A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rabatini, Vanessa Gertrudes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325
http://hdl.handle.net/11449/125059
Resumo: Este trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando responder qual a ideia de cultura presente na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico era estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura eram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas.
id UNSP_1929e64b724d2b58b386979e4404cadc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125059
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolarEste trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando responder qual a ideia de cultura presente na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico era estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura eram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Edmundo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Edmundo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Lígia Márcia [UNESP]Rabatini, Vanessa Gertrudes2015-07-15T18:28:18Z2015-07-15T18:28:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article345-358http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325Revista Psicologia Política, v. 11, n. 22, p. 345-358, 2011.1519-549Xhttp://hdl.handle.net/11449/1250594750238843129381Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Psicologia Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:15:44.025812Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
title A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
spellingShingle A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
Martins, Lígia Márcia [UNESP]
title_short A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
title_full A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
title_fullStr A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
title_full_unstemmed A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
title_sort A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar
author Martins, Lígia Márcia [UNESP]
author_facet Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Rabatini, Vanessa Gertrudes
author_role author
author2 Rabatini, Vanessa Gertrudes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Rabatini, Vanessa Gertrudes
description Este trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando responder qual a ideia de cultura presente na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico era estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura eram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-07-15T18:28:18Z
2015-07-15T18:28:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325
Revista Psicologia Política, v. 11, n. 22, p. 345-358, 2011.
1519-549X
http://hdl.handle.net/11449/125059
4750238843129381
url http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle.php?id=325
http://hdl.handle.net/11449/125059
identifier_str_mv Revista Psicologia Política, v. 11, n. 22, p. 345-358, 2011.
1519-549X
4750238843129381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Psicologia Política
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 345-358
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128912543186944