Criação do fundo Ananás Paulista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Agr_rias_e_Veterin_rias/Agraria10.htm http://hdl.handle.net/11449/148471 |
Resumo: | Introdução: O crescimento da área plantada de abacaxi nos Estados do Pará, Tocantins e São Paulo, elevou a posição do Brasil como 2o produtor mundial desta frutífera, sendo superado apenas pela Tailândia. Levando-se em consideração que os frutos são comercializados em sua grande maioria no mercado interno na forma de fruta fresca, têm ocorrido nos últimos anos sérios problemas de mercado por parte do produtor. Objetivos: Cadastramento dos produtores de abacaxi no Estado de São Paulo; coleta de dados estatísticos atualizados e confiáveis de previsão de colheita e estimativa de plantio; estímulo ao uso da indução floral artificial planejada entre médios e grandes produtores, como fator de estabilidade de mercado; cadastro de compradores inadimplentes na última safra; estudos de mercado sobre o potencial de mercado interno e externo de suco natural e concentrado de abacaxi; e finalmente, implantação de uma campanha promocional do fruto do abacaxi no período de safra, visando aumento de consumo. Métodos: Foram realizadas reuniões com produtores de Bauru e Guaraçaí (SP), Secretaria Estadual da Agricultura e as Universidades UNESP e USC, para a criação do Fundo Ananás Paulista. A proposta de funcionamento deste Fundo foi baseada no FundeCitrus e Fundo Passiflora. Para a campanha promocional do fruto do abacaxi foi apresentado um modelo de logotipo, marca própria do Fundo e a Campanha Institucional na forma de Outdoor e Mídia, desenvolvida pela Crayon Propaganda e Marketing de Bauru. Resultados: Após reuniões em Bauru (SP) e Guaraçaí (SP) os membros participantes apoiaram por unanimidade a Criação do Fundo, devido a necessidade de união e conscientização entre os produtores de abacaxi do Estado, visando melhorar o mercado interno. Está sendo realizado entre os membros uma análise sobre a Proposta de Estatuto do Fundo do Desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro do Abacaxi, denominado Fundo Ananás Paulista. |
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Criação do fundo Ananás PaulistaIntrodução: O crescimento da área plantada de abacaxi nos Estados do Pará, Tocantins e São Paulo, elevou a posição do Brasil como 2o produtor mundial desta frutífera, sendo superado apenas pela Tailândia. Levando-se em consideração que os frutos são comercializados em sua grande maioria no mercado interno na forma de fruta fresca, têm ocorrido nos últimos anos sérios problemas de mercado por parte do produtor. Objetivos: Cadastramento dos produtores de abacaxi no Estado de São Paulo; coleta de dados estatísticos atualizados e confiáveis de previsão de colheita e estimativa de plantio; estímulo ao uso da indução floral artificial planejada entre médios e grandes produtores, como fator de estabilidade de mercado; cadastro de compradores inadimplentes na última safra; estudos de mercado sobre o potencial de mercado interno e externo de suco natural e concentrado de abacaxi; e finalmente, implantação de uma campanha promocional do fruto do abacaxi no período de safra, visando aumento de consumo. Métodos: Foram realizadas reuniões com produtores de Bauru e Guaraçaí (SP), Secretaria Estadual da Agricultura e as Universidades UNESP e USC, para a criação do Fundo Ananás Paulista. A proposta de funcionamento deste Fundo foi baseada no FundeCitrus e Fundo Passiflora. Para a campanha promocional do fruto do abacaxi foi apresentado um modelo de logotipo, marca própria do Fundo e a Campanha Institucional na forma de Outdoor e Mídia, desenvolvida pela Crayon Propaganda e Marketing de Bauru. Resultados: Após reuniões em Bauru (SP) e Guaraçaí (SP) os membros participantes apoiaram por unanimidade a Criação do Fundo, devido a necessidade de união e conscientização entre os produtores de abacaxi do Estado, visando melhorar o mercado interno. Está sendo realizado entre os membros uma análise sobre a Proposta de Estatuto do Fundo do Desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro do Abacaxi, denominado Fundo Ananás Paulista.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Horticultura, Faculdade de Ciências Agronômicas de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Horticultura, Faculdade de Ciências Agronômicas de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade do Sagrado Coração (USC)Oliveira, Orlando Marcos deSampaio, Aloísio Costa [UNESP]Fumis, Terezinha de Fátima [UNESP]Leonel, Sarita [UNESP]2017-01-18T18:11:48Z2017-01-18T18:11:48Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Agr_rias_e_Veterin_rias/Agraria10.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1484717667223866468724PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:24:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:17:05.277607Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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