O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102000
Resumo: São freqüentes os textos que consideram que a botãnica apresenta grande dificuldade no seu processo de ensino e aprendizagem, gerando pouco interesse e baixo rendimento. Mas, por quê? Quais situações contribuem para reforçar esta afirmação? A partir de uma revisão teórica e histórica sobre o desenvolvimento do estudo dos vegetais, é possível dizer que uma delas seria a falta de atualização do professor em relação ao conhecimento botânico, cada vez mais específico. Outra situação, conseqüentemente, seria a forma como a botânica vem sendo ensinada: muito teórica, desestimulante, fundamentada na reprodução, repetição e fragmentação e distante da realidade dos alunos e dos problemas ambientais atuais. Percebe-se, enfim, a questão metodológica como central no processo de ensino e aprendizagem de botânica, dificultando, o entendimento e criando aversões quando não adequada. Segundo estudos recentes, é importante que os alunos tenham contato com os vegetais na natureza, aproximando-se do ambiente natural.
id UNSP_1e6fd8d70639f21ab0c50a6fb466985a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102000
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicosCiencia - Estudo e ensinoBotânicaScience teachingBotanySão freqüentes os textos que consideram que a botãnica apresenta grande dificuldade no seu processo de ensino e aprendizagem, gerando pouco interesse e baixo rendimento. Mas, por quê? Quais situações contribuem para reforçar esta afirmação? A partir de uma revisão teórica e histórica sobre o desenvolvimento do estudo dos vegetais, é possível dizer que uma delas seria a falta de atualização do professor em relação ao conhecimento botânico, cada vez mais específico. Outra situação, conseqüentemente, seria a forma como a botânica vem sendo ensinada: muito teórica, desestimulante, fundamentada na reprodução, repetição e fragmentação e distante da realidade dos alunos e dos problemas ambientais atuais. Percebe-se, enfim, a questão metodológica como central no processo de ensino e aprendizagem de botânica, dificultando, o entendimento e criando aversões quando não adequada. Segundo estudos recentes, é importante que os alunos tenham contato com os vegetais na natureza, aproximando-se do ambiente natural.Many papers hold the view that botany poses great challenge in its teaching and learning process, arising little interest and resulting in poor productivity. What factors account for this? Based on a historical and theoretical review on the development of the study of plants, it is possible to say that one of these factors is the lack of teachers with an updated Knowledge in this increasingly specific field. Another factor is the method applied in the teaching/learning process: too theoretical, unexciting, based on reproduction, repetition and fragmentation, distant from tody's reality and environmental problems. This inadequate method makes difficult for students to understand Botany, in some cases leading to aversion. Therefore, the methodological matter becomes the center of debate concerning the theaching/learning process of the study of plants. According to recent research, it is essential that students come into contact with plants within their natural environment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavassan, Osmar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2008-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis146 f. : il.application/pdfSILVA, Patrícia Gomes Pinheiro da. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102000000556543silva_pgp_dr_bauru.pdf33004056079P006773774038051710000-0003-1860-6628Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:30:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102000Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:14:15.733223Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
title O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
spellingShingle O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino
Botânica
Science teaching
Botany
title_short O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
title_full O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
title_fullStr O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
title_full_unstemmed O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
title_sort O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
author Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da [UNESP]
author_facet Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavassan, Osmar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino
Botânica
Science teaching
Botany
topic Ciencia - Estudo e ensino
Botânica
Science teaching
Botany
description São freqüentes os textos que consideram que a botãnica apresenta grande dificuldade no seu processo de ensino e aprendizagem, gerando pouco interesse e baixo rendimento. Mas, por quê? Quais situações contribuem para reforçar esta afirmação? A partir de uma revisão teórica e histórica sobre o desenvolvimento do estudo dos vegetais, é possível dizer que uma delas seria a falta de atualização do professor em relação ao conhecimento botânico, cada vez mais específico. Outra situação, conseqüentemente, seria a forma como a botânica vem sendo ensinada: muito teórica, desestimulante, fundamentada na reprodução, repetição e fragmentação e distante da realidade dos alunos e dos problemas ambientais atuais. Percebe-se, enfim, a questão metodológica como central no processo de ensino e aprendizagem de botânica, dificultando, o entendimento e criando aversões quando não adequada. Segundo estudos recentes, é importante que os alunos tenham contato com os vegetais na natureza, aproximando-se do ambiente natural.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-28
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Patrícia Gomes Pinheiro da. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102000
000556543
silva_pgp_dr_bauru.pdf
33004056079P0
0677377403805171
0000-0003-1860-6628
identifier_str_mv SILVA, Patrícia Gomes Pinheiro da. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000556543
silva_pgp_dr_bauru.pdf
33004056079P0
0677377403805171
0000-0003-1860-6628
url http://hdl.handle.net/11449/102000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129598584520704