A leitura à primeira vista e o ensino de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Risarto, Maria Elisa Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95153
Resumo: A leitura ao piano é utilizada pela maioria dos músicos: arranjadores, regentes, compositores, professores de matérias teóricas, cameristas, instrumentistas, acompanhadores e correpetidores. Mesmo assim, os cursos de música ainda não oferecem na sua matriz curricular uma disciplina essencialmente voltada para o desenvolvimento da leitura à primeira vista. Esse fato contribui para a formação de instrumentistas alheios a essa prática, situação que se agrava ainda mais, quando se trata dos pianistas. Esta dissertação, utilizando a pesquisa-ação como modelo investigativo, parte dessa problemática, fazendo uso de procedimentos variados para demonstrar a importância de se introduzir nos cursos de música, a disciplina leitura à primeira vista ao piano como suporte pedagógico auxiliar ao desenvolvimento da performance. Primeiramente a mestranda avaliou os resultados pedagógicos obtidos no curso de leitura à primeira vista para pianistas, realizado na Escola Municipal de Música. Nele foi empregada a metodologia de Wilhelm Keilmann dirigida ao desenvolvimento da leitura à primeira vista para pianistas, descrita no método Introdution to sight-reading at the piano or other keyboard instrument (1972). Também foram entrevistados diversos pianistas e professores do instrumento, com o intuito de verificar de que forma essa habilidade foi incorporada no cotidiano desses instrumentistas e como ela é ensinada por eles. Integrou a pesquisa o levantamento bibliográfico efetuado, com o intuito de compreender a natureza e o sentido da leitura à primeira vista na performance e o quanto ela depende do aprendizado anterior da lecto-escrita musical. Graças a esse levantamento observou-se que nem sempre o aprendizado da lecto-escrita musical obedece a um trabalho seqüencial dos conteúdos teórico-musicais, vivenciados anteriormente, produzindo um hiato entre o nível de leitura musical do...
id UNSP_1643b8e02fb06f29e1f8ab3c3681541a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95153
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A leitura à primeira vista e o ensino de pianoPiano - Instrução e estudoMusica - Instrução e estudoEducação musicalAprendizagem musical cotidianaProcessos cognitivosMúsica (Leitura e execução)Leitura a primeira vistaHabilidades musicaisListeningCreativityCritical senseMusical educationA leitura ao piano é utilizada pela maioria dos músicos: arranjadores, regentes, compositores, professores de matérias teóricas, cameristas, instrumentistas, acompanhadores e correpetidores. Mesmo assim, os cursos de música ainda não oferecem na sua matriz curricular uma disciplina essencialmente voltada para o desenvolvimento da leitura à primeira vista. Esse fato contribui para a formação de instrumentistas alheios a essa prática, situação que se agrava ainda mais, quando se trata dos pianistas. Esta dissertação, utilizando a pesquisa-ação como modelo investigativo, parte dessa problemática, fazendo uso de procedimentos variados para demonstrar a importância de se introduzir nos cursos de música, a disciplina leitura à primeira vista ao piano como suporte pedagógico auxiliar ao desenvolvimento da performance. Primeiramente a mestranda avaliou os resultados pedagógicos obtidos no curso de leitura à primeira vista para pianistas, realizado na Escola Municipal de Música. Nele foi empregada a metodologia de Wilhelm Keilmann dirigida ao desenvolvimento da leitura à primeira vista para pianistas, descrita no método Introdution to sight-reading at the piano or other keyboard instrument (1972). Também foram entrevistados diversos pianistas e professores do instrumento, com o intuito de verificar de que forma essa habilidade foi incorporada no cotidiano desses instrumentistas e como ela é ensinada por eles. Integrou a pesquisa o levantamento bibliográfico efetuado, com o intuito de compreender a natureza e o sentido da leitura à primeira vista na performance e o quanto ela depende do aprendizado anterior da lecto-escrita musical. Graças a esse levantamento observou-se que nem sempre o aprendizado da lecto-escrita musical obedece a um trabalho seqüencial dos conteúdos teórico-musicais, vivenciados anteriormente, produzindo um hiato entre o nível de leitura musical do...Reading piano scores is used by most musicians, arrangers, conductors, composers, teachers of theoretical subjects, chamber musicians, instrumentalists, accompanists and co-repetitors. Nevertheless, the music courses still have not offered in their syllabus a subject which is essentially directed to the development of sight-reading. This fact has contributed to the formation of instrumentalists who are foreign to this practice, a situation which becomes even worse in the case of pianists. Making use of the action-research as an investigative model, this dissertation starts from this problem, using various procedures in order to demonstrate the importance of introducing the subject of piano sight-reading in the music courses as a pedagogical aid to promote the development of the performance. As a first step, the graduate student evaluated the pedagogical results achieved in the course of sight-reading for pianists, held at the Municipal School of Music [Escola Municipal de Música]. In this course, Wilhelm Keilmann‟s methodology directed to pianists was used, as described in his Introduction to sight-reading at the piano or other keyboard instrument (1972). Several pianists and teachers have been interviewed in order to verify the way in which this ability has been incorporated into these instrumentalists‟ daily lives and how it is taught by them. As part of the research, the bibliographic raising was carried out in order to understand the nature and the meaning of sight-reading in the performance, as well as how much it depends on the previous learning of musical reading and writing. Thanks to this data collecting, it was observed that the learning of musical reading and writing does not always follow a sequential study on the theoretical and musical contents which were previously experienced. This seems to produce a gap between the level of reading music by the pianist and his ... