Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144589 |
Resumo: | Sistemas de comunicação suplementares e alternativos possibilitam o desenvolvimento da linguagem e da competência comunicativa de crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação. Dessa forma, os professores de Educação Infantil, com competência nas linguagens alternativas, podem dar suporte em comunicação suplementar e alternativa e contribuir para os processos de linguagem receptiva e expressiva das crianças, além de oferecer ensino de conteúdos pedagógicos, cuidados e brincadeiras. Esta pesquisa, teve os objetivos de analisar o processo de mediação no ensino durante um programa de intervenção em comunicação suplementar e alternativa na Educação Infantil e formação continuada do professor; e desenvolver e implementar uma proposta de estratégias, recursos e atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Participaram da pesquisa sete alunos com deficiência e necessidades complexas de comunicação de uma sala especial de Educação Infantil, a professora, duas auxiliares de sala, a pesquisadora e três classes do ensino regular da mesma escola. A coleta de dados foi realizada no período de maio a dezembro de 2010. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Na primeira etapa ocorreram orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação, apresentação dos sistemas de comunicação suplementares e alternativos e o vínculo dos sistemas com as questões de comunicação e a aprendizagem da leitura e escrita à professora; foi identificado o currículo da escola e o planejamento pedagógico da sala de aula. Na segunda etapa foram identificadas as habilidades dos alunos e a rotina da escola por meio de entrevistas com a professora. A terceira etapa consistiu da elaboração, adaptação e uso de recursos e sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Nessa etapa, foram selecionadas três canções infantis, conforme o planejamento pedagógico da professora. O programa foi desenvolvido no contexto do trabalho colaborativo. Durante o desenvolvimento das atividades, também foram realizadas avaliações assistidas e a professora registrou as atividades da rotina escolar relacionadas ao tema de cada música. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravação em áudio, filmagem, do uso do caderno de registro e do uso de protocolos. Neste estudo foi realizada a análise dos dados das filmagens e das avaliações processuais. Foram estabelecidas categorias e subcategorias e foram realizadas análises quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que o programa de intervenção na Educação Infantil possibilitou o suporte em comunicação suplementar e alternativa e o input de linguagem auxiliada por meio das estratégias utilizadas nas atividades pedagógicas para as crianças com e sem deficiência. O programa de intervenção também possibilitou a formação continuada da professora no uso de sistemas de comunicação suplementares e alternativos, e esta concluiu que o programa foi importante para sua formação e atuação pedagógica. Conclui-se, portanto, que as crianças da Educação Infantil têm especificidades e uma parceria entre o professor do ensino regular e o professor da Educação Especial se faz necessário para que haja o suporte em comunicação suplementar e alternativa para as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação. |
id |
UNSP_190129697f448f9ec8c3b0cc3eb60023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144589 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativaContinuing education of early childhood education's teacher in the context of augmentative and alternative communication systemsEducação especialEducação infantilMediação pedagógicaFormação continuada do professorSistemas suplementares e alternativos de comunicaçãoSpecial educationEarly childhood educationPedagogical mediationContinuing teacher educationAugmentative and alternative communicationSistemas de comunicação suplementares e alternativos possibilitam o desenvolvimento da linguagem e da competência comunicativa de crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação. Dessa forma, os professores de Educação Infantil, com competência nas linguagens alternativas, podem dar suporte em comunicação suplementar e alternativa e contribuir para os processos de linguagem receptiva e expressiva das crianças, além de oferecer ensino de conteúdos pedagógicos, cuidados e brincadeiras. Esta pesquisa, teve os objetivos de analisar o processo de mediação no ensino durante um programa de intervenção em comunicação suplementar e alternativa na Educação Infantil e formação continuada do professor; e desenvolver e implementar uma proposta de estratégias, recursos e atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Participaram da pesquisa sete alunos com deficiência e necessidades complexas de comunicação de uma sala especial de Educação Infantil, a professora, duas auxiliares de sala, a pesquisadora e três classes do ensino regular da mesma escola. A coleta de dados foi realizada no período de maio a dezembro de 2010. