Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniele Ramos de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guimarães, Célia Maria [UNESP], Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5124
http://hdl.handle.net/11449/114873
Resumo: This article presents elements that make up the quality of education in the age group of zero to five years, offered by institutions of Early Childhood Education in Brazil, based on research results disseminated in theses and dissertations that focus on this theme. It was used as the methodological procedure outlined mapping Brazilian literature of academic research related to the Post-Graduate Education, which focus on the issue in the period between 1996 and 2012. The results of the study provide insights on funding, teacher training, family, quality of care in the school systems, institutional assessment, perceptions of quality and educational practices that allow discuss the quality of early childhood education offered in Brazilian institutions. Moreover, considering that not convenient to take the concept of quality of early childhood education as universal as this is linked to the context, the conceptions about children and their education.
id UNSP_14bbaa4c17139cc45398c5d94a3e27e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114873
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debateQuality in early childhood education in brazilian institutions: academic research contributions to the debateeducação infantilqualidadeThis article presents elements that make up the quality of education in the age group of zero to five years, offered by institutions of Early Childhood Education in Brazil, based on research results disseminated in theses and dissertations that focus on this theme. It was used as the methodological procedure outlined mapping Brazilian literature of academic research related to the Post-Graduate Education, which focus on the issue in the period between 1996 and 2012. The results of the study provide insights on funding, teacher training, family, quality of care in the school systems, institutional assessment, perceptions of quality and educational practices that allow discuss the quality of early childhood education offered in Brazilian institutions. Moreover, considering that not convenient to take the concept of quality of early childhood education as universal as this is linked to the context, the conceptions about children and their education.O presente artigo apresenta elementos que compõem a qualidade da educação na faixa etária de zero a cinco anos, oferecida por instituições de Educação Infantil no Brasil, com base nos resultados de pesquisa disseminados em teses e dissertações que enfocam essa temática. Foi utilizado o procedimento metodológico delineado como mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras vinculadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação, os quais focalizam a questão no período entre 1996 e 2012. Os resultados dos estudos fornecem elementos sobre financiamento, formação de professores, família, qualidade do atendimento em redes de ensino, avaliação institucional, percep- ções sobre qualidade e práticas educativas que permitem discutir sobre a qualidade da Educação Infantil oferecida nas instituições brasileiras. Além disso, considera-se que não convém tomar o conceito de qualidade da Educação Infantil como universal, visto que este se vincula ao contexto, às concepções sobre criança e à sua educação.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Daniele Ramos de [UNESP]Guimarães, Célia Maria [UNESP]Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]2015-02-24T13:57:33Z2015-02-24T13:57:33Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article98-130application/pdfhttp://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5124Revista Educação em Questão, v. 46, n. 32, p. 98-130, 2013.0102-7735http://hdl.handle.net/11449/114873ISSN0102-7735-2013-46-32-98-130.pdf5702962982414366Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Educação em Questãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114873Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
Quality in early childhood education in brazilian institutions: academic research contributions to the debate
title Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
spellingShingle Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
Oliveira, Daniele Ramos de [UNESP]
educação infantil
qualidade
title_short Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
title_full Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
title_fullStr Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
title_full_unstemmed Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
title_sort Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
author Oliveira, Daniele Ramos de [UNESP]
author_facet Oliveira, Daniele Ramos de [UNESP]
Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
author_role author
author2 Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Ramos de [UNESP]
Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
qualidade
topic educação infantil
qualidade
description This article presents elements that make up the quality of education in the age group of zero to five years, offered by institutions of Early Childhood Education in Brazil, based on research results disseminated in theses and dissertations that focus on this theme. It was used as the methodological procedure outlined mapping Brazilian literature of academic research related to the Post-Graduate Education, which focus on the issue in the period between 1996 and 2012. The results of the study provide insights on funding, teacher training, family, quality of care in the school systems, institutional assessment, perceptions of quality and educational practices that allow discuss the quality of early childhood education offered in Brazilian institutions. Moreover, considering that not convenient to take the concept of quality of early childhood education as universal as this is linked to the context, the conceptions about children and their education.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:33Z
2015-02-24T13:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5124
Revista Educação em Questão, v. 46, n. 32, p. 98-130, 2013.
0102-7735
http://hdl.handle.net/11449/114873
ISSN0102-7735-2013-46-32-98-130.pdf
5702962982414366
url http://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5124
http://hdl.handle.net/11449/114873
identifier_str_mv Revista Educação em Questão, v. 46, n. 32, p. 98-130, 2013.
0102-7735
ISSN0102-7735-2013-46-32-98-130.pdf
5702962982414366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Educação em Questão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98-130
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128201043476480