O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181039 |
Resumo: | Este estudo apresenta a incursão sobre a interface Teatro-Ensino de Ciências (EC), buscando evidenciar e analisar suas potencialidades formativas a partir de um referencial crítico de Educação. Sendo assim, os objetos em análise são o EC no Brasil, suas ligações com a Arte (em específico o Teatro) e a formação humana do indivíduo mediada pela educação escolar. Sendo assim, foi necessário delimitar a partir de que fonte de dados essa interface seria analisada. Deste modo, os dados da pesquisa foram coletados a partir de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos das áreas de ensino de Ciências e Biologia, acreditando que tais eventos contém uma gama de contribuições para a área da Educação Científica no que tange a reflexão sobre modelos psicopedagógicos para o EC. A partir da ferramenta metodológica de Bardin (1997), foram obtidas oito categorias que apontam as potencialidades formativas para o Teatro: 1. Apresentação do Conteúdo; 2. Problematização; 3. Contextualização; 4. Função Integrativa; 5. Desenvolvimento da Criatividade; 6. Mobilização de mecanismos cognitivos; 7. Formação Cultural; 8. Estímulo à motivação e interesse. Tais potencialidades foram analisadas através de princípios teóricos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) e da Psicologia histórico cultural (PsiHC), além de contribuições teórico-práticas dos teatrólogos Bertold Brecht e Augusto Boal, apontando caminhos sistemáticos e metódicos que favoreçam a apropriação de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências e Biologia. |
id |
UNSP_1cd9ca7c54e457430083ac0b282efe43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181039 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticasThe science theaching on scene: critical perspectivesTeatro e ensino de ciênciasPedagogia histórico-críticaPedagogia histórico-crítica e TeatroEnsino de ciências e arteTheater and science teachingHistorical-critical pedagogyHistorical-critical pedagogy and theaterTeaching science and artEste estudo apresenta a incursão sobre a interface Teatro-Ensino de Ciências (EC), buscando evidenciar e analisar suas potencialidades formativas a partir de um referencial crítico de Educação. Sendo assim, os objetos em análise são o EC no Brasil, suas ligações com a Arte (em específico o Teatro) e a formação humana do indivíduo mediada pela educação escolar. Sendo assim, foi necessário delimitar a partir de que fonte de dados essa interface seria analisada. Deste modo, os dados da pesquisa foram coletados a partir de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos das áreas de ensino de Ciências e Biologia, acreditando que tais eventos contém uma gama de contribuições para a área da Educação Científica no que tange a reflexão sobre modelos psicopedagógicos para o EC. A partir da ferramenta metodológica de Bardin (1997), foram obtidas oito categorias que apontam as potencialidades formativas para o Teatro: 1. Apresentação do Conteúdo; 2. Problematização; 3. Contextualização; 4. Função Integrativa; 5. Desenvolvimento da Criatividade; 6. Mobilização de mecanismos cognitivos; 7. Formação Cultural; 8. Estímulo à motivação e interesse. Tais potencialidades foram analisadas através de princípios teóricos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) e da Psicologia histórico cultural (PsiHC), além de contribuições teórico-práticas dos teatrólogos Bertold Brecht e Augusto Boal, apontando caminhos sistemáticos e metódicos que favoreçam a apropriação de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências e Biologia.This study presents the incursion on the Theater-Science Teaching (CE) interface, seeking to evidence and analyze its formative potentialities from a critical reference of Education. Thus, the objects in analysis are the EC in Brazil, its links with Art (in particular the Theater) and the human formation of the individual mediated by school education. Therefore, it was necessary to delimit from which data source this interface would be analyzed. Thus, the research data were collected from papers presented at academic events in the areas of Science and Biology teaching, believing that such events contain a range of contributions to the area of Scientific Education in what concerns the reflection on psychopedagogical models for or EC. From the methodological tool of Bardin (1997), eight categories were obtained that point out the formative potentialities for the Theater: 1. Presentation of the Content; 2. Problematization; 3. Contextualization; 4. Integrative Function; 5. Development of Creativity; 6. Mobilization of cognitive mechanisms; 7. Cultural Training; 8. Stimulating motivation and interest. These potentialities were analyzed through theoretical principles of historical-critical pedagogy (PHC) and historical cultural psychology (PsiHC), as well as theoretical and practical contributions of the theatricians Bertold Brecht and Augusto Boal, pointing out systematic and methodical paths that favor the appropriation of contents concerning the Teaching of Sciences and Biology.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES 1697133Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaves Filho, Flávio Henrique2019-03-15T13:48:35Z2019-03-15T13:48:35Z2019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18103900091379233004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-31T06:23:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:17.341723Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas The science theaching on scene: critical perspectives |
title |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas |
spellingShingle |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas Chaves Filho, Flávio Henrique Teatro e ensino de ciências Pedagogia histórico-crítica Pedagogia histórico-crítica e Teatro Ensino de ciências e arte Theater and science teaching Historical-critical pedagogy Historical-critical pedagogy and theater Teaching science and art |
title_short |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas |
title_full |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas |
title_fullStr |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas |
title_sort |
O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas |
author |
Chaves Filho, Flávio Henrique |
author_facet |
Chaves Filho, Flávio Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves Filho, Flávio Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro e ensino de ciências Pedagogia histórico-crítica Pedagogia histórico-crítica e Teatro Ensino de ciências e arte Theater and science teaching Historical-critical pedagogy Historical-critical pedagogy and theater Teaching science and art |
topic |
Teatro e ensino de ciências Pedagogia histórico-crítica Pedagogia histórico-crítica e Teatro Ensino de ciências e arte Theater and science teaching Historical-critical pedagogy Historical-critical pedagogy and theater Teaching science and art |
description |
Este estudo apresenta a incursão sobre a interface Teatro-Ensino de Ciências (EC), buscando evidenciar e analisar suas potencialidades formativas a partir de um referencial crítico de Educação. Sendo assim, os objetos em análise são o EC no Brasil, suas ligações com a Arte (em específico o Teatro) e a formação humana do indivíduo mediada pela educação escolar. Sendo assim, foi necessário delimitar a partir de que fonte de dados essa interface seria analisada. Deste modo, os dados da pesquisa foram coletados a partir de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos das áreas de ensino de Ciências e Biologia, acreditando que tais eventos contém uma gama de contribuições para a área da Educação Científica no que tange a reflexão sobre modelos psicopedagógicos para o EC. A partir da ferramenta metodológica de Bardin (1997), foram obtidas oito categorias que apontam as potencialidades formativas para o Teatro: 1. Apresentação do Conteúdo; 2. Problematização; 3. Contextualização; 4. Função Integrativa; 5. Desenvolvimento da Criatividade; 6. Mobilização de mecanismos cognitivos; 7. Formação Cultural; 8. Estímulo à motivação e interesse. Tais potencialidades foram analisadas através de princípios teóricos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) e da Psicologia histórico cultural (PsiHC), além de contribuições teórico-práticas dos teatrólogos Bertold Brecht e Augusto Boal, apontando caminhos sistemáticos e metódicos que favoreçam a apropriação de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências e Biologia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15T13:48:35Z 2019-03-15T13:48:35Z 2019-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181039 000913792 33004056079P0 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181039 |
identifier_str_mv |
000913792 33004056079P0 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129361634656256 |