Leitura na educação infantil: implicações da Teoria Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Laura Ribeiro da [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137750
Resumo: O presente texto apresenta o resultado da pesquisa de doutorado intitulada “Leitura na Educação Infantil: implicações da Teoria Histórico-Cultural”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília/SP. Nesta pesquisa, busco analisar a prática educativa de leitura acompanhada por dois anos consecutivos com uma turma de crianças em idade pré-escolar na rede municipal de Cubatão (SP) sob o enfoque das implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. Orientada por estudos anteriores, inquietou-me a indagação: quais as diretrizes para um trabalho educativo com a leitura que contemple as implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural? Com base nessa indagação, essa investigação visa analisar a prática educativa de leitura desenvolvida com crianças em idade pré-escolar. Dessa análise, visa-se compreender as diretrizes que subsidiem uma proposta de trabalho com a Leitura na Educação Infantil, de forma que não antecipe a escolaridade e que possibilite um aprendizado não mecanizado, mas desenvolvente das potencialidades humanas na criança. A prática pedagógica desenvolvida e registrada baseou-se nas Técnicas de Ensino de Célestin Freinet e foram realizadas pela pesquisadora como professora junto à Rede Municipal de Cubatão/SP. Os procedimentos metodológicos se pautaram em estudos bibliográficos, registros e reflexão sobre a própria prática educativa, e análise desses registros à luz das implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. Como considerações finais, é possível destacar que, na Educação Infantil, o ensino pautado nas técnicas Freinet contempla as Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e possibilita à criança a apropriação da Leitura como objeto cultural da Humanidade de forma não mecanizada, mas que responda às necessidades infantis.
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