Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro Júnior, Francisco Nairon [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102066
Resumo: O ensino de acústica tem se caracterizado por um modo bancário, centrado na transmissão de conceitos científicos prontos, que em muito se distancia do mundo tecnológico e cultural nos quais os alunos encontram-se inseridos. Voltado apenas à construção de uma base teórica para o estudo do som enquanto onda mecânica, pouco contribui para o ideal de formação de cidadãos capazes de entender e atuar na melhoria das paisagens sonoras dos ambientes nos quais convivem. Igualmente distante do mundo da cultura sonora e musical, da tecnologia de áudio e do ambiente acústico, em nada se alinha com o esforço cada vez mais crescente de sensibilização da escuta e da educação sonora, protagonizado pelo educador canadense Raymond Murray Schafer, e que já encontra arrego em diversas experiências de pesquisa e ensino no Brasil, materializadas na educação ambiental, em música, em artes e em geografia. A questão ambiental e, mais especificamente, do ambiente sonoro, parece atravessar muitos dos mundos disciplinares escolares e, portanto, passa a ser responsabilidade dos diversos professores a sua condução enquanto projeto pedagógico. No intuito de trazer elementos para a reflexão em torno de como a educação científica pode constituir-se enquanto linguagem e concorrer para a educação sonora, desenvolvemos duas ações de pesquisa e ensino, sendo a primeira, tomada como estudo-piloto, desenvolvida com licenciandos de física da UNESP de Ilha Solteira e a segunda com licenciandos em matemática da UNEMAT de Barra do Bugres. Baseados na teses de a dialogidade freireana é o caminho por meio do qual seres conscientes, 'estando sendo' problematizadores do mundo, reconstroem-no e a si mesmos, assumidos, a priori, que as paisagens sonoras constituem um caminho de transversalidade que, nesse modo dialógico problematizador...
id UNSP_1d764a257b00481e0abb4e61c0530a4b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102066
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e culturaFreire, Paulo, 1921-1997AcusticaCienciaTecnologiaCulturaScienceTechnologyCultureSoundO ensino de acústica tem se caracterizado por um modo bancário, centrado na transmissão de conceitos científicos prontos, que em muito se distancia do mundo tecnológico e cultural nos quais os alunos encontram-se inseridos. Voltado apenas à construção de uma base teórica para o estudo do som enquanto onda mecânica, pouco contribui para o ideal de formação de cidadãos capazes de entender e atuar na melhoria das paisagens sonoras dos ambientes nos quais convivem. Igualmente distante do mundo da cultura sonora e musical, da tecnologia de áudio e do ambiente acústico, em nada se alinha com o esforço cada vez mais crescente de sensibilização da escuta e da educação sonora, protagonizado pelo educador canadense Raymond Murray Schafer, e que já encontra arrego em diversas experiências de pesquisa e ensino no Brasil, materializadas na educação ambiental, em música, em artes e em geografia. A questão ambiental e, mais especificamente, do ambiente sonoro, parece atravessar muitos dos mundos disciplinares escolares e, portanto, passa a ser responsabilidade dos diversos professores a sua condução enquanto projeto pedagógico. No intuito de trazer elementos para a reflexão em torno de como a educação científica pode constituir-se enquanto linguagem e concorrer para a educação sonora, desenvolvemos duas ações de pesquisa e ensino, sendo a primeira, tomada como estudo-piloto, desenvolvida com licenciandos de física da UNESP de Ilha Solteira e a segunda com licenciandos em matemática da UNEMAT de Barra do Bugres. Baseados na teses de a dialogidade freireana é o caminho por meio do qual seres conscientes, 'estando sendo' problematizadores do mundo, reconstroem-no e a si mesmos, assumidos, a priori, que as paisagens sonoras constituem um caminho de transversalidade que, nesse modo dialógico problematizador...The teaching of acoustic has been characterized by a banking mode, focused on the transmission of scientific concepts ready, which is far away from the cultural and technological world in which students are placed. Directed only to the construction of a theoretical basis for the study of sound as a mechanical wave, contributes little to the ideal training of citizens able to understand and act to improve the soundscapes of the environments in which live, Equally distant from the world of sound and musical culture, audio technology and acoustic ecology, nothing line up with the ever-increasing effort to raise awareness of hearing and sound eucation, played by canadian educator Raymond Murray Schafer, and already found support in various research and teaching experiences in brazil, materialized in environmental education, music, arts and geography. Environmental issues and, more specifically, environmental noise, it seems many of the worlds