Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96064 |
Resumo: | As Atividades Físicas de Aventura são uma realidade, fruto de um grande desenvolvimento ocorrido principalmente nas duas últimas décadas. São eventos relacionados ao Surf, Skate, Ralis, Corridas de Aventura, entre muitos outros, vivenciados em várias faixas etárias. Além disso, As Atividades Físicas de Aventura estão sendo largamente difundidas em documentários sobre expedições e reportagens ecoturísticas que envolvem várias de suas modalidades, tais como: Rapel, Tirolesa, Corrida de Aventura, Trekking ou, ainda, outras atividades chamadas esportes radicais. Essas práticas têm atraído a prática e o consumo de grande parte dos jovens e adultos brasileiros, chegando a competir, em preferência, com alguns esportes tradicionais do país. É preciso incentivar a prática das Atividades Físicas de Aventura (A.F.A.) também na escola é, o que significa estreitar relações com as discussões sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Assim, o objetivo desse estudo foi arrolar uma série de atividades relacionadas às Atividades Físicas de Aventura possíveis de serem realizadas na escola, apontando as três dimensões do conteúdo. Explorar e descrever essas atividades como uma possibilidade pedagógica real na escola, capaz de fazer parte do currículo comum da Educação Física como valor de conhecimento, tanto quanto qualquer dos conteúdos tradicionais da área. Foram apresentadas, enquanto possibilidades pedagógicas de atividades de aventura nas três dimensões dos conteúdos (Procedimental, Conceitual e Atitudinal), os seguintes temas; - Corridas de Orientação, Trekking ou Enduro à pé; - Montanhismo; - Atividades sobre Rodas; - Atividades Físicas de Aventura Aquáticas. Os resultados do estudo indicam que é possível inserir A.F.A. na escola; que essas atividades são significativas pedagogicamente e são bem aceitas pela comunidade escolar. |
id |
UNSP_83cb286aa52e2053075ccba0f8d79f00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96064 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdoEducação física - Estudo e ensinoEsportes radicaisEducação física escolarEsporte de aventura na escolaAdventure physical activitiesPhysical educationAdventure sports at schoolAs Atividades Físicas de Aventura são uma realidade, fruto de um grande desenvolvimento ocorrido principalmente nas duas últimas décadas. São eventos relacionados ao Surf, Skate, Ralis, Corridas de Aventura, entre muitos outros, vivenciados em várias faixas etárias. Além disso, As Atividades Físicas de Aventura estão sendo largamente difundidas em documentários sobre expedições e reportagens ecoturísticas que envolvem várias de suas modalidades, tais como: Rapel, Tirolesa, Corrida de Aventura, Trekking ou, ainda, outras atividades chamadas esportes radicais. Essas práticas têm atraído a prática e o consumo de grande parte dos jovens e adultos brasileiros, chegando a competir, em preferência, com alguns esportes tradicionais do país. É preciso incentivar a prática das Atividades Físicas de Aventura (A.F.A.) também na escola é, o que significa estreitar relações com as discussões sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Assim, o objetivo desse estudo foi arrolar uma série de atividades relacionadas às Atividades Físicas de Aventura possíveis de serem realizadas na escola, apontando as três dimensões do conteúdo. Explorar e descrever essas atividades como uma possibilidade pedagógica real na escola, capaz de fazer parte do currículo comum da Educação Física como valor de conhecimento, tanto quanto qualquer dos conteúdos tradicionais da área. Foram apresentadas, enquanto possibilidades pedagógicas de atividades de aventura nas três dimensões dos conteúdos (Procedimental, Conceitual e Atitudinal), os seguintes temas; - Corridas de Orientação, Trekking ou Enduro à pé; - Montanhismo; - Atividades sobre Rodas; - Atividades Físicas de Aventura Aquáticas. Os resultados do estudo indicam que é possível inserir A.F.A. na escola; que essas atividades são significativas pedagogicamente e são bem aceitas pela comunidade escolar.Adventure Physical Activities are a reality today, as a result of a great development occurred mainly in the last two decades. They consist of events related to Surf, Skate, Ralis, Adventure Races, among others, experienced in several different age groups. Moreover, Adventure Physical Activities have been largely broadcast in documentaries about expeditions and eco-touristic reports involving several modalities, such as Rapel, Tirolesa, Adventure Race, Trekking and other activities called extreme sports. These activities have attracted the attention and participation of a great number of Brazilian teenagers and young adults, and they have been even competing in preference with some traditional sports in the country. It’s necessary to encourage the practice of the Adventure Physical Activities also in the schools, what would mean to make closer relations with the discussions on environment conservation and sustainable development. So, the objective of this research was to list a range of activities related to the Adventure Physical Activities which can be practiced at school, pointing out the three dimensions of the content. To explore and describe these activities as a real pedagogical possibility at school, capable of being part of the common curriculum of Physical Education as a knowledge value, as much as any of the traditional contents of the area. The following themes were presented as pedagogical possibilities of adventure activities in the three dimensions of content (Procedural, Conceptive, and Behavioral): Orienteering, Trekking, or Enduro a pé, Mountain Climbing, Activities on Wheels, Adventure Physical Activities in Water. The results of the research indicate that it is possible to introduce Adventure Physical Activities in schools, that these activities are meaningful from a pedagogical standpoint, and well accepted by the school community.