Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carregari, Jéssica Suzane
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244700
Resumo: A abordagem Content And Language Integrated Learning (CLIL) se faz presente há pouco tempo no contexto educacional brasileiro. Desde 2016 até a realização deste trabalho, são encontradas apenas doze pesquisas acerca desta abordagem. Dessa maneira, este estudo teve como principal objetivo compreender como a abordagem CLIL foi implementada na prática de professoras de inglês em uma sala de aula CLIL de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I em uma escola privada de Educação Básica, explorando suas possibilidades. À vista disso, partindo de contribuições vygotskianas, objetivou-se analisar, por meio de observações de caráter exploratório, como as aulas CLIL eram desempenhadas por essas participantes refletindo sobre algumas práticas pedagógicas escolhidas pelas professoras com o intuito de, primeiramente, compreender como as professoras aplicavam a CLIL e, na sequência, por meio da compreensão da formação das participantes, verificar se houve dificuldades. A metodologia desta pesquisa se pautou em uma abordagem qualitativa de natureza etnográfica, na qual, entrevistas com professores desse segmento, observações de aula e notas de campo serviram como instrumentos para a coleta e análise de dados. As análises obtidas revelaram algumas práticas escolhidas como o ensino temático – theme-based –, a utilização de flashcards, vídeos, brincadeiras e jogos, como o Lego® e jogo da memória, por exemplo. Tais práticas revelaram que os 4 C’s (cultura, comunicação, conteúdo e cognição,) propostos por Coyle (2007), para que haja um bom êxito da abordagem CLIL, estavam presentes nas aulas das professoras participantes. Os resultados indicaram, também, que, dentre as principais dificuldades enfrentadas, há: a falta de formação oferecida por parte das universidades e a responsabilidade do professor em buscar conhecimento sobre práticas pedagógicas eficientes focadas no ensino e aprendizagem para crianças.
id UNSP_1b1cc3212e8bbf3fddd9dc1999de068a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244700
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para criançasContent and Language Integrated Learning: teaching practices in teaching English to childrenCLILPrograma bilíngueLíngua estrangeira para criançasEnsino e aprendizagemFormação de professoresBilingual programForeign language for childrenTeaching and learningTeacher educationA abordagem Content And Language Integrated Learning (CLIL) se faz presente há pouco tempo no contexto educacional brasileiro. Desde 2016 até a realização deste trabalho, são encontradas apenas doze pesquisas acerca desta abordagem. Dessa maneira, este estudo teve como principal objetivo compreender como a abordagem CLIL foi implementada na prática de professoras de inglês em uma sala de aula CLIL de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I em uma escola privada de Educação Básica, explorando suas possibilidades. À vista disso, partindo de contribuições vygotskianas, objetivou-se analisar, por meio de observações de caráter exploratório, como as aulas CLIL eram desempenhadas por essas participantes refletindo sobre algumas práticas pedagógicas escolhidas pelas professoras com o intuito de, primeiramente, compreender como as professoras aplicavam a CLIL e, na sequência, por meio da compreensão da formação das participantes, verificar se houve dificuldades. A metodologia desta pesquisa se pautou em uma abordagem qualitativa de natureza etnográfica, na qual, entrevistas com professores desse segmento, observações de aula e notas de campo serviram como instrumentos para a coleta e análise de dados. As análises obtidas revelaram algumas práticas escolhidas como o ensino temático – theme-based –, a utilização de flashcards, vídeos, brincadeiras e jogos, como o Lego® e jogo da memória, por exemplo. Tais práticas revelaram que os 4 C’s (cultura, comunicação, conteúdo e cognição,) propostos por Coyle (2007), para que haja um bom êxito da abordagem CLIL, estavam presentes nas aulas das professoras participantes. Os resultados indicaram, também, que, dentre as principais dificuldades enfrentadas, há: a falta de formação oferecida por parte das universidades e a responsabilidade do professor em buscar conhecimento sobre práticas pedagógicas eficientes focadas no ensino e aprendizagem para crianças.The Content And Language Integrated Learning (CLIL) approach has been present for a short time in the Brazilian educational context. From 2016 until this research was written, only twelve studies on this approach were found. In this manner, this work had as its main objective to understand how the CLIL approach was implemented in the practice of English teachers in a CLIL classroom of 1st and 2nd years of Elementary School I in a private school of Basic Education, exploring its possibilities. In view of this, based on Vygotskian contributions, the objective was to analyze, through exploratory observations, how the CLIL classes were performed by these