Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sasso, Bruna Assem [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137792
Resumo: Este trabalho trata de buscar as possíveis relações entre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem oral e a aquisição da linguagem escrita, segundo Jean Piaget e Emilia Ferreiro. Parte dos seguintes questionamentos: será que existe(m) relação(ões) entre a psicogênese do pensamento e da linguagem oral e a psicogênese da língua escrita? E qual o papel da linguagem oral na aquisição da língua escrita? Realizamos então um estudo comparativo entre o processo de aquisição da língua escrita e o processo de aquisição da língua oral abordados em duas obras consideradas clássicas dos referidos autores, e, mediante tal análise, encontramos que tanto no desenvolvimento do pensamento e da linguagem oral, quanto no desenvolvimento da língua escrita, existe um processo construtivo de natureza conceitual. Pudemos ainda evidenciar que na aquisição da linguagem escrita o sujeito leva em conta a aquisição da linguagem oral e em ambas as psicogêneses o papel da imagem é crucial: servindo tanto de base como de empecilho para os progressos. Assim, certos de que não basta simplesmente ao sujeito ter uma linguagem para alcançar uma escrita, acreditamos que é antes necessário a ele certo grau de reflexão sobre a linguagem oral que lhe permita tomar consciência dos mecanismos de suas propriedades, pois há um estreito vínculo entre o desenvolvimento da língua oral e o da língua escrita, que deve ser considerado pelos pedagogos para a compreensão da língua escrita das crianças.
id UNSP_1732193228162703487fc73ae7b7f444
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137792
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogosThought, language and written language according to genetic epistemology: processes and buildings similarEducaçãoProcesso de conceptualizaçãoPensamento e linguagemLíngua escritaConstrutivismoProcess of conceptualizationEducationThought and languageWritten languageConstructivismEste trabalho trata de buscar as possíveis relações entre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem oral e a aquisição da linguagem escrita, segundo Jean Piaget e Emilia Ferreiro. Parte dos seguintes questionamentos: será que existe(m) relação(ões) entre a psicogênese do pensamento e da linguagem oral e a psicogênese da língua escrita? E qual o papel da linguagem oral na aquisição da língua escrita? Realizamos então um estudo comparativo entre o processo de aquisição da língua escrita e o processo de aquisição da língua oral abordados em duas obras consideradas clássicas dos referidos autores, e, mediante tal análise, encontramos que tanto no desenvolvimento do pensamento e da linguagem oral, quanto no desenvolvimento da língua escrita, existe um processo construtivo de natureza conceitual. Pudemos ainda evidenciar que na aquisição da linguagem escrita o sujeito leva em conta a aquisição da linguagem oral e em ambas as psicogêneses o papel da imagem é crucial: servindo tanto de base como de empecilho para os progressos. Assim, certos de que não basta simplesmente ao sujeito ter uma linguagem para alcançar uma escrita, acreditamos que é antes necessário a ele certo grau de reflexão sobre a linguagem oral que lhe permita tomar consciência dos mecanismos de suas propriedades, pois há um estreito vínculo entre o desenvolvimento da língua oral e o da língua escrita, que deve ser considerado pelos pedagogos para a compreensão da língua escrita das crianças.This work is to seek possible links between the development of thought and spoken language and written language acquisition, according to Jean Piaget and Emilia Ferreiro. Some are the following questions: is (are) there relationship between the psychogenesis of thought and oral language and the psychogenesis of written language? What is the role of oral language in the acquisition of written language? Then, we carried out a comparative study of the written language acquisition process and the acquisition of spoken language addressed in two works considered classic of these authors, and through this analysis, we found that both in the development of thought and oral language, as in the development of written language, there is a constructive process of conceptual nature. Furthermore, we show that in the acquisition of written language, the subject takes into account the acquisition of spoken language and, in the two developments, the role of the image is crucial: serving both base as hindrance to progress. Thus, certain that not simply just the subject have a language to reach a written, we believe that it is rather necessary to it a degree of reflection on the oral language that allows to be aware of the mechanisms of their properties, because there is a close link between the development of oral language and the written language, which should be considered by educators in understanding the written language of children.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sasso, Bruna Assem [UNESP]2016-04-06T16:36:04Z2016-04-06T16:36:04Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13779200086675633004110040P55947319585220923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137792Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos
Thought, language and written language according to genetic epistemology: processes and buildings similar
title Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos
spellingShingle Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos
Sasso, Bruna Assem [UNESP]
Educação
Processo de conceptualização
Pensamento e linguagem
Língua escrita
Construtivismo
Process of conceptualization
Education
Thought and language
Written language
Constructivism
title_short Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos
title_full Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos
title_fullStr Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos
title_full_unstemmed Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos
title_sort Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos
author Sasso, Bruna Assem [UNESP]
author_facet Sasso, Bruna Assem [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sasso, Bruna Assem [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Processo de conceptualização
Pensamento e linguagem
Língua escrita
Construtivismo
Process of conceptualization
Education
Thought and language
Written language
Constructivism
topic Educação
Processo de conceptualização
Pensamento e linguagem
Língua escrita
Construtivismo
Process of conceptualization
Education
Thought and language
Written language
Constructivism
description Este trabalho trata de buscar as possíveis relações entre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem oral e a aquisição da linguagem escrita, segundo Jean Piaget e Emilia Ferreiro. Parte dos seguintes questionamentos: será que existe(m) relação(ões) entre a psicogênese do pensamento e da linguagem oral e a psicogênese da língua escrita? E qual o papel da linguagem oral na aquisição da língua escrita? Realizamos então um estudo comparativo entre o processo de aquisição da língua escrita e o processo de aquisição da língua oral abordados em duas obras consideradas clássicas dos referidos autores, e, mediante tal análise, encontramos que tanto no desenvolvimento do pensamento e da linguagem oral, quanto no desenvolvimento da língua escrita, existe um processo construtivo de natureza conceitual. Pudemos ainda evidenciar que na aquisição da linguagem escrita o sujeito leva em conta a aquisição da linguagem oral e em ambas as psicogêneses o papel da imagem é crucial: servindo tanto de base como de empecilho para os progressos. Assim, certos de que não basta simplesmente ao sujeito ter uma linguagem para alcançar uma escrita, acreditamos que é antes necessário a ele certo grau de reflexão sobre a linguagem oral que lhe permita tomar consciência dos mecanismos de suas propriedades, pois há um estreito vínculo entre o desenvolvimento da língua oral e o da língua escrita, que deve ser considerado pelos pedagogos para a compreensão da língua escrita das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06T16:36:04Z
2016-04-06T16:36:04Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137792
000866756
33004110040P5
5947319585220923
url http://hdl.handle.net/11449/137792
identifier_str_mv 000866756
33004110040P5
5947319585220923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128137496625152