O esvaziamento dos conteúdos matemáticos no currículo do estado de São Paulo: consequências no ensino da química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Creste, Josiani Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181479
Resumo: Este trabalho aborda aspectos que contribuem para a superação do esvaziamento dos conteúdos matemáticos que são essenciais para o desenvolvimento dos conceitos químicos presentes no Currículo Oficial do Estado de São Paulo para a 1ª Série do Ensino Médio, sob a ótica da Pedagogia Histórico-Crítica. A problemática da pesquisa levou em consideração os seguintes questionamentos: Como resgatar os conceitos de Matemática necessários para a compreensão da Química por meio da articulação entre esses dois saberes? A defasagem dos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental desfavorece a apropriação dos conceitos químicos no Ensino Médio? Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método da pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados a observação qualitativa. Adotaram-se como referenciais teóricos as obras de Dermeval Saviani, Newton Duarte, José Paulino Orso, Julia Malnchen, Ana Carolina G. Marsiglia, Mara Sueli Simão Moraes entre outros autores. O produto educacional desta pesquisa trata-se de uma Sequência Didática desenvolvida e aplicada a uma sala 1ª série do Ensino Médio com 31 alunos de uma escola da Rede Estadual, localizada em um distrito de um município paulista. As atividades foram ordenadas e estruturadas a partir de um tema político-social, articulando os conceitos matemáticos ao ensino de Química e assim desenvolvendo conhecimento significativo em ambas as áreas. Os dados demonstraram que, apesar da grande dificuldade apresentada pelos alunos durante a realização das atividades, o tema político-social auxiliou na consolidação dos conceitos matemáticos e despertou o interesse pela Química e pela Matemática. Além disso, a contextualização sob a ótica da Pedagogia Histórico-Crítica auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico em relação ao tema político-social bebidas energéticas.
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