O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Escarião da Nóbrega.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051
Resumo: A necessidade de se examinar em que proporção as aulas de botânica favorecem a construção do conhecimento dos alunos e a assimilação dos conteúdos dessa área da biologia proposto pelo currículo do Ensino Médio, vem de longa data em nosso país, uma vez que é possível encontrarmos relatos já no 3º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Botânica, na década de 50, apontando a necessidade de melhoria do ensino nesta área nos cursos na época denominados de secundário. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas José Gomes Alves e Monsenhor Manuel Vieira, ambas situadas no município de Patos – PB, sobre botânica. A amostra pesquisada em ambas as escolas foram duas turmas do 3º ano do ensino médio. Na Escola Monsenhor Manuel Vieira especificamente, as duas turmas que funcionam no turno da manhã. Inicialmente foram ministradas quatro aulas teóricas e uma prática para as referidas turmas. Encerrada essa etapa foi realizada a aplicação de questionário contendo perguntas relacionadas ao conteúdo de botânica ministrado no 3º ano do ensino médio. Após a análise dos dados da escola José Gomes Alves conclui – se que houve diferença de aproveitamento entre as turmas antes e após a aula prática, sendo que o nível de conhecimento dos alunos da turma 3º A foi médio após a aula teórica e insuficiente após a aula prática. Nessa turma o método expositivo foi o que proporcionou um melhor rendimento na média. Já a turma 3º B apresentou um bom nível de conhecimento tanto na aula prática como na teórica, sendo que na aula prática houve uma maior participação da turma. Na escola Monsenhor Manuel Vieira, verificou – se que o nível de conhecimento sobre os conteúdos de botânica ministrado no 3º ano do Ensino Médio, dos alunos das turmas 3º A e 3º B foi muito baixo, demonstrando as turmas muito desinteresse pelo tema, relatando alguns que preferiam aula sobre sexualidade, DSTs, ou seja, temas voltados para o corpo humano, em especial sistema reprodutor.
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spelling O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB.Botany knowledge of students in high schools in the city of Patos - PB.BotânicaAvaliação de conhecimento - alunosEnsino médio - BotânicaAlunos do ensino médio - BotânicaEnsino de Botânica - ensino MédioEscola pública - ensino de BotânicaBotanyKnowledge assessment - studentsHigh School - BotanyHigh School Students - BotanyBotany Teaching - High SchoolPublic school - teaching of BotanyCiências BiológicasA necessidade de se examinar em que proporção as aulas de botânica favorecem a construção do conhecimento dos alunos e a assimilação dos conteúdos dessa área da biologia proposto pelo currículo do Ensino Médio, vem de longa data em nosso país, uma vez que é possível encontrarmos relatos já no 3º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Botânica, na década de 50, apontando a necessidade de melhoria do ensino nesta área nos cursos na época denominados de secundário. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas José Gomes Alves e Monsenhor Manuel Vieira, ambas situadas no município de Patos – PB, sobre botânica. A amostra pesquisada em ambas as escolas foram duas turmas do 3º ano do ensino médio. Na Escola Monsenhor Manuel Vieira especificamente, as duas turmas que funcionam no turno da manhã. Inicialmente foram ministradas quatro aulas teóricas e uma prática para as referidas turmas. Encerrada essa etapa foi realizada a aplicação de questionário contendo perguntas relacionadas ao conteúdo de botânica ministrado no 3º ano do ensino médio. Após a análise dos dados da escola José Gomes Alves conclui – se que houve diferença de aproveitamento entre as turmas antes e após a aula prática, sendo que o nível de conhecimento dos alunos da turma 3º A foi médio após a aula teórica e insuficiente após a aula prática. Nessa turma o método expositivo foi o que proporcionou um melhor rendimento na média. Já a turma 3º B apresentou um bom nível de conhecimento tanto na aula prática como na teórica, sendo que na aula prática houve uma maior participação da turma. Na escola Monsenhor Manuel Vieira, verificou – se que o nível de conhecimento sobre os conteúdos de botânica ministrado no 3º ano do Ensino Médio, dos alunos das turmas 3º A e 3º B foi muito baixo, demonstrando as turmas muito desinteresse pelo tema, relatando alguns que preferiam aula sobre sexualidade, DSTs, ou seja, temas voltados para o corpo humano, em especial sistema reprodutor.The need to examine to what extent the lessons of botany favor the construction of students knowledge and assimilate the contents of this area of the proposed biology curriculum for high school, has a long history in our country, since it is already possible to find reports the 3º National Congress of the Brazilian Botanical Society, in the 50, pointing to the need to improve teaching courses in this area at the time called secondary. The aim of this study was to assess the knowledge level of students in 3º year high school School and Monsignor José Manuel Gomes Alves Vieira, both located in the city of Patos - PB on botany. The original sample at both schools were two classes of 3º year of high school. At School Monsignor Manuel Vieira specifically, the two classes that work in the morning. They were initially given four lectures and a practice for those classes. Closed this step was carried out a questionnaire containing questions related to content taught botany at 3 years of high school. After analyzing the data from the school José Gomes Alves concluded - that there was a difference in use between the two groups before and after school practice, and the level of knowledge of students in the class 3º A levels were average after the lecture and not enough after classroom practice. In this class the lecture method was the one that provided better performance on average. Since the class 3º B showed a good level of knowledge in both classroom practice and in theory, and practice in class there was a greater class participation. At school, Monsignor Manuel Vieira there – if the level of knowledge about the contents of botany taught in the 3º year of high school, students of classes 3º A and 3º B was very low, demonstrating the classes much disinterest in the subject, reporting some who preferred to lecture on sexuality, STDs, or issues facing the human body, particularly the reproductive system.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de.ALMEIDA, M. G. V. M.http://lattes.cnpq.br/9792589102297688LUCENA, Maria de Fátima de Araújo.LUCENA, M. F. A.ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira.ALMEIDA, E. P. O.GOMES, Escarião da Nóbrega.2011-06-272022-05-06T18:26:38Z2022-05-062022-05-06T18:26:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051GOMES, Escarião da Nóbrega. O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-06T18:27:11Zoai:localhost:riufcg/25051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-06T18:27:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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