through school disciplinary and therefore becomes the responsability of the individual teachers to driving while teaching project. In order to provide elements for reflection on how science education can constitute itself a language to compete in a sound education, we developed two further research and teaching, the first being taken as a pilot study, carried out with physics students of UNESP in Ilha Solteira, and the second with math students of UNEMAT in Barra do Bugres. Based on the thesis freirean dialogical is the path through which conscius beings, 'being problem-solving in the world, rebuild it and themselves, assume a priori that the soundscapes are a way of a mainstreaming that this mode dialogical problematizing the world technological can cultural isseus may prove generators through which undergraduates can build conscientization elements of the potential of... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro Júnior, Francisco Nairon [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2012-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis315 f. : il.application/pdfMONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon. Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura. 2012. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102066000704365monteirojunior_fn_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:15:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102066Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-28T06:15:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
title Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
spellingShingle Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
Monteiro Júnior, Francisco Nairon [UNESP]
Freire, Paulo, 1921-1997
Acustica
Ciencia
Tecnologia
Cultura
Science
Technology
Culture
Sound
title_short Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
title_full Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
title_fullStr Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
title_full_unstemmed Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
title_sort Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
author Monteiro Júnior, Francisco Nairon [UNESP]
author_facet Monteiro Júnior, Francisco Nairon [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro Júnior, Francisco Nairon [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Acustica
Ciencia
Tecnologia
Cultura
Science
Technology
Culture
Sound
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Acustica
Ciencia
Tecnologia
Cultura
Science
Technology
Culture
Sound
description O ensino de acústica tem se caracterizado por um modo bancário, centrado na transmissão de conceitos científicos prontos, que em muito se distancia do mundo tecnológico e cultural nos quais os alunos encontram-se inseridos. Voltado apenas à construção de uma base teórica para o estudo do som enquanto onda mecânica, pouco contribui para o ideal de formação de cidadãos capazes de entender e atuar na melhoria das paisagens sonoras dos ambientes nos quais convivem. Igualmente distante do mundo da cultura sonora e musical, da tecnologia de áudio e do ambiente acústico, em nada se alinha com o esforço cada vez mais crescente de sensibilização da escuta e da educação sonora, protagonizado pelo educador canadense Raymond Murray Schafer, e que já encontra arrego em diversas experiências de pesquisa e ensino no Brasil, materializadas na educação ambiental, em música, em artes e em geografia. A questão ambiental e, mais especificamente, do ambiente sonoro, parece atravessar muitos dos mundos disciplinares escolares e, portanto, passa a ser responsabilidade dos diversos professores a sua condução enquanto projeto pedagógico. No intuito de trazer elementos para a reflexão em torno de como a educação científica pode constituir-se enquanto linguagem e concorrer para a educação sonora, desenvolvemos duas ações de pesquisa e ensino, sendo a primeira, tomada como estudo-piloto, desenvolvida com licenciandos de física da UNESP de Ilha Solteira e a segunda com licenciandos em matemática da UNEMAT de Barra do Bugres. Baseados na teses de a dialogidade freireana é o caminho por meio do qual seres conscientes, 'estando sendo' problematizadores do mundo, reconstroem-no e a si mesmos, assumidos, a priori, que as paisagens sonoras constituem um caminho de transversalidade que, nesse modo dialógico problematizador...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon. Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura. 2012. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102066
000704365
monteirojunior_fn_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon. Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura. 2012. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000704365
monteirojunior_fn_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/102066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 315 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650104047960064