Dialogicidade e Matemática: uma proposta na educação com pessoas jovens, adultas e idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Suzana Aparecida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252751
Resumo: Ensinar matemática através de metodologias que assumam o diálogo como central pode impulsionar o aluno a descobrir uma matemática cotidiana, presente em um contexto que ele reconheça em sua prática diária. Tendo em vista essa premissa, o objetivo da pesquisa aqui relatada é compreender as potencialidades de ação que propostas inspiradas nos temas geradores de Paulo Freire podem ter dentro de uma sala de aula da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Em outras palavras, buscaremos indícios de possíveis respostas para a interrogação: “Que discussões emergem em uma sala de aula de Matemática da Educação de Jovens, Adultos e Idosos ao se trabalhar com propostas inspiradas nos temas geradores?”. A dialogicidade freiriana é fio condutor de nossa proposta, que foi desenvolvida a partir dos três momentos pedagógicos (3MP), a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Para alcançar o objetivo supracitado, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, em uma sala de aula do Ensino Médio da EJAI, em uma escola estadual da cidade de Rio Claro/SP. Ao todo, 33 alunos participaram dos 12 encontros presenciais, sendo a heterogeneidade presente em sala de aula um importante elemento, pois diferentes opiniões geraram debate e contribuíram para a produção de conhecimento. A violência, presente não apenas no Brasil, mas no mundo, foi a alavanca propulsora de nossas discussões, trazendo a realidade cotidiana para a sala de aula – e, a partir dela, pudemos construir matemática. O processo dialógico foi fundamental nessa relação construída em sala de aula, pois, com base em nossas inquietações, surgiram discussões sobre preconceito e violência, que alavancaram dados que foram fundamentais para a construção de um infográfico, a partir do qual construímos conhecimento matemático. Dos dados produzidos nos encontros, três categorias para análise emergiram, sendo elas: o papel da educação no combate à violência; a importância da conclusão dos estudos para o ingresso e permanência no mundo do trabalho; o uso das tecnologias e sua presença nas práticas de ensino. Os resultados apresentaram um forte processo de conscientização dos sujeitos da EJAI com relação à importância da retomada dos estudos e do seu papel na construção de cidadania. Somente a emancipação dos sujeitos pode possibilitar a conscientização do seu papel na sociedade e, a partir daí, oportunizar a esses sujeitos uma cobrança ativa dos direitos que lhes são negados por aqueles que são eleitos para defendê-los.
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Em outras palavras, buscaremos indícios de possíveis respostas para a interrogação: “Que discussões emergem em uma sala de aula de Matemática da Educação de Jovens, Adultos e Idosos ao se trabalhar com propostas inspiradas nos temas geradores?”. A dialogicidade freiriana é fio condutor de nossa proposta, que foi desenvolvida a partir dos três momentos pedagógicos (3MP), a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Para alcançar o objetivo supracitado, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, em uma sala de aula do Ensino Médio da EJAI, em uma escola estadual da cidade de Rio Claro/SP. Ao todo, 33 alunos participaram dos 12 encontros presenciais, sendo a heterogeneidade presente em sala de aula um importante elemento, pois diferentes opiniões geraram debate e contribuíram para a produção de conhecimento. A violência, presente não apenas no Brasil, mas no mundo, foi a alavanca propulsora de nossas discussões, trazendo a realidade cotidiana para a sala de aula – e, a partir dela, pudemos construir matemática. O processo dialógico foi fundamental nessa relação construída em sala de aula, pois, com base em nossas inquietações, surgiram discussões sobre preconceito e violência, que alavancaram dados que foram fundamentais para a construção de um infográfico, a partir do qual construímos conhecimento matemático. Dos dados produzidos nos encontros, três categorias para análise emergiram, sendo elas: o papel da educação no combate à violência; a importância da conclusão dos estudos para o ingresso e permanência no mundo do trabalho; o uso das tecnologias e sua presença nas práticas de ensino. Os resultados apresentaram um forte processo de conscientização dos sujeitos da EJAI com relação à importância da retomada dos estudos e do seu papel na construção de cidadania. Somente a emancipação dos sujeitos pode possibilitar a conscientização do seu papel na sociedade e, a partir daí, oportunizar a esses sujeitos uma cobrança ativa dos direitos que lhes são negados por aqueles que são eleitos para defendê-los.Teaching mathematics through methodologies that assume dialogue as central role can encourage students to discover everyday mathematics, present in a context that they recognize in their daily practice. Given this premise, the research reported here aims to comprehend the action potentialities that proposals inspired by Paulo Freire’s generating themes can have within a Youth, Adult, and Elderly Education (EJAI) classroom. In other words, we will look for indications of possible answers to the question: “What discussions emerge in a Mathematics classroom in the Education of Youth, Adults and Elderly people when working with proposals inspired by the generating themes?”. Freirian dialogicity is the guiding thread of our proposal that was developed from the three pedagogical moments (3MP), namely: Initial Problematization, Knowledge Organization, and Knowledge Application. To achieve the aforementioned aim, a qualitative participant-type research approach was carried out in a EJAI high school classroom, in a state school in the city of Rio Claro/SP. In total, 33 students participated in the 12 face-to-face meetings, with the heterogeneity present in the classroom being an important element, as different opinions generated debate and contributed to the production of knowledge. Violence, present not only in Brazil, but throughout the world, was a driving force in our discussions, bringing everyday reality into the classroom – and, based on it, we could build mathematics. The dialogical process was fundamental in this relationship built in the classroom, because, from our concerns, discussions about prejudice and violence arose, which leveraged data that were fundamental for the construction of an infographic, from which we built mathematical knowledge. From the data produced in the meetings, three categories for analysis emerged, namely: the role of education in combating violence; the importance of completing studies for entering and remaining in the world of work; the use of technologies and their presence in teaching practices. The results showed a strong process of awareness among EJAI subjects regarding the importance of resuming studies and their role in the construction of citizenship. Only the emancipation of subjects can make it possible to raise awareness of their role in society and, from there, provide these subjects with the opportunity to actively demand the rights that are denied to them by those elected to defend them.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzi, Lucas Carato [UNESP]Ricardo, Suzana Aparecida2024-01-16T11:18:25Z2024-01-16T11:18:25Z2023-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2527517559827815330234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:15:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252751Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:00:30.651606Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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