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franco, Laercio Claro Pereira [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2008-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f. : il., tabs., gráfs., fots.application/pdfFRANCO, Laercio Claro Pereira. Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo. 2008. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/96064000600238franco_lcp_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T06:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:42:50.415430Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo |
title |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo |
spellingShingle |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo Franco, Laercio Claro Pereira [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Esportes radicais Educação física escolar Esporte de aventura na escola Adventure physical activities Physical education Adventure sports at school |
title_short |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo |
title_full |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo |
title_fullStr |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo |
title_full_unstemmed |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo |
title_sort |
Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo |
author |
Franco, Laercio Claro Pereira [UNESP] |
author_facet |
Franco, Laercio Claro Pereira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Laercio Claro Pereira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Esportes radicais Educação física escolar Esporte de aventura na escola Adventure physical activities Physical education Adventure sports at school |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Esportes radicais Educação física escolar Esporte de aventura na escola Adventure physical activities Physical education Adventure sports at school |
description |
As Atividades Físicas de Aventura são uma realidade, fruto de um grande desenvolvimento ocorrido principalmente nas duas últimas décadas. São eventos relacionados ao Surf, Skate, Ralis, Corridas de Aventura, entre muitos outros, vivenciados em várias faixas etárias. Além disso, As Atividades Físicas de Aventura estão sendo largamente difundidas em documentários sobre expedições e reportagens ecoturísticas que envolvem várias de suas modalidades, tais como: Rapel, Tirolesa, Corrida de Aventura, Trekking ou, ainda, outras atividades chamadas esportes radicais. Essas práticas têm atraído a prática e o consumo de grande parte dos jovens e adultos brasileiros, chegando a competir, em preferência, com alguns esportes tradicionais do país. É preciso incentivar a prática das Atividades Físicas de Aventura (A.F.A.) também na escola é, o que significa estreitar relações com as discussões sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Assim, o objetivo desse estudo foi arrolar uma série de atividades relacionadas às Atividades Físicas de Aventura possíveis de serem realizadas na escola, apontando as três dimensões do conteúdo. Explorar e descrever essas atividades como uma possibilidade pedagógica real na escola, capaz de fazer parte do currículo comum da Educação Física como valor de conhecimento, tanto quanto qualquer dos conteúdos tradicionais da área. Foram apresentadas, enquanto possibilidades pedagógicas de atividades de aventura nas três dimensões dos conteúdos (Procedimental, Conceitual e Atitudinal), os seguintes temas; - Corridas de Orientação, Trekking ou Enduro à pé; - Montanhismo; - Atividades sobre Rodas; - Atividades Físicas de Aventura Aquáticas. Os resultados do estudo indicam que é possível inserir A.F.A. na escola; que essas atividades são significativas pedagogicamente e são bem aceitas pela comunidade escolar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-31 2014-06-11T19:28:00Z 2014-06-11T19:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCO, Laercio Claro Pereira. Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo. 2008. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. http://hdl.handle.net/11449/96064 000600238 franco_lcp_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
identifier_str_mv |
FRANCO, Laercio Claro Pereira. Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta nas três dimensões do conteúdo. 2008. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. 000600238 franco_lcp_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
134 f. : il., tabs., gráfs., fots. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129108698202112 |