Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dall'agnol, Ediane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253160
Resumo: O exercício docente na Educação Infantil pode ser definido como uma ação extremamente complexa, que exige paciência, habilidade e, principalmente, respeito às suas crenças, valores e conhecimentos prévios da criança. Por ser consequência de um amplo universo de relações, a aprendizagem infantil exige especial atenção não somente dos professores, mas também da família e da escola em sua íntegra, a partir de práticas significativas desenvolvidas de forma conjunta. Neste estudo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso, desenvolvido junto a professores que atuam na Educação Infantil, em uma escola do município de Paraí/RS, objetivando investigar a existência de relações entre a participação da família no cotidiano escolar e o desenvolvimento da criança, bem como identificar situações que podem favorecer a construção de tais relações. Os resultados obtidos permitem afirmar que a participação da família no cotidiano escolar é de grande importância para o desenvolvimento escolar da criança, sendo de competência da escola desenvolver ações que venham a fomentar tal prática, de modo a criar uma rede de apoio complementar, essencial à segurança infantil.
id UFRGS-2_d3ce3631da2272dc21eb961c40fbc706
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253160
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dall'agnol, EdianeColla, Rodrigo Ávila2022-12-24T05:05:17Z2022http://hdl.handle.net/10183/253160001155109O exercício docente na Educação Infantil pode ser definido como uma ação extremamente complexa, que exige paciência, habilidade e, principalmente, respeito às suas crenças, valores e conhecimentos prévios da criança. Por ser consequência de um amplo universo de relações, a aprendizagem infantil exige especial atenção não somente dos professores, mas também da família e da escola em sua íntegra, a partir de práticas significativas desenvolvidas de forma conjunta. Neste estudo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso, desenvolvido junto a professores que atuam na Educação Infantil, em uma escola do município de Paraí/RS, objetivando investigar a existência de relações entre a participação da família no cotidiano escolar e o desenvolvimento da criança, bem como identificar situações que podem favorecer a construção de tais relações. Os resultados obtidos permitem afirmar que a participação da família no cotidiano escolar é de grande importância para o desenvolvimento escolar da criança, sendo de competência da escola desenvolver ações que venham a fomentar tal prática, de modo a criar uma rede de apoio complementar, essencial à segurança infantil.The teaching practice in Early Childhood Education can be defined as an extremely complex action, which requires patience, skill and, above all, respect for the child's beliefs, values and previous knowledge. As a consequence of a wide universe of relationships, child learning requires special attention not only from teachers, but also from the family and the school as a whole, based on significant practices developed jointly. In this study, we present the results of a case study, developed with teachers who work in Early Childhood Education, in a school in the city of Paraí/RS, aiming to investigate the existence of relationships between the family's participation in the school routine and the child's development, as well as to identify situations that may favor the construction of such relationships. The results obtained allow us to affirm that the participation of the family in the school routine is of great importance for the child's school development, being the responsibility of the school to develop actions that will promote this practice, in order to create a complementary support network, essential for child safety.application/pdfporEducação infantilFamilia e escolaChild learningFamily at schoolJoint practicesParticipação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155109.pdf.txt001155109.pdf.txtExtracted Texttext/plain55205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253160/2/001155109.pdf.txtbf6fda45d91c891425de9297c9eb33b7MD52ORIGINAL001155109.pdfTexto completoapplication/pdf830257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253160/1/001155109.pdf81d0de331e95d917470ae600786e5863MD5110183/2531602022-12-25 05:56:32.37033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
title Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
spellingShingle Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
Dall'agnol, Ediane
Educação infantil
Familia e escola
Child learning
Family at school
Joint practices
title_short Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
title_full Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
title_fullStr Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
title_full_unstemmed Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
title_sort Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
author Dall'agnol, Ediane
author_facet Dall'agnol, Ediane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dall'agnol, Ediane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Colla, Rodrigo Ávila
contributor_str_mv Colla, Rodrigo Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Familia e escola
topic Educação infantil
Familia e escola
Child learning
Family at school
Joint practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Child learning
Family at school
Joint practices
description O exercício docente na Educação Infantil pode ser definido como uma ação extremamente complexa, que exige paciência, habilidade e, principalmente, respeito às suas crenças, valores e conhecimentos prévios da criança. Por ser consequência de um amplo universo de relações, a aprendizagem infantil exige especial atenção não somente dos professores, mas também da família e da escola em sua íntegra, a partir de práticas significativas desenvolvidas de forma conjunta. Neste estudo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso, desenvolvido junto a professores que atuam na Educação Infantil, em uma escola do município de Paraí/RS, objetivando investigar a existência de relações entre a participação da família no cotidiano escolar e o desenvolvimento da criança, bem como identificar situações que podem favorecer a construção de tais relações. Os resultados obtidos permitem afirmar que a participação da família no cotidiano escolar é de grande importância para o desenvolvimento escolar da criança, sendo de competência da escola desenvolver ações que venham a fomentar tal prática, de modo a criar uma rede de apoio complementar, essencial à segurança infantil.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:05:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253160
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155109
url http://hdl.handle.net/10183/253160
identifier_str_mv 001155109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253160/2/001155109.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253160/1/001155109.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf6fda45d91c891425de9297c9eb33b7
81d0de331e95d917470ae600786e5863
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224647821230080