CORFEBOL: uma proposta de prática pedagógica para promover a equidade de gênero nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Natalha Mussi Jorge da Cunha
Data de Publicação: 0024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255215
Resumo: A proposta do presente estudo surgiu da inquietação em compreender o crescente número de afastamentos dos estudantes, principalmente das meninas, das aulas de Educação Física. Partindo dessa problematização, este trabalho visa levantar discussões acerca das relações de poder organizadas a partir dos gêneros, além de compreender como elas influenciam na vida dos estudantes, na escola, nos esportes e na participação, principalmente das meninas, nas aulas de Educação Física. Além disso, o estudo teve como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção sobre a prática esportiva do Corfebol para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e sistematizar material de formação de professores sobre a inserção deste esporte como ferramenta problematizadora das questões de gênero e de enfrentamento aos afastamentos das meninas das aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa participante na qual os pesquisadores e participantes se envolvem de modo interativo, atuando como sujeitos e concomitantemente objetos da produção do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a produção e coleta de dados consistiram em 3 instrumentos: Questionário de Entrada que teve como objetivo compreender os motivos que levam os afastamentos dos estudantes das aulas de Educação Física e nortear o processo de elaboração da sequência didática; o Diário de Campo, este para registro das percepções dos estudantes e da pesquisadora quanto a implementação da nova prática pedagógica e o Questionário de Saída, com o intuito de analisar níveis de satisfação dos estudantes referente à sequência didática vivenciada. Os dados coletados em Diário de Campo foram analisados com base na análise de conteúdo categorial subsidiada em Bardin (2011) e apresentados conjuntamente de modo fluido através de duas categorias gerais. Na primeira Categoria Comportamental, problematizamos “O enraizamento da construção social de gênero” e “A dominação masculina, o medo e a vergonha”. Na segunda categoria, denominada Pedagógica, foram desenvolvidas questões sobre “O papel do professor contra a violência de gênero” e “Os conteúdos e a prática educativa”. Quanto aos dados referentes a ambos questionários, estes foram analisados e apresentados em gráficos e tabelas analíticas, contendo porcentagem e frequência numérica absoluta ou relativa. Os resultados da implementação da sequência didática demonstram que os estudantes não só compreenderam, mas também problematizam as relações de poder presentes na sociedade e nos esportes, desenvolvendo posturas de enfrentamento perante as injustiças sociais e reivindicaram acesso mais igualitário e democrático. Portanto, conclui-se que as práticas pedagógicas aqui propostas e implementadas contribuíram para o incentivo da participação desses estudantes afastados das aulas de Educação Física, além de ampará-los, proporcionando um ambiente seguro para que pudessem se sentir confortáveis com suas habilidades, limitações e exposições corporais. Além disso, a presente pesquisa aponta para a necessidade de atividades e conteúdos diferenciados e não geridos através de uma perspectiva binária de gênero, demonstrando a importância dos professores(as) proporcionarem experiências significativas a seus alunos, ofertarem oportunidades igualitárias para ambos os sexos e contribuírem, assim, para a diminuição do abismo referente às habilidades socialmente construído.
