A divulgação dos resultados do IDEB na mídia: desvelando projetos privatistas?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237254 |
Resumo: | A seguinte pesquisa busca analisar as notícias de divulgação do ano de 2018 referentes ao IDEB de 2017 em dois portais de comunicação (G1 e Folha de S. Paulo) e como estas criam um ambiente propicio para se justificar processos de privatização do ensino básico e a reforma do ensino médio. Visto que a apropriação desses resultados tem se tornado totalmente aceitável, descartando as variáveis que podem ocorrer em diferentes lugares e que afetariam os resultados finais da avaliação, a hipótese deste trabalho é que a ampla divulgação na mídia procura gerar um respaldo para que se possa vender uma educação que tem como objetivo o resultado imediato através de um gerenciamento escolar, cujo reflexo dessa ação está totalmente nos índices que essa gestão pode alcançar. Este trabalho também destacará como as escolas públicas, especialmente as municipais buscam parcerias com o setor privado com o objetivo de propor maneiras para que se alcance os índices estipulados para aquele ano de avaliação. |
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A divulgação dos resultados do IDEB na mídia: desvelando projetos privatistas?The dissemination of IDEB results in the media: unveiling privatist projects?IDEBPrivatizaçãoAvaliaçãoA seguinte pesquisa busca analisar as notícias de divulgação do ano de 2018 referentes ao IDEB de 2017 em dois portais de comunicação (G1 e Folha de S. Paulo) e como estas criam um ambiente propicio para se justificar processos de privatização do ensino básico e a reforma do ensino médio. Visto que a apropriação desses resultados tem se tornado totalmente aceitável, descartando as variáveis que podem ocorrer em diferentes lugares e que afetariam os resultados finais da avaliação, a hipótese deste trabalho é que a ampla divulgação na mídia procura gerar um respaldo para que se possa vender uma educação que tem como objetivo o resultado imediato através de um gerenciamento escolar, cujo reflexo dessa ação está totalmente nos índices que essa gestão pode alcançar. Este trabalho também destacará como as escolas públicas, especialmente as municipais buscam parcerias com o setor privado com o objetivo de propor maneiras para que se alcance os índices estipulados para aquele ano de avaliação.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Maria Mikaaely Saraiva de2022-10-27T17:53:35Z2022-10-27T17:53:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-20T06:37:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237254Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:32.440007Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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