A dimensão moral em contos de Machado de Assis e nas Operette morali de Giacomo Leopardi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180403 |
Resumo: | Machado de Assis e Giacomo Leopardi são reconhecidos especialmente como romancista e poeta, respectivamente, e têm sido objeto de estudos comparativos há pelo menos cinquenta anos. Nossa pesquisa parte desses resultados, contudo exploramos o caráter literário da prosa machadiana e leopardiana por meio das relações filosóficas pertinentes às representações do caráter humano pelas manifestações dos impulsos em obras de curta extensão. Dessa forma, o trabalho investiga a dimensão moral e a matéria literária em uma análise comparativa das Operette morali (escritas de 1824 a 1832 por Giacomo Leopardi) e dos contos machadianos Verba testamentária (do livro Papéis Avulsos, de 1882), Fulano, O lapso (de Histórias Sem Data, de 1884), Viver! (de Várias Histórias, de 1896), Ideias de canário (de Páginas Recolhidas, de 1899), Evolução (de Relíquias da Casa Velha, de 1906) e A carteira (publicado em 1884, e recolhido na seção “Outros contos”, da Obra completa). Exploramos as afinidades no tratamento das reações humanas em meio a diversas situações de exigência emocional, bem como o equilíbrio, por vezes chamado de ironia, do ponto de vista em contos, novelas e diálogos, o que ressalta a escolha dos gêneros. |
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A dimensão moral em contos de Machado de Assis e nas Operette morali de Giacomo LeopardiThe moral dimension in short stories of Machado de Assis and Operetti morali by Giacomo Leopardi.Machado de AssisGiacomo LeopardiGêneros brevesDimensão moralEmoçõesShort genresMoral dimensionEmotionsMachado de Assis e Giacomo Leopardi são reconhecidos especialmente como romancista e poeta, respectivamente, e têm sido objeto de estudos comparativos há pelo menos cinquenta anos. Nossa pesquisa parte desses resultados, contudo exploramos o caráter literário da prosa machadiana e leopardiana por meio das relações filosóficas pertinentes às representações do caráter humano pelas manifestações dos impulsos em obras de curta extensão. Dessa forma, o trabalho investiga a dimensão moral e a matéria literária em uma análise comparativa das Operette morali (escritas de 1824 a 1832 por Giacomo Leopardi) e dos contos machadianos Verba testamentária (do livro Papéis Avulsos, de 1882), Fulano, O lapso (de Histórias Sem Data, de 1884), Viver! (de Várias Histórias, de 1896), Ideias de canário (de Páginas Recolhidas, de 1899), Evolução (de Relíquias da Casa Velha, de 1906) e A carteira (publicado em 1884, e recolhido na seção “Outros contos”, da Obra completa). Exploramos as afinidades no tratamento das reações humanas em meio a diversas situações de exigência emocional, bem como o equilíbrio, por vezes chamado de ironia, do ponto de vista em contos, novelas e diálogos, o que ressalta a escolha dos gêneros.Machado de Assis and Giacomo Leopardi are recognized especially as novelists and poet, respectively, and have been the subject of comparative studies for at least fifty years. Our research is based on these results, but we explore the literary character of Machadian and Leopardian prose through philosophical relations pertinent to the representations of human character by the manifestations of impulses in short works. In this way, the work investigates the moral dimension and the literary matter in a comparative analysis of the Operette morali (writings of 1824 to 1832 by Giacomo Leopardi) and of the Machadian tales Testamentary Disposition (of the book Miscellaneous Papers, of 1882), Fulano, The Lapse (of Undated Stories, 1884), Life! (from 1896), Canary thoughts (from Collected Pages, 1899), Evolution (from Relics from an Old House, 1906) and The Wallet (published in 1884, and collected in the "Other Stories" section of Complete work). We explore affinities in the treatment of human reactions in the midst of various situations of emotional exigency, as well as the balance, sometimes called irony, from the point of view of stories, novels and dialogues, which emphasizes the choice of genres.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2016/13749-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Betella, Gabriela Kvacek [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menocci, Ana Carolina2019-01-10T12:36:58Z2019-01-10T12:36:58Z2018-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18040300091151033004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:59:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180403Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:28:43.392014Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Machado de Assis e Giacomo Leopardi são reconhecidos especialmente como romancista e poeta, respectivamente, e têm sido objeto de estudos comparativos há pelo menos cinquenta anos. Nossa pesquisa parte desses resultados, contudo exploramos o caráter literário da prosa machadiana e leopardiana por meio das relações filosóficas pertinentes às representações do caráter humano pelas manifestações dos impulsos em obras de curta extensão. Dessa forma, o trabalho investiga a dimensão moral e a matéria literária em uma análise comparativa das Operette morali (escritas de 1824 a 1832 por Giacomo Leopardi) e dos contos machadianos Verba testamentária (do livro Papéis Avulsos, de 1882), Fulano, O lapso (de Histórias Sem Data, de 1884), Viver! (de Várias Histórias, de 1896), Ideias de canário (de Páginas Recolhidas, de 1899), Evolução (de Relíquias da Casa Velha, de 1906) e A carteira (publicado em 1884, e recolhido na seção “Outros contos”, da Obra completa). Exploramos as afinidades no tratamento das reações humanas em meio a diversas situações de exigência emocional, bem como o equilíbrio, por vezes chamado de ironia, do ponto de vista em contos, novelas e diálogos, o que ressalta a escolha dos gêneros. |
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