As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Almeida Sampaio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2
Resumo: Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área.
id UFMG_7f3708bbb4e28558e6eb710267ea62ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AQQHE2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patricia Furst SantiagoDiana Santiago da FonsecaJosé Antônio Baêta ZilleMargarida Maria BorghoffRenato Tocantins SampaioMarcelo Almeida Sampaio2019-08-14T21:52:20Z2019-08-14T21:52:20Z2017-08-07http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área.This research focus on teaching and learning strategies to develop piano sight-reading (SR) skills. The literature review on previous research and SR methods pointed that SR involves two central categories in order to solve many pedagogical problems: cognitive processing and motor behaviour. Specifically, this study tests the hypothesis that transposition is a more effective intervention than rhythm training and four-hands piano sight-reading repertoire. To verify this hypothesis, twenty-seven undergraduate students were randomized in one experimental and two control-groups in a pre-post-test after a SR training. The errors were scored in pitch, rhythm and hesitation. The individual errors were collected from three different tests in three graduated levels of difficulty in tonal repertoire (27 students x 3 tests x 3 levels), resulting in 243 scores (n=243). The students performances were recorded and statistically analysed by the Generalized Linear Models. The results showed that the students developed their sight-reading competences in 30%, although the interventions (transposition, rhythm training and four-hands repertoire) did not have any significantly effect on errors reduction (p=0,96). The research concludes that it is imperative to promote the training of the sight-reading specialist teacher. The data analysis revealed other findings: a) to practice bass clef reading, to practice more rhythm than pitch and to practice more left-hand than right-hand promotes SR significant development; b) isolated strategies had no effects in students scores; c) a hybrid approach with three or more predict variables seems to be the best way to develop a great competence in SR, as previous research in this area confirmed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPiano Instrução e estudosMusicaLeitura a primeira vista (musica)PianoLeitura à Primeira VistaEstratégias PedagógicasExperimentoModelos Lineares GeneralizadosAs estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsampaio_marcelo___tese_final.pdfapplication/pdf11325439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQQHE2/1/sampaio_marcelo___tese_final.pdf2857518555f678504d53f4f8ddbd366eMD51TEXTsampaio_marcelo___tese_final.pdf.txtsampaio_marcelo___tese_final.pdf.txtExtracted texttext/plain447181https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQQHE2/2/sampaio_marcelo___tese_final.pdf.txtf56b6a5229b69b4c0e43bd03a7b91e68MD521843/AAGS-AQQHE22019-11-14 16:38:04.553oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AQQHE2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:38:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
title As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
spellingShingle As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
Marcelo Almeida Sampaio
Piano
Leitura à Primeira Vista
Estratégias Pedagógicas
Experimento
Modelos Lineares Generalizados
Piano Instrução e estudos
Musica
Leitura a primeira vista (musica)
title_short As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
title_full As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
title_fullStr As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
title_full_unstemmed As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
title_sort As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
author Marcelo Almeida Sampaio
author_facet Marcelo Almeida Sampaio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Diana Santiago da Fonseca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv José Antônio Baêta Zille
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Margarida Maria Borghoff
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Renato Tocantins Sampaio
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Almeida Sampaio
contributor_str_mv Patricia Furst Santiago
Diana Santiago da Fonseca
José Antônio Baêta Zille
Margarida Maria Borghoff
Renato Tocantins Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
Leitura à Primeira Vista
Estratégias Pedagógicas
Experimento
Modelos Lineares Generalizados
topic Piano
Leitura à Primeira Vista
Estratégias Pedagógicas
Experimento
Modelos Lineares Generalizados
Piano Instrução e estudos
Musica
Leitura a primeira vista (musica)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Piano Instrução e estudos
Musica
Leitura a primeira vista (musica)
description Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T21:52:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T21:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQQHE2/1/sampaio_marcelo___tese_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQQHE2/2/sampaio_marcelo___tese_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2857518555f678504d53f4f8ddbd366e
f56b6a5229b69b4c0e43bd03a7b91e68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589474906537984