A ação profissional do assessor pedagógico: diálogos acerca de sua trajetória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202189
Resumo: O presente trabalho objetiva compreender a trajetória e a atuação profissional dos indivíduos que desenvolvem a função de Assessores Pedagógicos Universitários, verificando como têm se constituído enquanto profissional multitarefa e como o eixo central de seu trabalho – a formação – fica em meio a tudo o que desenvolve. Essa busca implica, inicialmente, em conhecer um pouco do contexto universitário e em saber quem é esse profissional que desenvolve múltiplas tarefas no âmbito dos aspectos pedagógicos neste espaço institucional. Para tanto, nosso referencial teórico buscou estudiosos que têm se dedicado a pesquisar o campo da Pedagogia Universitária, como Maria Isabel da Cunha, Elisa Lucarelli, Sandra Soares, entre outros. Para o desenvolvimento desta investigação apresentamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, de cunho exploratório, utilizando a metodologia de Estudo de Casos Múltiplos, pois foram investigados Assessores de quatro universidades, sendo duas no Brasil, uma na Argentina e uma no Uruguai. Para a análise dos dados concebemos duas grandes categorias: Trajetória Profissional do Assessor Pedagógico e Legitimidade da Função do Assessor Pedagógico, as quais subdividimos em dimensões que acreditamos ser pertinentes à sua compreensão: Atribuições; Desenvolvimento Profissional; e Instituição. Essas três dimensões foram analisadas em cada uma das categorias. Entre os achados, destacamos o fato de a Assessoria Pedagógica ser hoje, ainda, uma função, porém, com fortes chances de se tornar uma profissão reconhecida e necessária na instituição de educação superior. Para tanto, destacamos a necessidade de conquistar maior visibilidade e legitimidade em seu espaço de atuação, que ainda não legitima este profissional como deveria. A análise indica, também, que a profissionalidade do Assessor está em desenvolvimento, no entanto, há inúmeros desafios que ele precisa superar, como a questão da falta de autonomia, apoio institucional e da dificuldade em desenvolver a formação pedagógica do docente universitário. A partir do estudo teórico-metodológico realizado na tese, explicitamos ao final do trabalho, seis saberes do Assessor Pedagógico Universitário, necessários para que essa legitimidade seja alcançada, sendo eles: os saberes voltados aos conhecimentos pedagógicos; saberes voltados à formação; saberes voltados à articulação dos diferentes campos epistemológicos; saberes relativos ao desenvolvimento da autoformação, saberes relacionados à gestão de pessoas e saberes da pesquisa-ação.
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Essa busca implica, inicialmente, em conhecer um pouco do contexto universitário e em saber quem é esse profissional que desenvolve múltiplas tarefas no âmbito dos aspectos pedagógicos neste espaço institucional. Para tanto, nosso referencial teórico buscou estudiosos que têm se dedicado a pesquisar o campo da Pedagogia Universitária, como Maria Isabel da Cunha, Elisa Lucarelli, Sandra Soares, entre outros. Para o desenvolvimento desta investigação apresentamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, de cunho exploratório, utilizando a metodologia de Estudo de Casos Múltiplos, pois foram investigados Assessores de quatro universidades, sendo duas no Brasil, uma na Argentina e uma no Uruguai. Para a análise dos dados concebemos duas grandes categorias: Trajetória Profissional do Assessor Pedagógico e Legitimidade da Função do Assessor Pedagógico, as quais subdividimos em dimensões que acreditamos ser pertinentes à sua compreensão: Atribuições; Desenvolvimento Profissional; e Instituição. Essas três dimensões foram analisadas em cada uma das categorias. Entre os achados, destacamos o fato de a Assessoria Pedagógica ser hoje, ainda, uma função, porém, com fortes chances de se tornar uma profissão reconhecida e necessária na instituição de educação superior. Para tanto, destacamos a necessidade de conquistar maior visibilidade e legitimidade em seu espaço de atuação, que ainda não legitima este profissional como deveria. A análise indica, também, que a profissionalidade do Assessor está em desenvolvimento, no entanto, há inúmeros desafios que ele precisa superar, como a questão da falta de autonomia, apoio institucional e da dificuldade em desenvolver a formação pedagógica do docente universitário. A partir do estudo teórico-metodológico realizado na tese, explicitamos ao final do trabalho, seis saberes do Assessor Pedagógico Universitário, necessários para que essa legitimidade seja alcançada, sendo eles: os saberes voltados aos conhecimentos pedagógicos; saberes voltados à formação; saberes voltados à articulação dos diferentes campos epistemológicos; saberes relativos ao desenvolvimento da autoformação, saberes relacionados à gestão de pessoas e saberes da pesquisa-ação.The aim of this paper is to understand the trajectory and professional performance of individuals who develop the function of University Pedagogical Advisors, verifying how they have been constituted as multitask professionals and how the central axis of their work - training - is in the middle of everything they develop. This search