participants, reflecting on some pedagogical practices chosen by the teachers in order to, firstly, understand how the teachers applied the CLIL and, in sequence, verifying if there were difficulties. The methodology of this research was based on a qualitative approach of an ethnographic nature, in which interviews with teachers of this segment, class observations and field notes served as instruments for data collection and analysis. The analysis obtained revealed some chosen practices such as thematic teaching – theme-based –, the use of flashcards, videos, games and plays, such as Lego® and memory games, for instance. Such practices revealed that the 4 C’s (culture, communication, content and cognition) proposed by Coyle (2007), for a successful CLIL approach, were present in the classes of the participating teachers. The results also indicated that, among the main difficulties faced, there are: the lack of Education offered by universities, and the teacher’s responsibility to seek knowledge about efficient pedagogical practices focused on teaching and learning for children.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kaneko Marques, Sandra MariUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carregari, Jéssica Suzane2023-07-21T14:41:27Z2023-07-21T14:41:27Z2023-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24470033004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:06:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
Content and Language Integrated Learning: teaching practices in teaching English to children
title Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
spellingShingle Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
Carregari, Jéssica Suzane
CLIL
Programa bilíngue
Língua estrangeira para crianças
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Bilingual program
Foreign language for children
Teaching and learning
Teacher education
title_short Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
title_full Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
title_fullStr Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
title_full_unstemmed Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
title_sort Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
author Carregari, Jéssica Suzane
author_facet Carregari, Jéssica Suzane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kaneko Marques, Sandra Mari
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carregari, Jéssica Suzane
dc.subject.por.fl_str_mv CLIL
Programa bilíngue
Língua estrangeira para crianças
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Bilingual program
Foreign language for children
Teaching and learning
Teacher education
topic CLIL
Programa bilíngue
Língua estrangeira para crianças
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Bilingual program
Foreign language for children
Teaching and learning
Teacher education
description A abordagem Content And Language Integrated Learning (CLIL) se faz presente há pouco tempo no contexto educacional brasileiro. Desde 2016 até a realização deste trabalho, são encontradas apenas doze pesquisas acerca desta abordagem. Dessa maneira, este estudo teve como principal objetivo compreender como a abordagem CLIL foi implementada na prática de professoras de inglês em uma sala de aula CLIL de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I em uma escola privada de Educação Básica, explorando suas possibilidades. À vista disso, partindo de contribuições vygotskianas, objetivou-se analisar, por meio de observações de caráter exploratório, como as aulas CLIL eram desempenhadas por essas participantes refletindo sobre algumas práticas pedagógicas escolhidas pelas professoras com o intuito de, primeiramente, compreender como as professoras aplicavam a CLIL e, na sequência, por meio da compreensão da formação das participantes, verificar se houve dificuldades. A metodologia desta pesquisa se pautou em uma abordagem qualitativa de natureza etnográfica, na qual, entrevistas com professores desse segmento, observações de aula e notas de campo serviram como instrumentos para a coleta e análise de dados. As análises obtidas revelaram algumas práticas escolhidas como o ensino temático – theme-based –, a utilização de flashcards, vídeos, brincadeiras e jogos, como o Lego® e jogo da memória, por exemplo. Tais práticas revelaram que os 4 C’s (cultura, comunicação, conteúdo e cognição,) propostos por Coyle (2007), para que haja um bom êxito da abordagem CLIL, estavam presentes nas aulas das professoras participantes. Os resultados indicaram, também, que, dentre as principais dificuldades enfrentadas, há: a falta de formação oferecida por parte das universidades e a responsabilidade do professor em buscar conhecimento sobre práticas pedagógicas eficientes focadas no ensino e aprendizagem para crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21T14:41:27Z
2023-07-21T14:41:27Z
2023-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244700
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/244700
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045438282006528