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Na primeira etapa ocorreram orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação, apresentação dos sistemas de comunicação suplementares e alternativos e o vínculo dos sistemas com as questões de comunicação e a aprendizagem da leitura e escrita à professora; foi identificado o currículo da escola e o planejamento pedagógico da sala de aula. Na segunda etapa foram identificadas as habilidades dos alunos e a rotina da escola por meio de entrevistas com a professora. A terceira etapa consistiu da elaboração, adaptação e uso de recursos e sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Nessa etapa, foram selecionadas três canções infantis, conforme o planejamento pedagógico da professora. O programa foi desenvolvido no contexto do trabalho colaborativo. Durante o desenvolvimento das atividades, também foram realizadas avaliações assistidas e a professora registrou as atividades da rotina escolar relacionadas ao tema de cada música. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravação em áudio, filmagem, do uso do caderno de registro e do uso de protocolos. Neste estudo foi realizada a análise dos dados das filmagens e das avaliações processuais. Foram estabelecidas categorias e subcategorias e foram realizadas análises quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que o programa de intervenção na Educação Infantil possibilitou o suporte em comunicação suplementar e alternativa e o input de linguagem auxiliada por meio das estratégias utilizadas nas atividades pedagógicas para as crianças com e sem deficiência. O programa de intervenção também possibilitou a formação continuada da professora no uso de sistemas de comunicação suplementares e alternativos, e esta concluiu que o programa foi importante para sua formação e atuação pedagógica. Conclui-se, portanto, que as crianças da Educação Infantil têm especificidades e uma parceria entre o professor do ensino regular e o professor da Educação Especial se faz necessário para que haja o suporte em comunicação suplementar e alternativa para as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação.Augmentative and alternative communication systems enable the development of language and communication skills of children with disabilities and complex communication needs. Thus, teachers of Early Childhood Education, with training, can provide support in augmentative and alternative communication, contribute to the receptive and expressive language processes of children, and teach educational content, care and play. This research had the aim to analyze the mediation process in education in an augmentative and alternative communication intervention program in early childhood education and continuing teacher education; and develop and implement a proposal of strategies, resources and educational activities through children's songs adapted to augmentative and alternative communication systems. The participants were seven students with disabilities and complex communication needs of a special class of Early Childhood Education, a teacher, two teaching assistants, the researcher and three classes of regular education. Data collection took place between May and December, 2010. For the development of this research, a 3-tier Alternative Communication Program was applied. In the first phase, the school curriculum and the class pedagogical planning were identified. Based on that, the teacher was introduced to systematic guidance concerning language and communication, Augmentative and Alternative Communication Systems as well as the links such systems have with communication issues and the acquisition of literacy. In the second phase, by means of interviews with the teacher, the school’s routine and the students’ abilities were identified. The third step consisted in the creation and adaptation of resources through Augmentative and Alternative Communication Systems. On that phase, three children’s songs were selected with a view to the teacher’s pedagogical planning. The activities were implemented through collaborative work. For the span of the interventions, assisted evaluations also took place and the teacher made a registry of school activities related to each song’s theme. The data were collected in audio recordings, video footage, registry book and through the filling out of protocols. This study focus on analyzing data from the footage and the procedural reviews. We established categories and subcategories and performed quantitative and qualitative analyses. The results indicated that the intervention program in early childhood education delivered needed support for augmentative and alternative communication and language input aided by the strategies used in educational activities for children both with and without disabilities; the intervention program led to the continuing education of the teacher on the use of augmentative and alternative communication systems, and the teacher concluded that the program was important for their training and pedagogical activities. Our conclusion is that preschool children have very particular specificities and that, therefore, a partnership between regular education teachers and special education teachers is needed so that there can be found support for augmentative and alternative communication for children with disabilities and complex communication needs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2013/13055-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Massaro, Munique [UNESP]2016-11-10T13:24:13Z2016-11-10T13:24:13Z2016-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14458900087549933004110040P55154063375333536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa Continuing education of early childhood education's teacher in the context of augmentative and alternative communication systems |
