Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000200002 http://hdl.handle.net/11449/28246 |
Resumo: | O texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo. |
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Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no BrasilThe educational innovation in the 19th. siglo: the renewal of the program of the primary school in BrazilHistória do ensino primáriohistória do currículocultura escolarcurrículo do ensino primáriohistória das disciplinas escolaresO texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo.The text reconstitutes the process of renewal of the programs of the primary school in Brazil starting from 1870, placing the educational modernization in the country in relation to the international context. For this study, we used as research source Rui Barbosa's opinion concerning the Reform of the primary teaching and several complemental institutions of the public instruction (1883), especially the volume regarding the discussion on methods and the school program. Allso demonstrate, as the program it constitutes a project political social civilizador, addressed to build the nation, to modernize the country and to moralize the people.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rosa Fátima de [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2000-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9-28application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000200002Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 51, p. 9-28, 2000.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824610.1590/S0101-32622000000200002S0101-32622000000200002S0101-32622000000200002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28246Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-10T18:11:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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