Educação Sexual e o combate à cultura do estupro nas infâncias femininas: Proposta educativa a partir de produções cinematográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Juliana Aparecida Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254826
Resumo: A violência é um fenômeno que atinge os corpos femininos desde a infância. Compreendido no campo dos direitos humanos como uma ameaça do direito à vida e à saúde, pode ser de natureza física, psicológica, sexual, por negligência ou simbólica. Tratando-se de corpos femininos, considera-se ainda, uma cultura do estupro: mentalidade cultural complacente e tolerante com o estupro, de difusão e aceitação na sociedade, cujos comportamentos associados a esta cultura são, dentre outros, a culpabilização das vítimas pela violência sofrida, a objetificação sexual das mulheres, a banalização ou negação da violência sexual, a recusa em reconhecer os danos emocionais e físicos oriundos da violência sexual; são comportamentos, falas e atitudes de depreciação, opressão, objetificação, simplesmente por serem meninas/mulheres. Nesse contexto essa pesquisa propõe um trabalho em Educação Sexual e conscientização à cultura do estupro às infâncias femininas a partir de produções cinematográficas para o público infantil com protagonistas meninas e mulheres da plataforma de streaming da Disney lançados entre os anos de 2019 e 2023 para que possam conhecer seus direitos e reconhecer quando estão sendo violadas sem que se sintam constrangidas ou envergonhadas em questionar ou denunciar quaisquer tipos de violações, assim como investir em formas de prevenção para que o número de violência contra meninas seja erradicado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e propositiva, do tipo documental. Qualitativa pois responde a questões muito específicas, bem como atua com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Descritiva e propositiva pois tem como objetivo descrever as características fílmicas relacionadas à Educação Sexual e a cultura do estupro e propor um trabalho em Educação Sexual e enfrentamento à cultura do estupro a partir dos filmes analisados. Documental na medida em que se trata de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Seguindo as etapas da análise de conteúdo, selecionou-se 15 filmes que foram assistidos a princípio de forma flutuante e posteriormente de forma demasiada, o que resultou em duas categorias propositivas: (i) propostas reflexivas para crianças sobre representatividade feminina a partir das produções cinematográficas e (ii) propostas educativas para a infância em Educação Sexual e enfrentamento à cultura do estupro a partir de produções cinematográficas. O ser humano é constituído na relação com o meio social e cultural e a percepção que ele tem sobre essas relações, portanto inserir a educação sexual no processo de ensino-aprendizagem, seja no contexto escolar, seja em contextos socioeducativos, permite espaços de diálogo. Nesse sentido, as produções cinematográficas podem ser um importante instrumento disparador para essas reflexões mesmo que não tenham sido produzidos para essa finalidade. Desenvolver estratégias lúdicas e criativas com crianças para o desenvolvimento de uma Educação Sexual Emancipatória e de enfrentamento à cultura do estupro é de fundamental importância para que ocorra a desnaturalização de comportamentos e de pensamentos sexistas, pois quanto mais cedo e coletiva as propostas, maiores as possibilidades de transformações.
