Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locke, Ralph P.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Jetro M. De, Castagna, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015b3201
http://hdl.handle.net/11449/157782
Resumo: Abstract:Social concerns and ideologies are reflected (1) in our very choice of subject or repertoire, (2) in our conscious attempts to place individuals and repertoires in concrete historical or cultural context, and (3) in the paradigms and assumptions upon which we build our various arguments and narratives (progress, the 'great man,' the nation, Marxism, feminism). How might scholars of musicology act most responsibly toward musicology students, adjunct faculty, and fellow scholars (including those trying new approaches)? In what non-musicological arenas might such scholars help to shape cultural and social policies? This text was originally published as Chapter 22 of: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark (eds.). Rethinking Music. Oxford, New York: Oxford University Press, 2001. p.499-530. ISBN10: 0-19-879003-1 (hbk); ISBN10: 0-19-879004-X (pbk); ISBN13: 978-0-19-879004-4.
id UNSP_1940e1ac60afdd3804b06a9f5206b6c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157782
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevanteMusicology and/as social concern: imagining the relevant musicologistcareers in musicmusicology and social relevancecultural policies influenced by musicologistsWestern art musiccarreiras em músicamusicologia e relevância socialpolíticas culturais influenciadas por musicólogosmúsica ocidental de concertoAbstract:Social concerns and ideologies are reflected (1) in our very choice of subject or repertoire, (2) in our conscious attempts to place individuals and repertoires in concrete historical or cultural context, and (3) in the paradigms and assumptions upon which we build our various arguments and narratives (progress, the 'great man,' the nation, Marxism, feminism). How might scholars of musicology act most responsibly toward musicology students, adjunct faculty, and fellow scholars (including those trying new approaches)? In what non-musicological arenas might such scholars help to shape cultural and social policies? This text was originally published as Chapter 22 of: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark (eds.). Rethinking Music. Oxford, New York: Oxford University Press, 2001. p.499-530. ISBN10: 0-19-879003-1 (hbk); ISBN10: 0-19-879004-X (pbk); ISBN13: 978-0-19-879004-4.Resumo:Preocupações sociais e ideologias são refletidas (1) em nossa escolha de assunto ou repertório, (2) em nossas tentativas conscientes de colocar indivíduos e repertórios em contextos históricos e culturais concretos, e (3) em paradigmas e pressupostos sobre os quais elaboramos nossos vários argumentos e narrativas (progresso, o 'grande homem,' a nação, marxismo, feminismo). Como podem acadêmicos de musicologia agir de maneira responsável com alunos, corpo docente auxiliar e colegas pesquisadores (incluindo aqueles que estão buscando novas abordagens)? Em quais situações não-musicológicas poderiam estes acadêmicos ajudar a construir políticas sociais e culturais? Este texto foi originalmente publicado como o capítulo 22 de: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark (eds.). Rethinking Music. Oxford, New York: Oxford University Press, 2001. p.499-530. ISBN10: 0-19-879003-1 (hbk); ISBN10: 0-19-879004-X (pbk); ISBN13: 978-0-19-879004-4. A tradução respeitou a estrutura original do texto e das notas de rodapé.University of Rochester Eastman School of MusicCentro Universitário Adventista de São PauloUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaEscola de Música da UFMGUniversity of Rochester Eastman School of MusicCentro Universitário Adventista de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Locke, Ralph P.Oliveira, Jetro M. DeCastagna, Paulo2018-11-12T17:26:55Z2018-11-12T17:26:55Z2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article8-52application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/permusi2015b3201Per Musi. Escola de Música da UFMG, n. 32, p. 8-52, 2015.1517-7599http://hdl.handle.net/11449/15778210.1590/permusi2015b3201S1517-75992015000200008S1517-75992015000200008.pdf58905248294253820000-0003-4757-9876SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPer Musi0,103info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:18:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157782Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:40:54.671660Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
Musicology and/as social concern: imagining the relevant musicologist
title Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
spellingShingle Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
Locke, Ralph P.
careers in music
musicology and social relevance
cultural policies influenced by musicologists
Western art music
carreiras em música
musicologia e relevância social
políticas culturais influenciadas por musicólogos
música ocidental de concerto
title_short Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
title_full Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
title_fullStr Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
title_full_unstemmed Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
title_sort Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante
author Locke, Ralph P.
author_facet Locke, Ralph P.
Oliveira, Jetro M. De
Castagna, Paulo
author_role author
author2 Oliveira, Jetro M. De
Castagna, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv University of Rochester Eastman School of Music
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Locke, Ralph P.
Oliveira, Jetro M. De
Castagna, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv careers in music
musicology and social relevance
cultural policies influenced by musicologists
Western art music
carreiras em música
musicologia e relevância social
políticas culturais influenciadas por musicólogos
música ocidental de concerto
topic careers in music
musicology and social relevance
cultural policies influenced by musicologists
Western art music
carreiras em música
musicologia e relevância social
políticas culturais influenciadas por musicólogos
música ocidental de concerto
description Abstract:Social concerns and ideologies are reflected (1) in our very choice of subject or repertoire, (2) in our conscious attempts to place individuals and repertoires in concrete historical or cultural context, and (3) in the paradigms and assumptions upon which we build our various arguments and narratives (progress, the 'great man,' the nation, Marxism, feminism). How might scholars of musicology act most responsibly toward musicology students, adjunct faculty, and fellow scholars (including those trying new approaches)? In what non-musicological arenas might such scholars help to shape cultural and social policies? This text was originally published as Chapter 22 of: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark (eds.). Rethinking Music. Oxford, New York: Oxford University Press, 2001. p.499-530. ISBN10: 0-19-879003-1 (hbk); ISBN10: 0-19-879004-X (pbk); ISBN13: 978-0-19-879004-4.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
2018-11-12T17:26:55Z
2018-11-12T17:26:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015b3201
Per Musi. Escola de Música da UFMG, n. 32, p. 8-52, 2015.
1517-7599
http://hdl.handle.net/11449/157782
10.1590/permusi2015b3201
S1517-75992015000200008
S1517-75992015000200008.pdf
5890524829425382
0000-0003-4757-9876
url http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015b3201
http://hdl.handle.net/11449/157782
identifier_str_mv Per Musi. Escola de Música da UFMG, n. 32, p. 8-52, 2015.
1517-7599
10.1590/permusi2015b3201
S1517-75992015000200008
S1517-75992015000200008.pdf
5890524829425382
0000-0003-4757-9876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Per Musi
0,103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8-52
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129233588846592