title |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
spellingShingle |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa Massaro, Munique [UNESP] Educação especial Educação infantil Mediação pedagógica Formação continuada do professor Sistemas suplementares e alternativos de comunicação Special education Early childhood education Pedagogical mediation Continuing teacher education Augmentative and alternative communication |
title_short |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title_full |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title_fullStr |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title_full_unstemmed |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title_sort |
Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
author |
Massaro, Munique [UNESP] |
author_facet |
Massaro, Munique [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Deliberato, Débora [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massaro, Munique [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação infantil Mediação pedagógica Formação continuada do professor Sistemas suplementares e alternativos de comunicação Special education Early childhood education Pedagogical mediation Continuing teacher education Augmentative and alternative communication |
topic |
Educação especial Educação infantil Mediação pedagógica Formação continuada do professor Sistemas suplementares e alternativos de comunicação Special education Early childhood education Pedagogical mediation Continuing teacher education Augmentative and alternative communication |
description |
Sistemas de comunicação suplementares e alternativos possibilitam o desenvolvimento da linguagem e da competência comunicativa de crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação. Dessa forma, os professores de Educação Infantil, com competência nas linguagens alternativas, podem dar suporte em comunicação suplementar e alternativa e contribuir para os processos de linguagem receptiva e expressiva das crianças, além de oferecer ensino de conteúdos pedagógicos, cuidados e brincadeiras. Esta pesquisa, teve os objetivos de analisar o processo de mediação no ensino durante um programa de intervenção em comunicação suplementar e alternativa na Educação Infantil e formação continuada do professor; e desenvolver e implementar uma proposta de estratégias, recursos e atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Participaram da pesquisa sete alunos com deficiência e necessidades complexas de comunicação de uma sala especial de Educação Infantil, a professora, duas auxiliares de sala, a pesquisadora e três classes do ensino regular da mesma escola. A coleta de dados foi realizada no período de maio a dezembro de 2010. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Na primeira etapa ocorreram orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação, apresentação dos sistemas de comunicação suplementares e alternativos e o vínculo dos sistemas com as questões de comunicação e a aprendizagem da leitura e escrita à professora; foi identificado o currículo da escola e o planejamento pedagógico da sala de aula. Na segunda etapa foram identificadas as habilidades dos alunos e a rotina da escola por meio de entrevistas com a professora. A terceira etapa consistiu da elaboração, adaptação e uso de recursos e sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Nessa etapa, foram selecionadas três canções infantis, conforme o planejamento pedagógico da professora. O programa foi desenvolvido no contexto do trabalho colaborativo. Durante o desenvolvimento das atividades, também foram realizadas avaliações assistidas e a professora registrou as atividades da rotina escolar relacionadas ao tema de cada música. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravação em áudio, filmagem, do uso do caderno de registro e do uso de protocolos. Neste estudo foi realizada a análise dos dados das filmagens e das avaliações processuais. Foram estabelecidas categorias e subcategorias e foram realizadas análises quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que o programa de intervenção na Educação Infantil possibilitou o suporte em comunicação suplementar e alternativa e o input de linguagem auxiliada por meio das estratégias utilizadas nas atividades pedagógicas para as crianças com e sem deficiência. O programa de intervenção também possibilitou a formação continuada da professora no uso de sistemas de comunicação suplementares e alternativos, e esta concluiu que o programa foi importante para sua formação e atuação pedagógica. Conclui-se, portanto, que as crianças da Educação Infantil têm especificidades e uma parceria entre o professor do ensino regular e o professor da Educação Especial se faz necessário para que haja o suporte em comunicação suplementar e alternativa para as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10T13:24:13Z 2016-11-10T13:24:13Z 2016-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144589 000875499 33004110040P5 5154063375333536 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144589 |
identifier_str_mv |
000875499 33004110040P5 5154063375333536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128145056858112 |