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Tratando-se de corpos femininos, considera-se ainda, uma cultura do estupro: mentalidade cultural complacente e tolerante com o estupro, de difusão e aceitação na sociedade, cujos comportamentos associados a esta cultura são, dentre outros, a culpabilização das vítimas pela violência sofrida, a objetificação sexual das mulheres, a banalização ou negação da violência sexual, a recusa em reconhecer os danos emocionais e físicos oriundos da violência sexual; são comportamentos, falas e atitudes de depreciação, opressão, objetificação, simplesmente por serem meninas/mulheres. Nesse contexto essa pesquisa propõe um trabalho em Educação Sexual e conscientização à cultura do estupro às infâncias femininas a partir de produções cinematográficas para o público infantil com protagonistas meninas e mulheres da plataforma de streaming da Disney lançados entre os anos de 2019 e 2023 para que possam conhecer seus direitos e reconhecer quando estão sendo violadas sem que se sintam constrangidas ou envergonhadas em questionar ou denunciar quaisquer tipos de violações, assim como investir em formas de prevenção para que o número de violência contra meninas seja erradicado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e propositiva, do tipo documental. Qualitativa pois responde a questões muito específicas, bem como atua com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Descritiva e propositiva pois tem como objetivo descrever as características fílmicas relacionadas à Educação Sexual e a cultura do estupro e propor um trabalho em Educação Sexual e enfrentamento à cultura do estupro a partir dos filmes analisados. Documental na medida em que se trata de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Seguindo as etapas da análise de conteúdo, selecionou-se 15 filmes que foram assistidos a princípio de forma flutuante e posteriormente de forma demasiada, o que resultou em duas categorias propositivas: (i) propostas reflexivas para crianças sobre representatividade feminina a partir das produções cinematográficas e (ii) propostas educativas para a infância em Educação Sexual e enfrentamento à cultura do estupro a partir de produções cinematográficas. O ser humano é constituído na relação com o meio social e cultural e a percepção que ele tem sobre essas relações, portanto inserir a educação sexual no processo de ensino-aprendizagem, seja no contexto escolar, seja em contextos socioeducativos, permite espaços de diálogo. Nesse sentido, as produções cinematográficas podem ser um importante instrumento disparador para essas reflexões mesmo que não tenham sido produzidos para essa finalidade. Desenvolver estratégias lúdicas e criativas com crianças para o desenvolvimento de uma Educação Sexual Emancipatória e de enfrentamento à cultura do estupro é de fundamental importância para que ocorra a desnaturalização de comportamentos e de pensamentos sexistas, pois quanto mais cedo e coletiva as propostas, maiores as possibilidades de transformações.Violence is a phenomenon that affects female bodies since childhood. Understood in the field of human rights as a threat to the right to life and health, it can be of a physical, psychological, sexual, negligent, or symbolic nature. In the case of female bodies, it is also considered rape culture: a cultural mentality that is complacent and tolerant of rape, widespread and accepted in society. The behaviors associated with this culture are, among others, blaming victims for violence suffered, the sexual objectification of women, the trivialization or denial of sexual violence, the refusal to recognize the emotional and physical damage arising from sexual violence; These are behaviors, speeches and attitudes of depreciation, oppression, objectification, simply because they are girls/women. In this context, this research proposes work on Sexual Education and awareness of rape culture among female childhoods based on cinematographic productions for children with female and female protagonists from the Disney streaming platform released between 2019 and 2023 so that they can know their rights and recognize when they are being violated, without feeling embarrassed or ashamed to question or report any types of violations, as well as investing in forms of prevention so that the number of violence against girls is eradicated. This is qualitative, descriptive, and propositional research, of a documentary type. Qualitative, as it answers specific questions, as well as working with the universe of meanings, motives, aspirations, beliefs, values, and attitudes. Descriptive and propositional, as it aims to describe the filmic characteristics related to Sexual Education and rape culture, as well as proposing work on Sexual Education and confronting rape culture based on the films analyzed. Documentary, as far as it deals with materials that have not yet received analytical treatment, or that can still be reworked according to the research objects. Following the content analysis steps, 15 films were selected that were initially watched in a fluctuating way and later in an excessive way, which resulted in two propositional categories i) Reflective proposals for children on female representation from cinematographic productions (ii) Educational proposals for children in Sexual Education and combating rape culture based on cinematographic productions. The human being is constituted in the relationship with the social and cultural environment and the perception he has about these relationships, therefore, inserting sexual education in the teaching-learning process, whether in the school context or in socio-educational contexts allows spaces for dialogue. n this sense, cinematographic productions can be an important trigger for these reflections even if they were not produced for this purpose. Developing playful and creative strategies with children to develop Emancipatory Sexual Education and combat rape culture is of fundamental importance for the denaturalization of sexist behaviors and thoughts to occur, as the sooner and more collectively the proposals are made, the greater the possibility of transformation.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Spaziani, Raquel Baptista [UNESP]Costa, Juliana Aparecida Pereira2024-03-28T18:22:25Z2024-03-28T18:22:25Z2024-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/254826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-29T06:03:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254826Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-03-29T06:03:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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