Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253305 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar os recursos de acessibilidade disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo para a garantia de acesso e permanência dos estudantes cegos e com baixa visão na escola no período de 2020 a 2021 para as disciplinas da área do ensino de ciências. Desta forma, a reflexão central do texto foi: o direito ao acesso e a permanência à educação de estudantes cegos e com baixa visão do Estado de São Paulo foram garantidos com o projeto educacional implementado durante o período de isolamento social? Para tanto, utilizou-se como metodologias a pesquisa documental e análise de websites referentes a temática do estudo. Os resultados evidenciaram a exclusão que o ensino remoto proporcionou aos estudantes cegos e com baixa visão no processo de aprendizagem, tendo em vista a ausência de recursos de audiodescrição e materiais disponibilizados em braile nas escolas. |
id |
UNSP_16550e658eedee8250f720efc7434ec1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/253305 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visãoRemote learning during the Covid-19 pandemic in state schools in the state of São Paulo: accebility for blind and low-vision students is in checkCentro de mídiasAcessibilidadeEnsino remotoMedia centerAccessibilityRemote teachingO objetivo deste artigo é analisar os recursos de acessibilidade disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo para a garantia de acesso e permanência dos estudantes cegos e com baixa visão na escola no período de 2020 a 2021 para as disciplinas da área do ensino de ciências. Desta forma, a reflexão central do texto foi: o direito ao acesso e a permanência à educação de estudantes cegos e com baixa visão do Estado de São Paulo foram garantidos com o projeto educacional implementado durante o período de isolamento social? Para tanto, utilizou-se como metodologias a pesquisa documental e análise de websites referentes a temática do estudo. Os resultados evidenciaram a exclusão que o ensino remoto proporcionou aos estudantes cegos e com baixa visão no processo de aprendizagem, tendo em vista a ausência de recursos de audiodescrição e materiais disponibilizados em braile nas escolas.The objective of this article is to analyze the accessibility resources made available by the Government of the State of São Paulo to guarantee access and permanence of blind and low-vision students in school in the period from 2020 to 2021 for subjects in the area of science teaching. Thus, the central reflection of the text was: the right to access and permanence in education of blind and low-vision students in the State of São Paulo were guaranteed with the educational project implemented during the period of social isolation? To this end, documentary research and analysis of websites related to the theme of the study were used as methodologies. The results showed the exclusion that remote teaching provided to blind and low-vision students in the learning process, in view of the absence of audio description resources and materials available in Braille in schools.Versão final do editor2024-02-15T19:14:50Z2024-02-15T19:14:50Z2024-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIPPE, Eliza Marcia Oliveira; CAMARGO, Eder Pires de. Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 5, e024001, p. 1-15, 2024.2675-4258https://hdl.handle.net/11449/253305porRevista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn)Lippe, Eliza Marcia Oliveira Lippe [UNESP]Camargo, Eder Pires [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:07:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253305Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:51:57.796349Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão Remote learning during the Covid-19 pandemic in state schools in the state of São Paulo: accebility for blind and low-vision students is in check |
title |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão |
spellingShingle |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão Lippe, Eliza Marcia Oliveira Lippe [UNESP] Centro de mídias Acessibilidade Ensino remoto Media center Accessibility Remote teaching |
title_short |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão |
title_full |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão |
title_fullStr |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão |
title_sort |
Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão |
author |
Lippe, Eliza Marcia Oliveira Lippe [UNESP] |
author_facet |
Lippe, Eliza Marcia Oliveira Lippe [UNESP] Camargo, Eder Pires [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Eder Pires [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lippe, Eliza Marcia Oliveira Lippe [UNESP] Camargo, Eder Pires [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de mídias Acessibilidade Ensino remoto Media center Accessibility Remote teaching |
topic |
Centro de mídias Acessibilidade Ensino remoto Media center Accessibility Remote teaching |
description |
O objetivo deste artigo é analisar os recursos de acessibilidade disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo para a garantia de acesso e permanência dos estudantes cegos e com baixa visão na escola no período de 2020 a 2021 para as disciplinas da área do ensino de ciências. Desta forma, a reflexão central do texto foi: o direito ao acesso e a permanência à educação de estudantes cegos e com baixa visão do Estado de São Paulo foram garantidos com o projeto educacional implementado durante o período de isolamento social? Para tanto, utilizou-se como metodologias a pesquisa documental e análise de websites referentes a temática do estudo. Os resultados evidenciaram a exclusão que o ensino remoto proporcionou aos estudantes cegos e com baixa visão no processo de aprendizagem, tendo em vista a ausência de recursos de audiodescrição e materiais disponibilizados em braile nas escolas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-15T19:14:50Z 2024-02-15T19:14:50Z 2024-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIPPE, Eliza Marcia Oliveira; CAMARGO, Eder Pires de. Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 5, e024001, p. 1-15, 2024. 2675-4258 https://hdl.handle.net/11449/253305 |
identifier_str_mv |
LIPPE, Eliza Marcia Oliveira; CAMARGO, Eder Pires de. Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 5, e024001, p. 1-15, 2024. 2675-4258 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/253305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129130459299840 |