Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabrini, Gabriel Garcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238187
Resumo: Os esportes de aventura ganharam um grande destaque devido à inclusão do Surfe, Skate e Escalada nas modalidades olímpicas de Tóquio 2020. Essas modalidades possuem como características comuns: o risco, a técnica, a superação de limites/obstáculos e podem ser praticadas em ambientes naturais, urbanos e fechados. No contexto escolar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina as práticas corporais de aventura como conteúdo que visa apresentar as modalidades e ampliar o conceito de cultura corporal para os alunos. Considerando-se o crescimento dessas modalidades em diversos contextos e o impacto que isso pode gerar na área da Educação Física que também lida com essas práticas, o presente estudo buscou analisar as propostas das produções científicas realizadas sobre esportes de aventura em periódicos nacionais relacionados à área no período de 2010 à 2021. Para cumprir esse objetivo, utilizou-se a pesquisa mista, composta por análise quantitativa e qualitativa. Na dimensão quantitativa estipulou-se o número de estudos sobre o tema “esportes de aventura” e “esportes radicais” de cada periódico analisado e o número total de pesquisas sobre “esportes”. Na dimensão qualitativa, foram analisados os conteúdos desses artigos sobre práticas de aventura. Observou-se que dos 64 artigos encontrados (1,6% do total de pesquisas sobre esportes), 31 relacionam-se às modalidades de aventura na natureza. Também verificou-se que os estudos se concentram na categoria sociocultural. O lazer, meio ambiente e experiências de públicos expecíficos foram os temas mais abordados dessa categoria. E por fim, foi observado que os esportes de aventura urbanos foram pouco representados por essas pesquisas, o que indica necessidade de ampliação dos estudos dessas modalidades.
id UNSP_1b178e19c71a4d81cc4647d8698bb642
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238187
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicosTrends in adventure sports in the last decade: investigation of scientific production in journalsEducação FísicaEsporteAventuraRadicaisPhysical educationSportsAdventureExtremeOs esportes de aventura ganharam um grande destaque devido à inclusão do Surfe, Skate e Escalada nas modalidades olímpicas de Tóquio 2020. Essas modalidades possuem como características comuns: o risco, a técnica, a superação de limites/obstáculos e podem ser praticadas em ambientes naturais, urbanos e fechados. No contexto escolar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina as práticas corporais de aventura como conteúdo que visa apresentar as modalidades e ampliar o conceito de cultura corporal para os alunos. Considerando-se o crescimento dessas modalidades em diversos contextos e o impacto que isso pode gerar na área da Educação Física que também lida com essas práticas, o presente estudo buscou analisar as propostas das produções científicas realizadas sobre esportes de aventura em periódicos nacionais relacionados à área no período de 2010 à 2021. Para cumprir esse objetivo, utilizou-se a pesquisa mista, composta por análise quantitativa e qualitativa. Na dimensão quantitativa estipulou-se o número de estudos sobre o tema “esportes de aventura” e “esportes radicais” de cada periódico analisado e o número total de pesquisas sobre “esportes”. Na dimensão qualitativa, foram analisados os conteúdos desses artigos sobre práticas de aventura. Observou-se que dos 64 artigos encontrados (1,6% do total de pesquisas sobre esportes), 31 relacionam-se às modalidades de aventura na natureza. Também verificou-se que os estudos se concentram na categoria sociocultural. O lazer, meio ambiente e experiências de públicos expecíficos foram os temas mais abordados dessa categoria. E por fim, foi observado que os esportes de aventura urbanos foram pouco representados por essas pesquisas, o que indica necessidade de ampliação dos estudos dessas modalidades.Adventure sports have gained great prominence due to the inclusion of Surfing, Skateboarding and Climbing in the Tokyo 2020 Olympic sports. These sports have as common characteristics: risk, technique, overcoming limits/obstacles and can be practiced in natural, urban and closed environments. In the school context, the brazilian National Curricular Common Base (BNCC) determines adventure body practices as content that aims to present the modalities and expand the concept of body culture for students. Considering the growth of these modalities in different contexts and the impact that this can generate in the area of Physical Education, which also deals with these practices, the present study sought to analyze the proposals of scientific productions carried out on adventure sports in national journals related to the Physical Education in the period from 2010 to 2021. To fulfill this objective, a mixed survey was used, consisting of quantitative and qualitative analysis. In the quantitative dimension, the number of studies on the theme “adventure sports” and “extreme sports” of each analyzed journal and the total number of studies on “sports” were stipulated. In the qualitative dimension, the contents of these articles on adventure practices were analyzed. It was observed that of the 64 articles found (1.6% of the total of research on sports), 31 are related to adventure modalities in nature. It was also found that the studies focus on the sociocultural category. Leisure, environment and experiences of specific audiences were the most discussed topics in this category. Finally, it was observed that urban adventure sports were poorly represented by these researches, which indicates the need to expand the studies on this category.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fabrini, Gabriel Garcia2022-12-14T13:58:59Z2022-12-14T13:58:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:19:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238187Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-22T06:19:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos
Trends in adventure sports in the last decade: investigation of scientific production in journals
title Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos
spellingShingle Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos
Fabrini, Gabriel Garcia
Educação Física
Esporte
Aventura
Radicais
Physical education
Sports
Adventure
Extreme
title_short Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos
title_full Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos
title_fullStr Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos
title_full_unstemmed Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos
title_sort Tendências dos esportes de aventura na última década : investigação da produção científica em periódicos
author Fabrini, Gabriel Garcia
author_facet Fabrini, Gabriel Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabrini, Gabriel Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Esporte
Aventura
Radicais
Physical education
Sports
Adventure
Extreme
topic Educação Física
Esporte
Aventura
Radicais
Physical education
Sports
Adventure
Extreme
description Os esportes de aventura ganharam um grande destaque devido à inclusão do Surfe, Skate e Escalada nas modalidades olímpicas de Tóquio 2020. Essas modalidades possuem como características comuns: o risco, a técnica, a superação de limites/obstáculos e podem ser praticadas em ambientes naturais, urbanos e fechados. No contexto escolar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina as práticas corporais de aventura como conteúdo que visa apresentar as modalidades e ampliar o conceito de cultura corporal para os alunos. Considerando-se o crescimento dessas modalidades em diversos contextos e o impacto que isso pode gerar na área da Educação Física que também lida com essas práticas, o presente estudo buscou analisar as propostas das produções científicas realizadas sobre esportes de aventura em periódicos nacionais relacionados à área no período de 2010 à 2021. Para cumprir esse objetivo, utilizou-se a pesquisa mista, composta por análise quantitativa e qualitativa. Na dimensão quantitativa estipulou-se o número de estudos sobre o tema “esportes de aventura” e “esportes radicais” de cada periódico analisado e o número total de pesquisas sobre “esportes”. Na dimensão qualitativa, foram analisados os conteúdos desses artigos sobre práticas de aventura. Observou-se que dos 64 artigos encontrados (1,6% do total de pesquisas sobre esportes), 31 relacionam-se às modalidades de aventura na natureza. Também verificou-se que os estudos se concentram na categoria sociocultural. O lazer, meio ambiente e experiências de públicos expecíficos foram os temas mais abordados dessa categoria. E por fim, foi observado que os esportes de aventura urbanos foram pouco representados por essas pesquisas, o que indica necessidade de ampliação dos estudos dessas modalidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T13:58:59Z
2022-12-14T13:58:59Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238187
url http://hdl.handle.net/11449/238187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965365156970496