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Além disso, o estudo teve como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção sobre a prática esportiva do Corfebol para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e sistematizar material de formação de professores sobre a inserção deste esporte como ferramenta problematizadora das questões de gênero e de enfrentamento aos afastamentos das meninas das aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa participante na qual os pesquisadores e participantes se envolvem de modo interativo, atuando como sujeitos e concomitantemente objetos da produção do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a produção e coleta de dados consistiram em 3 instrumentos: Questionário de Entrada que teve como objetivo compreender os motivos que levam os afastamentos dos estudantes das aulas de Educação Física e nortear o processo de elaboração da sequência didática; o Diário de Campo, este para registro das percepções dos estudantes e da pesquisadora quanto a implementação da nova prática pedagógica e o Questionário de Saída, com o intuito de analisar níveis de satisfação dos estudantes referente à sequência didática vivenciada. Os dados coletados em Diário de Campo foram analisados com base na análise de conteúdo categorial subsidiada em Bardin (2011) e apresentados conjuntamente de modo fluido através de duas categorias gerais. Na primeira Categoria Comportamental, problematizamos “O enraizamento da construção social de gênero” e “A dominação masculina, o medo e a vergonha”. Na segunda categoria, denominada Pedagógica, foram desenvolvidas questões sobre “O papel do professor contra a violência de gênero” e “Os conteúdos e a prática educativa”. Quanto aos dados referentes a ambos questionários, estes foram analisados e apresentados em gráficos e tabelas analíticas, contendo porcentagem e frequência numérica absoluta ou relativa. Os resultados da implementação da sequência didática demonstram que os estudantes não só compreenderam, mas também problematizam as relações de poder presentes na sociedade e nos esportes, desenvolvendo posturas de enfrentamento perante as injustiças sociais e reivindicaram acesso mais igualitário e democrático. Portanto, conclui-se que as práticas pedagógicas aqui propostas e implementadas contribuíram para o incentivo da participação desses estudantes afastados das aulas de Educação Física, além de ampará-los, proporcionando um ambiente seguro para que pudessem se sentir confortáveis com suas habilidades, limitações e exposições corporais. Além disso, a presente pesquisa aponta para a necessidade de atividades e conteúdos diferenciados e não geridos através de uma perspectiva binária de gênero, demonstrando a importância dos professores(as) proporcionarem experiências significativas a seus alunos, ofertarem oportunidades igualitárias para ambos os sexos e contribuírem, assim, para a diminuição do abismo referente às habilidades socialmente construído.The proposal for this study arose from concerns about understanding the growing number of students, especially girls, leaving Physical Education classes. Starting from this problematization, this work aims to raise discussions about power relations organized according to gender, in addition to understanding how they influence the lives of students, at school, in sports and in the participation, especially of girls, in Physical Education classes. Furthermore, the main objective of the study was to present an intervention proposal on the sports practice of Korfball for Elementary School students in the Final Years and to systematize teacher training material on the inclusion of this sport as a tool for problematizing gender issues and coping. the removal of girls from school physical education classes. This is qualitative research of a participatory research type in which researchers and participants engage in an interactive way, acting as subjects and concomitantly objects of knowledge production. The instruments used for data production and collection consisted of 3 instruments: Entry Questionnaire, which aimed to understand the reasons why students were absent from Physical Education classes and guide the process of preparing the didactic sequence; the Field Diary, to record the perceptions of students and the researcher regarding the implementation of the new pedagogical practice and the Exit Questionnaire, with the aim of analyzing levels of student satisfaction regarding the didactic sequence experienced. The data collected in Diário de Campo were analyzed based on the categorical content analysis supported by Bardin (2011) and presented together in a fluid way through two general categories. In the first Behavioral Category, we problematize “The roots of the social construction of gender” and “Male domination, fear and shame”. In the second category, called Pedagogical, questions were developed about “The role of the teacher against gender violence” and “Educational content and practice”. As for the data referring to both questionnaires, they were analyzed and presented in graphs and analytical tables, containing percentage and absolute or relative numerical frequency. The results of implementing the didactic sequence demonstrate that students not only understood, but also problematized the power relations present in society and in sports, developing attitudes to confront social injustices and demanding more equal and democratic access. Therefore, it is concluded that the pedagogical practices proposed and implemented here contributed to encouraging the participation of these students away from Physical Education classes, in addition to supporting them, providing a safe environment so that they could feel comfortable with their abilities, limitations and body exposures. Furthermore, this research points to the need for differentiated activities and content that are not managed through a binary gender perspective, demonstrating the importance of teachers providing meaningful experiences to their students, offering equal opportunities for both sexes and contributing , thus, to reduce the gap regarding socially constructed skills.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romero, Luiz Rogério [UNESP]Correa, Natalha Mussi Jorge da Cunha2024-04-18T18:20:36Z2024-04-18T18:20:36Z0024-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORREA, Natalha Mussi Jorge da Cunha. CORFEBOL: uma proposta de prática pedagógica para promover a equidade de gênero nas aulas de Educação Física. Orientador: Luiz Rogério Romero. 2024. 178 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-19T06:18:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255215Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:24.719685Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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