implies, initially, to understand a little about the university context and to get to know this professional who develops multiple tasks within the scope of pedagogical aspects in the institutional space. Inasmuch, our theoretical framework sought scholars who have dedicated themselves to researching the field of University Pedagogy, such as Maria Isabel da Cunha, Elisa Lucarelli, Sandra Soares, among others. In the development of this investigation we used a qualitative research approach, of an exploratory nature, using the methodology of multiple case study, because the Advisors we investigated were from four different universities: two in Brazil, one in Argentina and one in Uruguay. I data analysis we conceived two broad categories: Professional trajectory of the Pedagogical Advisor and Legitimacy Function of the Pedagogical Advisor, which we subdivided into dimensions that we believe to be pertinent to the understanding: Attributions; Professional Development; and Institution. These three dimensions were analyzed in each of the categories. Among the findings, we highlight the fact that the Pedagogical Advisory is still a function today, however, with strong chances of becoming a recognized and necessary profession in the institution of higher education. To this end, we highlight the need to gain greater visibility and legitimacy in their area of activity, which still does not legitimize this professional as it should. The analysis also indicates that the Advisor's professionalism is under development, however, there are numerous challenges that he or she needs to overcome, such as the issue of lack of autonomy, institutional support and the difficulty in developing the pedagogical training of the university professor. Based on the theoretical-methodological study carried out in the thesis, we explain at the end of the paper, six knowledge areas from the University Pedagogical Advisor, necessary for this legitimacy to be achieved, namely: knowledge aimed at pedagogical knowledge; knowledge aimed at training; knowledge focused on the articulation of different epistemological fields; knowledge related to the development of self-training; knowledge related to people management; and knowledge to action research.Este trabajo tiene como objetivo comprender la trayectoria y desempeño profesional de las personas que desarrollan la función de Asesores Pedagógicos Universitarios, verificando cómo se han constituido como profesionales multitarea y cómo el eje central de su trabajo - la formación - está en medio de todo lo que desarrollan. Esta investigación implica, inicialmente, conocer un poco sobre el contexto universitario y saber quién es este profesional que desarrolla múltiples tareas en el ámbito de los aspectos pedagógicos en este espacio institucional. Para ello, nuestro marco teórico buscó académicos que se hayan dedicado a investigar el campo de la Pedagogía Universitaria, como María Isabel da Cunha, Elisa Lucarelli, Sandra Soares, entre otros. Para el desarrollo de esta investigación se presenta un enfoque de investigación cualitativa, de carácter exploratorio, utilizando la metodología de estudio de casos múltiples, ya que se investigaron Asesores de cuatro universidades: dos en Brasil, un en Argentina y un en Uruguay. Para el análisis de los datos, concebimos dos amplias categorías: Trayectoria Profesional del Asesor Pedagógico y Legitimidad da la Función del Asesor Pedagógico, las cuales subdividimos en dimensiones que creemos pertinentes para su comprensión: Atribuciones; Desarrollo Profesional; e Institución. Estas tres dimensiones se analizaron en cada una de las categorías. Entre los hallazgos, destacamos el hecho de que la Asesoría Pedagógica sigue siendo una función en la actualidad, sin embargo, con grandes posibilidades de convertirse en una profesión reconocida y necesaria en la institución de Educación Superior. Para ello, destacamos la necesidad de ganar una mayor visibilidad y legitimidad en su área de actividad, lo que aún no legitima a este profesional como debería. El análisis también indica que la profesionalidad del Asesor se encuentra en desarrollo, sin embargo, existen numerosos desafíos que necesita superar, como el tema de la falta de autonomía, el apoyo institucional y la dificultad para desarrollar la formación pedagógica del docente universitario. Con base en el estudio teórico-metodológico realizado en la tesis, explicamos al final del trabajo, seis saberes del Asesor Pedagógico Universitario, necesarios para lograr esta legitimidad: saberes orientados al conocimiento pedagógico; saberes orientados a la formación; saberes enfocados a la articulación de diferentes campos epistemológicos; saberes relacionados con el desarrollo de la autoformación; saberes relacionados con la gestión de personas; y saberes de la investigación-acción.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]2020-12-21T19:34:17Z2020-12-21T19:34:17Z2020-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20218933004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-07T06:07:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202189Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:16:58.358222Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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