As contribuições da família no desenvolvimento infantil: perspectivas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Isabela Martin
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251389
Resumo: A relação entre família e escola é resguardada por lei para todos os níveis de educação básica no país, visto que a educação é dever do Estado e da família. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo pesquisar a interação escola e família e de que forma ela influencia no pleno desenvolvimento infantil. Para esse fim, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa composta por dois procedimentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico pela base de dados SciElo- Scientific Electronic Library Online-, e, posteriormente, realizamos a aplicação de formulário online com vinte e quatro professoras de Educação Infantil de cinco escolas da rede municipal de Piracicaba. Os dados foram analisados individualmente e, posteriormente, realizamos uma triangulação entre eles com o suporte teórico da perspectiva sócio- histórica Os resultados demonstram que as professoras compreendem a importância das famílias para o desenvolvimento infantil, mas possuem práticas que não corroboram para uma participação efetiva, bem como a literatura sobre o tema apresenta. A relação entre os pares precisa ser reformulada com o objetivo de futuras práticas que incluam as famílias no processo de desenvolvimento, proporcionando um diálogo horizontal entre as instituições.
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