Leitura prévia e performance à primeira vista no ensino de piano complementar: implicações e estratégias pedagógicas a partir do Modelo C(L) A(S)P de SWANWICK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Consuelo Ramos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XYL5V
Resumo: Parte-se de uma reflexão acerca da importância dos processos de iniciação ao piano, focalizando princípios e estratégias pedagógicas que conduzam à leitura de partituras de forma gradativa, sistematizada e contextualizada. É concedida, ao piano, uma visão ampliada, que vai além da performance, caracterizando-o também, como instrumento musicalizador e complementar à formação do músico. Por meio da pesquisa-ação, realizada com alunos do Curso de Bacharelado em Música Habilitação em Canto da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG), procura-se verificar a importância da observação minuciosa da partitura antes de ser tocada a leitura prévia. O procedimento, sustentado por experiências musicais sem partitura, caracteriza-se pela análise visual do texto musical, o qual possibilita uma escuta internalizada da partitura, além de incluir uma contextualização histórica. A leitura prévia é uma estratégia pedagógica empregada como via preliminar de acesso à performance e ao que é normalmente conhecido como leitura à primeira vista. Neste trabalho, delimitam-se essas distinções conceituais para designar rocedimentos de abordagem e realização da partitura, integrando outras terminologias como: primeira performance, execução à primeira vista e performance à primeira vista. Apresenta-se, como principal fundamentação teórica, o Modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979), apoiando-se nos testemunhos obtidos por intermédio de entrevistas a professores e pelos depoimentos orais e escritos dos alunos envolvidos na pesquisa. A conclusão comporta argumentações relativas ao procedimento metodológico empregado para o estudo a pesquisa-ação e à questão propriamente dita, considerando que: estratégias pedagógicas que incluam performances sem partitura música por imitação, por audição, composições orais e improvisações associadas à criação do hábito de táticas como a leitura prévia, podem contribuir para a otimização dos processos de leitura musical, para uma compreensão abrangente da obra e para performances à primeira vista mais refinadas.
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O procedimento, sustentado por experiências musicais sem partitura, caracteriza-se pela análise visual do texto musical, o qual possibilita uma escuta internalizada da partitura, além de incluir uma contextualização histórica. A leitura prévia é uma estratégia pedagógica empregada como via preliminar de acesso à performance e ao que é normalmente conhecido como leitura à primeira vista. Neste trabalho, delimitam-se essas distinções conceituais para designar rocedimentos de abordagem e realização da partitura, integrando outras terminologias como: primeira performance, execução à primeira vista e performance à primeira vista. Apresenta-se, como principal fundamentação teórica, o Modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979), apoiando-se nos testemunhos obtidos por intermédio de entrevistas a professores e pelos depoimentos orais e escritos dos alunos envolvidos na pesquisa. A conclusão comporta argumentações relativas ao procedimento metodológico empregado para o estudo a pesquisa-ação e à questão propriamente dita, considerando que: estratégias pedagógicas que incluam performances sem partitura música por imitação, por audição, composições orais e improvisações associadas à criação do hábito de táticas como a leitura prévia, podem contribuir para a otimização dos processos de leitura musical, para uma compreensão abrangente da obra e para performances à primeira vista mais refinadas.One had better set out to focus on the importance to the piano process initiation, aiming at pedagogical principles and strategies which lead to a score reading, in a gradual, systematic and contextualized way. A broader view has been granted to the piano. Such a view surpasses the performance, also featuring it as a complimentary and musicalizing instrument to the musicians development. By means of a research-action, carried out among students of the Bachelor of Music Course Majoring in Singing at the School of Music of the University of Minas Gerais State (UEMG), one tries to check the relevance to the minute observation of the score before its playing the previous reading. The procedure upheld by musical experiments with no score is featured by the visual analysis of the musical content, which makes it possible an internalized score hearing, apart from counting a historical contextualization in. The previous reading stands for a pedagogical strategy used as a preliminary pathway to get to the performance and to what is regularly known as sight-reading. In this paper such conceptual distinctions have been bounded so as to determine broaching procedures and score accomplishment, interrelating other terminologies such as first performance, sight-playing and sight-performance.As the chief theoretical grounding, the Model C(L)A(S)P, by Swanwick (1979) has been displayed. That one supports itself on the statements acquired from interviews to professors and also from oral and written assertions provided by the pupils engaged in the research.The conclusion comprises discussions connected with the methodological procedure, used in this course of study the researchaction and with the subject itself, by taking into account: pedagogical ploys, which include performances without a score music stemming from imitation, learning by heart, oral musical work and improvisations linked to the habit of tactics, such as previous reading are likely to go a long way to optimize the musical reading systems, to broaden the understanding of the work and also to aim more refined sight-performances.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPiano Instrução e ensinoLeitura a primeira vista (musica)Programa de Pós-Graduação em MúsicaLeitura prévia e performance à primeira vista no ensino de piano complementar: implicações e estratégias pedagógicas a partir do Modelo C(L) A(S)P de SWANWICKinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_ana_consuelo.pdfapplication/pdf1414053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XYL5V/1/dissertacao_ana_consuelo.pdfe0162d8448728758e3511b7726d46d25MD51TEXTdissertacao_ana_consuelo.pdf.txtdissertacao_ana_consuelo.pdf.txtExtracted texttext/plain371771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XYL5V/2/dissertacao_ana_consuelo.pdf.txt3a4dff5714af4a5de63094eeff80e091MD521843/AAGS-7XYL5V2019-11-14 11:31:40.737oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7XYL5VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:31:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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