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Risarto, Maria Elisa Ferreira [UNESP]2014-06-11T19:27:27Z2014-06-11T19:27:27Z2010-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis177 f. : il., partiturasapplication/pdfRISARTO, Maria Elisa Ferreira. A leitura à primeira vista e o ensino de piano. 2010. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.http://hdl.handle.net/11449/95153000632581risarto_mef_me_ia.pdf33004013066P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T06:11:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95153Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:00:05.214320Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura à primeira vista e o ensino de piano
title A leitura à primeira vista e o ensino de piano
spellingShingle A leitura à primeira vista e o ensino de piano
Risarto, Maria Elisa Ferreira [UNESP]
Piano - Instrução e estudo
Musica - Instrução e estudo
Educação musical
Aprendizagem musical cotidiana
Processos cognitivos
Música (Leitura e execução)
Leitura a primeira vista
Habilidades musicais
Listening
Creativity
Critical sense
Musical education
title_short A leitura à primeira vista e o ensino de piano
title_full A leitura à primeira vista e o ensino de piano
title_fullStr A leitura à primeira vista e o ensino de piano
title_full_unstemmed A leitura à primeira vista e o ensino de piano
title_sort A leitura à primeira vista e o ensino de piano
author Risarto, Maria Elisa Ferreira [UNESP]
author_facet Risarto, Maria Elisa Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Risarto, Maria Elisa Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Piano - Instrução e estudo
Musica - Instrução e estudo
Educação musical
Aprendizagem musical cotidiana
Processos cognitivos
Música (Leitura e execução)
Leitura a primeira vista
Habilidades musicais
Listening
Creativity
Critical sense
Musical education
topic Piano - Instrução e estudo
Musica - Instrução e estudo
Educação musical
Aprendizagem musical cotidiana
Processos cognitivos
Música (Leitura e execução)
Leitura a primeira vista
Habilidades musicais
Listening
Creativity
Critical sense
Musical education
description A leitura ao piano é utilizada pela maioria dos músicos: arranjadores, regentes, compositores, professores de matérias teóricas, cameristas, instrumentistas, acompanhadores e correpetidores. Mesmo assim, os cursos de música ainda não oferecem na sua matriz curricular uma disciplina essencialmente voltada para o desenvolvimento da leitura à primeira vista. Esse fato contribui para a formação de instrumentistas alheios a essa prática, situação que se agrava ainda mais, quando se trata dos pianistas. Esta dissertação, utilizando a pesquisa-ação como modelo investigativo, parte dessa problemática, fazendo uso de procedimentos variados para demonstrar a importância de se introduzir nos cursos de música, a disciplina leitura à primeira vista ao piano como suporte pedagógico auxiliar ao desenvolvimento da performance. Primeiramente a mestranda avaliou os resultados pedagógicos obtidos no curso de leitura à primeira vista para pianistas, realizado na Escola Municipal de Música. Nele foi empregada a metodologia de Wilhelm Keilmann dirigida ao desenvolvimento da leitura à primeira vista para pianistas, descrita no método Introdution to sight-reading at the piano or other keyboard instrument (1972). Também foram entrevistados diversos pianistas e professores do instrumento, com o intuito de verificar de que forma essa habilidade foi incorporada no cotidiano desses instrumentistas e como ela é ensinada por eles. Integrou a pesquisa o levantamento bibliográfico efetuado, com o intuito de compreender a natureza e o sentido da leitura à primeira vista na performance e o quanto ela depende do aprendizado anterior da lecto-escrita musical. Graças a esse levantamento observou-se que nem sempre o aprendizado da lecto-escrita musical obedece a um trabalho seqüencial dos conteúdos teórico-musicais, vivenciados anteriormente, produzindo um hiato entre o nível de leitura musical do...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
2014-06-11T19:27:27Z
2014-06-11T19:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RISARTO, Maria Elisa Ferreira. A leitura à primeira vista e o ensino de piano. 2010. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/95153
000632581
risarto_mef_me_ia.pdf
33004013066P3
identifier_str_mv RISARTO, Maria Elisa Ferreira. A leitura à primeira vista e o ensino de piano. 2010. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
000632581
risarto_mef_me_ia.pdf
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/95153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 177 f. : il., partituras
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128229455691776