A construção social da informação: análise do fact-checking no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polonini, Janaína Fernandes Guimarães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243455
Resumo: A investigação apresenta a prática da checagem de fatos brasileira objetivando analisar o processo de construção da informação produzida pelas agências brasileiras relacionadas à checagem de fatos a partir do registro de suas atividades. Diversos campos de estudo se ocupam da investigação do fenômeno fake news, dentre eles as áreas e subáreas da ciência da informação. A partir da definição dos termos para esta investigação, foram selecionados os estudos sobre a construção social da realidade e da teoria da informação para estabelecer uma articulação teórico-metodológica-empírica. Os problemas de pesquisa são: Como se constrói socialmente o que se entende por informação válida ou supostamente “verdadeira” pelas agências de checagem de fatos brasileiras? Quais as práticas de construção social da classificação e os rótulos utilizados pelas agências de checagem brasileiras sobre a informação? Os objetivos específicos são: a) analisar os princípios e práticas relacionadas à checagem de fatos; b) analisar e discutir as atividades, as etapas e os métodos relacionados à checagem de fatos das agências brasileiras, segundo o registro de suas ações; e c) examinar o processo de categorização das informações (verdadeiras, falsas etc.) pelas agências brasileiras. O percurso metodológico da investigação segue três atos (ruptura, construção e verificação) e as sete etapas do procedimento de pesquisa destacadas no Manual de Investigação em Ciências Sociais, Quivy e Campenhoudt (2005). A pesquisa é exploratória e documental com abordagem qualitativa. Realiza uma análise das agências de checagem de fatos brasileiras ativas para compreender o universo pesquisado, por meio de relatórios de auditoria, manual e sites institucionais. O referencial teórico e os procedimentos científicos aplicados nesta investigação constataram a impossibilidade de uma solução científica universal definitiva. Em maio de 2022, existiam 378 agências de checagem de fatos ativas no mundo e 126 inativas no mundo, sendo nove agências de checagem de fatos brasileiras ativas (AFP Checamos, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos (“Rumores”), Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere) e duas inativas (Relatórios de Hoax do Portal EBC e Truco). Desse número, 102 são signatárias no mundo, sendo quatro agências de checagem de fatos brasileiras (Agência Lupa, Aos Fatos e Estadão Verifica, UOL Confere). Considera-se que a atividade de checagem de fatos é fundamental na difusão de informações verídicas para a sociedade, no entanto, as instituições jornalísticas não são suficientes para eliminar a desinformação. Esse é um esforço conjunto que deve ser iniciado na educação formal (educação básica e superior), no desenvolvimento de competências específicas, tendo em vista que esse fenômeno não poderá ser enfrentado com a adoção de uma só linha de trabalho, e reconhecendo a importância da atuação de diversas instituições de pesquisas científicas, jornalismo, tecnologia e direito.
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Os problemas de pesquisa são: Como se constrói socialmente o que se entende por informação válida ou supostamente “verdadeira” pelas agências de checagem de fatos brasileiras? Quais as práticas de construção social da classificação e os rótulos utilizados pelas agências de checagem brasileiras sobre a informação? Os objetivos específicos são: a) analisar os princípios e práticas relacionadas à checagem de fatos; b) analisar e discutir as atividades, as etapas e os métodos relacionados à checagem de fatos das agências brasileiras, segundo o registro de suas ações; e c) examinar o processo de categorização das informações (verdadeiras, falsas etc.) pelas agências brasileiras. O percurso metodológico da investigação segue três atos (ruptura, construção e verificação) e as sete etapas do procedimento de pesquisa destacadas no Manual de Investigação em Ciências Sociais, Quivy e Campenhoudt (2005). A pesquisa é exploratória e documental com abordagem qualitativa. Realiza uma análise das agências de checagem de fatos brasileiras ativas para compreender o universo pesquisado, por meio de relatórios de auditoria, manual e sites institucionais. O referencial teórico e os procedimentos científicos aplicados nesta investigação constataram a impossibilidade de uma solução científica universal definitiva. Em maio de 2022, existiam 378 agências de checagem de fatos ativas no mundo e 126 inativas no mundo, sendo nove agências de checagem de fatos brasileiras ativas (AFP Checamos, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos (“Rumores”), Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere) e duas inativas (Relatórios de Hoax do Portal EBC e Truco). Desse número, 102 são signatárias no mundo, sendo quatro agências de checagem de fatos brasileiras (Agência Lupa, Aos Fatos e Estadão Verifica, UOL Confere). Considera-se que a atividade de checagem de fatos é fundamental na difusão de informações verídicas para a sociedade, no entanto, as instituições jornalísticas não são suficientes para eliminar a desinformação. Esse é um esforço conjunto que deve ser iniciado na educação formal (educação básica e superior), no desenvolvimento de competências específicas, tendo em vista que esse fenômeno não poderá ser enfrentado com a adoção de uma só linha de trabalho, e reconhecendo a importância da atuação de diversas instituições de pesquisas científicas, jornalismo, tecnologia e direito.The investigation presents the practice of fact-checking in Brazil, aiming to analyze the process of constructing information produced by Brazilian agencies related to fact-checking based on the recording of their activities. Several fields of study deal with the investigation of the fake news phenomenon, among them the areas and subareas of information science. From the definition of terms for this investigation, studies on the social construction of reality and information theory were selected to establish a theoretical-methodological-empirical articulation. The research problems are: How is what is understood by valid or supposedly “true” information to be socially constructed by Brazilian fact-checking agencies? What are the social construction practices of classification and the labels used by Brazilian fact-checking agencies on information? The specific objectives are: a) to analyze the principles and practices related to fact-checking; b) analyze and discuss activities, steps and methods related to fact-checking by Brazilian agencies, according to the record of their actions; and c) examine the information categorization process (true, false, etc.) by Brazilian agencies. The methodological path of the investigation follows three acts (rupture, construction and verification) and the seven steps of the research procedure highlighted in the Manual of Investigation in Social Sciences, Quivy and Campenhoudt (2005). The research is exploratory and documental with a qualitative approach. Conducts an analysis of active Brazilian fact-checking agencies to understand the researched universe, through audit reports, manual and institutional websites. The theoretical framework and the scientific procedures applied in this investigation confirmed the impossibility of a definitive universal scientific solution. In May 2022, there were 378 active fact-checking agencies in the world and 126 inactive ones in the world, with nine active Brazilian fact-checking agencies (AFP Checamos, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos (“Rumores”), Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato or Fake and UOL Confere) and two inactive (Relatórios de Hoax do Portal EBC and Truco). Of this number, 102 are signatories in the world, four of which are fact-checking agencies in Brazil (Agência Lupa, Aos Fatos and Estadão Verifica, UOL Confere). It is considered that the fact-checking activity is fundamental in the dissemination of truthful information to society, however, journalistic institutions are not enough to eliminate misinformation. This is a joint effort that must be initiated in formal education (basic and higher education), in the development of specific skills, bearing in mind that this phenomenon cannot be tackled by adopting a single line of work, and recognizing the importance of performance of several institutions of scientific research, journalism, technology and law.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Polonini, Janaína Fernandes Guimarães2023-05-17T12:54:28Z2023-05-17T12:54:28Z2023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPOLONINI, Janaína Fernandes Guimarães. A construção social da informação: análise do fact-checking no Brasil. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24345533004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:32:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:32:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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