Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000200009 http://hdl.handle.net/11449/30080 |
Resumo: | As complexas e polêmicas questões relativas a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para a educação no Brasil, nas últimas décadas, vêm sendo objeto de importantes estudos e pesquisas. Como resultado, tem-se acumulado significativo corpo de conhecimentos a esse respeito, o que propicia avanços no debate e possibilita novos estudos e pesquisas a respeito de aspectos cada vez mais específicos da temática. Com o objetivo de contribuir para esse debate, apresentam-se neste artigo conjecturas a respeito da relação entre setores públicos estatais decorrente especificamente do novo tipo de parceria entre órgãos públicos do Estado e docentes pesquisadores das universidades públicas para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para a alfabetização, iniciada na década de 1980 e enfatizada a partir da década de 1990, com a reforma do Estado brasileiro. |
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Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privadosAlfabetización en Brasil: conjeturas sobre las relaciones entre políticas públicas y sus sujetos privadosLiteracy in Brazil: conjectures about the relations between public policies and their private subjectsalfabetizaçãohistória da alfabetizaçãopolíticas públicas para alfabetizaçãoalfabetizaciónhistoria de la alfabetizaciónpolíticas públicas para la alfabetizaciónliteracyhistory of literacypublic policies for literacyAs complexas e polêmicas questões relativas a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para a educação no Brasil, nas últimas décadas, vêm sendo objeto de importantes estudos e pesquisas. Como resultado, tem-se acumulado significativo corpo de conhecimentos a esse respeito, o que propicia avanços no debate e possibilita novos estudos e pesquisas a respeito de aspectos cada vez mais específicos da temática. Com o objetivo de contribuir para esse debate, apresentam-se neste artigo conjecturas a respeito da relação entre setores públicos estatais decorrente especificamente do novo tipo de parceria entre órgãos públicos do Estado e docentes pesquisadores das universidades públicas para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para a alfabetização, iniciada na década de 1980 e enfatizada a partir da década de 1990, com a reforma do Estado brasileiro.Las complejas y polémicas cuestiones relativas a la formulación, implementación y evaluación de las políticas públicas en la educación de Brasil, viene siendo objeto, en las últimas décadas, de importantes estudios y pesquisas. Como resultado, se ha venido acumulando un significativo cuerpo de conocimientos a este respecto, lo que propicia avances en el debate y posibilita nuevos estudios y pesquisas a respecto de aspectos cada vez más específicos de la temática. Con el objetivo de contribuir para este debate, se presentan en este artículo conjeturas a respecto de la relación entre sectores públicos estatales en consecuencia específicamente del nuevo tipo de sociedad entre órganos públicos del Estado y docentes investigadores de las universidades públicas para la formulación, implementación y evaluación de las políticas públicas para la alfabetización, iniciada en la década de 1980 y enfatizada a partir de la década de 1990, con la reforma del Estado brasileño.The complex and controversial issues concerning the formulation, implementation and evaluation of public policies for education in Brazil in recent decades have been the object of important studies and research. As a result, a significant body of knowledge has already been amassed on this subject, which has brought about advances in the debate and made possible new research and studies on increasingly more specific aspects involved in the issue. With the aim of contributing to this debate, the article presents conjectures with regard to the relationship between state public sectors, resulting specifically from the new type of partnership between state public organs and researchers in education from public universities, for formulating, implementing and evaluating public policy for literacy, starting in the 1980s and emphasized from the 1990s onwards, related to the reform of the Brazilian state.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEditora Autores AssociadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]2014-05-20T15:16:33Z2014-05-20T15:16:33Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article329-341application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000200009Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 15, n. 44, p. 329-341, 2010.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/3008010.1590/S1413-24782010000200009S1413-24782010000200009S1413-24782010000200009.pdf7159018256371571SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação0,244info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30080Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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