A gestão pública do esporte universitário brasileiro: a bola não deve entrar por acaso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Cláudio Gomes [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151837
Resumo: O esporte universitário, bem como a área de gestão esportiva são nichos de altíssimo potencial de crescimento no Brasil. Entretanto, por diversos motivos, possuem pouca expressão e quando se discute suas prioridades no ensino superior público isto se potencializa. Percebe-se que, para um melhor planejamento e execução dos projetos esportivos voltados para o meio universitário é estritamente necessário um diagnóstico de todos os fatores envolvidos na gestão do esporte universitário no Brasil. Neste sentido, esta tese teve como objetivo geral descobrir qual a situação atual do esporte nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil e traçar um panorama preciso visando direcionar futuras políticas públicas e ações para o crescimento deste setor. Esta pesquisa, quanti-qualitativa e de caráter descritivo, foi realizada utilizando o método netnográfico. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Inventário de Mapeamento da Gestão Pública - Esporte Universitário (IMGP-EU), um questionário misto (perguntas objetivas e subjetivas) e estruturado em seis eixos temáticos criado exclusivamente para esta pesquisa. Foram pesquisadas seis Universidades Públicas Federais, sendo pelo menos uma de cada região do Brasil. O IMGP-EU foi enviado ao principal gestor diretamente ligado ao esporte de cada instituição. As respostas subjetivas foram categorizadas de acordo com a Análise de Conteúdo, e as respostas objetivas foram apresentadas por meio de gráficos e quadros explicativos usando estatística simples. Os resultados foram apresentados em 4 temáticas diferentes e ao final foi feito uma síntese de todo o conteúdo recolhido. Como conclusões entendemos que os gestores possuem características bem distintas entre si no que diz respeito à idade, ao cargo ocupado e ao nível de escolaridade. As Universidades pesquisadas são de grande porte, multicampi e em geral possuem mais de 20000 alunos. A maioria dos gestores afirmou ter uma estrutura adequada para a realização dos projetos, porém, com pouca disponibilidade de horários, visto que o mesmo espaço também é usado para outros fins. Como era esperado, não existe um modelo de gestão padrão, do qual resulta uma indefinição quanto ao real papel do esporte na universidade: Extensão ou Assistência Estudantil. Esta indefinição atrapalha quando se pensa no aspecto financeiro, pois não fica claro qual a fonte de recursos para este fim. Em virtude deste fato, o orçamento anual entre as instituições varia muito. A maioria dos projetos realizados são voltados para o esporte-participação, contudo, o foco maior verifica-se no esporte-desempenho, por meio da realização de torneios e da participação em eventos do calendário oficial da Confederação Brasileira de Desporto Universitário. Nas considerações finais foi apresentado um panorama geral dos 15 principais temas que permeiam a reformulação do esporte universitário no Brasil bem como soluções em curto prazo e soluções definitivas. Com isso será possível dar um primeiro passo na reformulação da gestão do esporte universitário no Brasil. Entende-se, portanto que esta tese atingiu os resultados esperados.
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Neste sentido, esta tese teve como objetivo geral descobrir qual a situação atual do esporte nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil e traçar um panorama preciso visando direcionar futuras políticas públicas e ações para o crescimento deste setor. Esta pesquisa, quanti-qualitativa e de caráter descritivo, foi realizada utilizando o método netnográfico. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Inventário de Mapeamento da Gestão Pública - Esporte Universitário (IMGP-EU), um questionário misto (perguntas objetivas e subjetivas) e estruturado em seis eixos temáticos criado exclusivamente para esta pesquisa. Foram pesquisadas seis Universidades Públicas Federais, sendo pelo menos uma de cada região do Brasil. O IMGP-EU foi enviado ao principal gestor diretamente ligado ao esporte de cada instituição. As respostas subjetivas foram categorizadas de acordo com a Análise de Conteúdo, e as respostas objetivas foram apresentadas por meio de gráficos e quadros explicativos usando estatística simples. Os resultados foram apresentados em 4 temáticas diferentes e ao final foi feito uma síntese de todo o conteúdo recolhido. Como conclusões entendemos que os gestores possuem características bem distintas entre si no que diz respeito à idade, ao cargo ocupado e ao nível de escolaridade. As Universidades pesquisadas são de grande porte, multicampi e em geral possuem mais de 20000 alunos. A maioria dos gestores afirmou ter uma estrutura adequada para a realização dos projetos, porém, com pouca disponibilidade de horários, visto que o mesmo espaço também é usado para outros fins. Como era esperado, não existe um modelo de gestão padrão, do qual resulta uma indefinição quanto ao real papel do esporte na universidade: Extensão ou Assistência Estudantil. Esta indefinição atrapalha quando se pensa no aspecto financeiro, pois não fica claro qual a fonte de recursos para este fim. Em virtude deste fato, o orçamento anual entre as instituições varia muito. A maioria dos projetos realizados são voltados para o esporte-participação, contudo, o foco maior verifica-se no esporte-desempenho, por meio da realização de torneios e da participação em eventos do calendário oficial da Confederação Brasileira de Desporto Universitário. Nas considerações finais foi apresentado um panorama geral dos 15 principais temas que permeiam a reformulação do esporte universitário no Brasil bem como soluções em curto prazo e soluções definitivas. Com isso será possível dar um primeiro passo na reformulação da gestão do esporte universitário no Brasil. Entende-se, portanto que esta tese atingiu os resultados esperados.College sports as well as sports management are areas with high potential for expansion in Brazil, however, for various reasons they have little expression and when discussing their priorities in Public College Education this is strengthened. It is perceived as necessary a diagnosis of all the factors involved on the management of college sports in Brazil for a better planning and execution of sports projects related the University environment. Therefore, this thesis general purpose is to find out the current sports situation in Public College Education Institutions in Brazil and to draw a precise panorama seeking future public policies and actions for the growth of this area. This qualitative and quantitative research with descriptive characteristics was carried out using the netnographic method. As a data collection instrument, it was used the Inventário de Mapeamento da Gestão Pública - Esporte Universitário (IMGP-EU), a mixed questionnaire (objective and subjective questions) structured in six thematic axes created exclusively for this research. Six Federal Universities were researched, arising at least one from each of Brazil’s country regions. The IMGP-EU was sent to the main manager directly linked to the sports area of each institution. The subjective answers were selected according to the content analysis and the objective answers were presented through graphics and explanatory charts using simple statistics. The results were presented in four different themes and at the end all collected content was summarized. As conclusions, we understand that managers have very different characteristics regarding their age, position and level of education. The Universities surveyed are huge, multicampus and generally have more than 20,000 students. Most managers stated that they have a suitable structure for the acomplishment of the projects, however, with little schedule availability, since the same space is also used for other purposes. As expected, there is no standard management model and no definition of the real role of sports in Public College Education: if it is considered an “Extension” or “Student Assistance”. This lack of definition creates difficulties when the financial aspect is taken into account because it is unclear what is the source of resources for this purpose. As a result, the annual public budget transferred to the researched Institutions varies greatly. Most of the projects carried out are aimed towards sports-participation, however the main focus is on sports-performance through tournaments and participation in events of the official calendar of the Confederação Brasileira de Desporto Universitário. In the final considerations, an overview was presented of the 15 main themes that permeate the reformulation of college sports in Brazil as well as short term solutions and final solutions. Therefore it is understood that this thesis has achieved the expected results.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Afonso Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Cláudio Gomes [UNESP]2017-10-04T16:53:23Z2017-10-04T16:53:23Z2017-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15183700089278233004137066P599988246475361090000-0002-5669-5425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-03T06:07:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151837Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:07:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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