed with 52 cards grouped in 4 different suits, being that each suit represents an organic function and each set of 13 cards of the same suit follows a sequence of number of carbon atoms in the structure. The development of the game took place through tests with the group members and as soon as the card sets are made, they with be applied to high school students as an additional resource to the exercise of concepts learned in class.A falta de contextualização dos processos químicos abordados em aula está tornando cada vez mais difícil o aprendizado de jovens no Ensino Médio. Utilizando um baralho didático de química, é possível fazer com que o interesse dos alunos e o entendimento dos mesmos nas aulas de química aumentem. Através de pesquisas e correlações com outros jogos, o primeiro protótipo do baralho foi desenvolvido com 52 cartas agrupadas em 4 naipes diferentes, sendo que cada naipe representa uma função orgânica e cada conjunto de 13 cartas de um mesmo naipe obedece a uma sequência de número de átomos de carbono na estrutura. O desenvolvimento do jogo se deu através dos testes feitos com os integrantes do grupo e, assim que os conjuntos de cartas forem confeccionados, o baralho será aplicado a alunos do Ensino Médio como recurso adicional ao exercício dos conceitos aprendidos em aula.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Química, Bauru, SP, BrasilUniversidade Nove de Julho (UNINOVE), Campinas, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Química, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Sanches, Júlio Gabriel [UNESP]Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]Boni, Thayz Cristina2016-08-04T13:34:22Z2016-08-04T13:34:22Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/15328º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142106ISSN2176-9761-2015-01-04-sanches.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T18:17:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142106Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T18:17:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
title Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
spellingShingle Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
Sanches, Júlio Gabriel [UNESP]
Card games
Educational game
Chemistry teaching
Jogos de cartas
Baralho didático
Ensino de química
title_short Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
title_full Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
title_fullStr Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
title_full_unstemmed Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
title_sort Desenvolvimento de baralho didático para o ensino de química
author Sanches, Júlio Gabriel [UNESP]
author_facet Sanches, Júlio Gabriel [UNESP]
Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]
Boni, Thayz Cristina
author_role author
author2 Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]
Boni, Thayz Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Júlio Gabriel [UNESP]
Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]
Boni, Thayz Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Card games
Educational game
Chemistry teaching
Jogos de cartas
Baralho didático
Ensino de química
topic Card games
Educational game
Chemistry teaching
Jogos de cartas
Baralho didático
Ensino de química
description The lack of contextualization of chemical processes covered in class is becoming increasingly difficult for young people learning in high school. Using a teaching chemistry deck of cards, it is possible to increase the students' interest and understanding. Through research and correlations with other games, a first deck prototype was developed with 52 cards grouped in 4 different suits, being that each suit represents an organic function and each set of 13 cards of the same suit follows a sequence of number of carbon atoms in the structure. The development of the game took place through tests with the group members and as soon as the card sets are made, they with be applied to high school students as an additional resource to the exercise of concepts learned in class.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
2016-08-04T13:34:22Z
2016-08-04T13:34:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1532
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142106
ISSN2176-9761-2015-01-04-sanches.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1532
http://hdl.handle.net/11449/142106
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-04-sanches.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-4
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649919207079936