A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96311
Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar, sistematizar e analisar as publicações que priorizam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresenta como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007), número especial que trata da formação docente e do curso de Pedagogia, e utiliza como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado é o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas contribuições para a transformação social. O delineamento do objeto de estudo partiu da realização de pesquisa de Iniciação Científica que se defrontou com a dificuldade de encontrar material sistematizado sobre a formação do administrador escolar. Além deste aspecto, outro argumento que justifica sua realização é a importância atual conferida à gestão da educação/escolar pelos diferentes discursos presentes no meio educacional e, conseqüentemente, a necessidade de sistematizar a produção da área. Pode-se considerar, em linhas gerais, que: a construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar não é linear, ao contrário, observam-se avanços e retrocessos na defesa de uma base orientadora para formação desse profissional; a identidade do especialista em Educação, incluindo aí o administrador escolar, sempre esteve muito atrelada à formação docente; amplia-se o conceito de docência, ou seja, o profissional deve estar apto à gestão, pesquisa e docência; o movimento...
id UNSP_1601a7718940d3b70e7579b95d892c48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96311
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionaisEscolas - Organização e administraçãoAdministradores escolaresAdministradores escolares - Formação - Construção do conhecimentoThe school administrator's formationCourse of PedagogySchool AdministrationO objetivo da pesquisa é identificar, sistematizar e analisar as publicações que priorizam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresenta como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007), número especial que trata da formação docente e do curso de Pedagogia, e utiliza como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado é o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas contribuições para a transformação social. O delineamento do objeto de estudo partiu da realização de pesquisa de Iniciação Científica que se defrontou com a dificuldade de encontrar material sistematizado sobre a formação do administrador escolar. Além deste aspecto, outro argumento que justifica sua realização é a importância atual conferida à gestão da educação/escolar pelos diferentes discursos presentes no meio educacional e, conseqüentemente, a necessidade de sistematizar a produção da área. Pode-se considerar, em linhas gerais, que: a construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar não é linear, ao contrário, observam-se avanços e retrocessos na defesa de uma base orientadora para formação desse profissional; a identidade do especialista em Educação, incluindo aí o administrador escolar, sempre esteve muito atrelada à formação docente; amplia-se o conceito de docência, ou seja, o profissional deve estar apto à gestão, pesquisa e docência; o movimento...The objective of the research is to identify, to systematize and to analyze the publications that prioritize the related aspects the school administrator's formation. The proposal presents as main material the references organized about the subject in the Brazilian Politics and Administration of the Education Magaziene (2007), special number that deal with teaching’s formation and the Pedagogy’s course, and use as methodological procedures: the search for references, that include books, articles, documents of entities and legislation -, the systemization and the content’s analysis the things that privilege the aspects related to the school administrator's formation. The theoretical referencial for analysis of the collected material is what affirms the specificity of the school Administration and these possible contributions for the social transformation. The delineamento of the study object started in accomplishment research of Scientific Initiation that confronted with the difficulty of finding material systematized about the school administrator's formation. Besides this aspect, other argument that justifies the accomplishment is the current importance award to the Education’s manage by different speeches presents in the education environment and, consequently, the need to systematize the production of the area. It can be considered, in general lines, that: the construction of the knowledge about the school administrator's formation isn’t constant, in the opposite, observed progresses and retreats in the defense of a guiding base for formation that professional; the specialist's identity in education, including the school administrator, was always very linked to the teaching’s formation; the teaching concept was enlarged, in other words, the professional should be capable... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calixto, Eulália Araújo [UNESP]2014-06-11T19:28:16Z2014-06-11T19:28:16Z2010-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 f.application/pdfCALIXTO, Eulália Araújo. A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais. 2010. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/96311000619315calixto_ea_me_mar.pdf33004110040P58238963826956128Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96311Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais
title A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais
spellingShingle A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais
Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
Escolas - Organização e administração
Administradores escolares
Administradores escolares - Formação - Construção do conhecimento
The school administrator's formation
Course of Pedagogy
School Administration
title_short A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais
title_full A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais
title_fullStr A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais
title_full_unstemmed A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais
title_sort A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais
author Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
author_facet Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Administradores escolares
Administradores escolares - Formação - Construção do conhecimento
The school administrator's formation
Course of Pedagogy
School Administration
topic Escolas - Organização e administração
Administradores escolares
Administradores escolares - Formação - Construção do conhecimento
The school administrator's formation
Course of Pedagogy
School Administration
description O objetivo da pesquisa é identificar, sistematizar e analisar as publicações que priorizam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresenta como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007), número especial que trata da formação docente e do curso de Pedagogia, e utiliza como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado é o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas contribuições para a transformação social. O delineamento do objeto de estudo partiu da realização de pesquisa de Iniciação Científica que se defrontou com a dificuldade de encontrar material sistematizado sobre a formação do administrador escolar. Além deste aspecto, outro argumento que justifica sua realização é a importância atual conferida à gestão da educação/escolar pelos diferentes discursos presentes no meio educacional e, conseqüentemente, a necessidade de sistematizar a produção da área. Pode-se considerar, em linhas gerais, que: a construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar não é linear, ao contrário, observam-se avanços e retrocessos na defesa de uma base orientadora para formação desse profissional; a identidade do especialista em Educação, incluindo aí o administrador escolar, sempre esteve muito atrelada à formação docente; amplia-se o conceito de docência, ou seja, o profissional deve estar apto à gestão, pesquisa e docência; o movimento...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-13
2014-06-11T19:28:16Z
2014-06-11T19:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALIXTO, Eulália Araújo. A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais. 2010. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/96311
000619315
calixto_ea_me_mar.pdf
33004110040P5
8238963826956128
identifier_str_mv CALIXTO, Eulália Araújo. A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais. 2010. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000619315
calixto_ea_me_mar.pdf
33004110040P5
8238963826956128
url http://hdl.handle.net/11449/96311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128107491622912