A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325 http://hdl.handle.net/11449/125059 |
Resumo: | Este trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando responder qual a ideia de cultura presente na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico era estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura eram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas. |
id |
UNSP_1929e64b724d2b58b386979e4404cadc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/125059 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolarEste trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando responder qual a ideia de cultura presente na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico era estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura eram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Edmundo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Edmundo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Lígia Márcia [UNESP]Rabatini, Vanessa Gertrudes2015-07-15T18:28:18Z2015-07-15T18:28:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article345-358http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325Revista Psicologia Política, v. 11, n. 22, p. 345-358, 2011.1519-549Xhttp://hdl.handle.net/11449/1250594750238843129381Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Psicologia Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:15:44.025812Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar |
title |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar |
spellingShingle |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar Martins, Lígia Márcia [UNESP] |
title_short |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar |
title_full |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar |
title_fullStr |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar |
title_full_unstemmed |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar |
title_sort |
A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar |
author |
Martins, Lígia Márcia [UNESP] |
author_facet |
Martins, Lígia Márcia [UNESP] Rabatini, Vanessa Gertrudes |
author_role |
author |
author2 |
Rabatini, Vanessa Gertrudes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Lígia Márcia [UNESP] Rabatini, Vanessa Gertrudes |
description |
Este trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando responder qual a ideia de cultura presente na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico era estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura eram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-07-15T18:28:18Z 2015-07-15T18:28:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325 Revista Psicologia Política, v. 11, n. 22, p. 345-358, 2011. 1519-549X http://hdl.handle.net/11449/125059 4750238843129381 |
url |
http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325 http://hdl.handle.net/11449/125059 |
identifier_str_mv |
Revista Psicologia Política, v. 11, n. 22, p. 345-358, 2011. 1519-549X 4750238843129381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Psicologia Política |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
345-358 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128912543186944 |