A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Ricardo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92289
Resumo: Esta pesquisa, intitulada A brincadeira na Educação Infantil (3 a 5 anos): uma experiência de pesquisa e intervenção, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de professores”, partiu do pressuposto de que a utilização da brincadeira na Educação Infantil tem sido marcada pela desvalorização ou não compreensão da sua importância no processo de desenvolvimento da criança. Por esta razão, este trabalho teve como objetivo conhecer e intervir sobre a concepção e a prática de uma professora no uso da brincadeira, em uma creche, na cidade de Álvares Machado - SP. Neste sentido, buscamos identificar a presença, a concepção e a prática relacionada à brincadeira que os gestores e a professora participantes da pesquisa defendiam ou apresentavam. Para tanto, utilizamos como suportes investigativos a observação e a entrevista semiestruturada. Após uma pré-análise dos dados levantados, elaboramos uma devolutiva para que os envolvidos na pesquisa reconhecessem qual a concepção e a prática que permeavam a utilização da brincadeira na creche. Em seguida, foram realizadas intervenções teóricas e práticas junto à educadora participante da pesquisa com intuito de potencializar a sua práxis, com base em pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, no que tange ao emprego e importância da brincadeira no desenvolvimento humano das crianças. Esta vertente teórica assume a brincadeira como atividade...
id UNSP_1eb60c94aba05010b4b71197643ed4c3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92289
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervençãoEducaçãoEducação de criançasCreches - Álvares Machado (SP)Esta pesquisa, intitulada A brincadeira na Educação Infantil (3 a 5 anos): uma experiência de pesquisa e intervenção, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de professores”, partiu do pressuposto de que a utilização da brincadeira na Educação Infantil tem sido marcada pela desvalorização ou não compreensão da sua importância no processo de desenvolvimento da criança. Por esta razão, este trabalho teve como objetivo conhecer e intervir sobre a concepção e a prática de uma professora no uso da brincadeira, em uma creche, na cidade de Álvares Machado - SP. Neste sentido, buscamos identificar a presença, a concepção e a prática relacionada à brincadeira que os gestores e a professora participantes da pesquisa defendiam ou apresentavam. Para tanto, utilizamos como suportes investigativos a observação e a entrevista semiestruturada. Após uma pré-análise dos dados levantados, elaboramos uma devolutiva para que os envolvidos na pesquisa reconhecessem qual a concepção e a prática que permeavam a utilização da brincadeira na creche. Em seguida, foram realizadas intervenções teóricas e práticas junto à educadora participante da pesquisa com intuito de potencializar a sua práxis, com base em pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, no que tange ao emprego e importância da brincadeira no desenvolvimento humano das crianças. Esta vertente teórica assume a brincadeira como atividade...This research, named: Child’s play at a day care center: an experience of research and intervention, linked to the research line “Educational Practices and Teacher Training”, started from the presupposition that the use of child’s play in Child Education has been marked by the depreciation or lack of comprehension of its importance in the process of development of the child. Thence, this research has had the objective of getting to know and intervene on the conception and practice of a teacher in the use of child’s play in a day care center in the town of Álvares Machado - SP. This way, we have tried to identify the presence, the conception and the practice related to child’s play that managers and the teacher participating in the research defended or presented. Thus, the observation and semi-structured interview were used as investigative aids. After a pre-analysis of the collected data, we developed a feedback so that the... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, José Ricardo [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2012-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 f. : il.application/pdfSILVA, José Ricardo. A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção. 2012. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92289000694800silva_jr_me_prud.pdf33004129044P67758444123838079Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:21:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-31T06:21:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção
title A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção
spellingShingle A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção
Silva, José Ricardo [UNESP]
Educação
Educação de crianças
Creches - Álvares Machado (SP)
title_short A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção
title_full A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção
title_fullStr A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção
title_full_unstemmed A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção
title_sort A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção
author Silva, José Ricardo [UNESP]
author_facet Silva, José Ricardo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, José Milton de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Ricardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de crianças
Creches - Álvares Machado (SP)
topic Educação
Educação de crianças
Creches - Álvares Machado (SP)
description Esta pesquisa, intitulada A brincadeira na Educação Infantil (3 a 5 anos): uma experiência de pesquisa e intervenção, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de professores”, partiu do pressuposto de que a utilização da brincadeira na Educação Infantil tem sido marcada pela desvalorização ou não compreensão da sua importância no processo de desenvolvimento da criança. Por esta razão, este trabalho teve como objetivo conhecer e intervir sobre a concepção e a prática de uma professora no uso da brincadeira, em uma creche, na cidade de Álvares Machado - SP. Neste sentido, buscamos identificar a presença, a concepção e a prática relacionada à brincadeira que os gestores e a professora participantes da pesquisa defendiam ou apresentavam. Para tanto, utilizamos como suportes investigativos a observação e a entrevista semiestruturada. Após uma pré-análise dos dados levantados, elaboramos uma devolutiva para que os envolvidos na pesquisa reconhecessem qual a concepção e a prática que permeavam a utilização da brincadeira na creche. Em seguida, foram realizadas intervenções teóricas e práticas junto à educadora participante da pesquisa com intuito de potencializar a sua práxis, com base em pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, no que tange ao emprego e importância da brincadeira no desenvolvimento humano das crianças. Esta vertente teórica assume a brincadeira como atividade...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
2014-06-11T19:25:39Z
2014-06-11T19:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, José Ricardo. A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção. 2012. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92289
000694800
silva_jr_me_prud.pdf
33004129044P6
7758444123838079
identifier_str_mv SILVA, José Ricardo. A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção. 2012. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
000694800
silva_jr_me_prud.pdf
33004129044P6
7758444123838079
url http://hdl.handle.net/11449/92289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965471594774528