Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lilian Victorino Félix de [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/88759
Resumo: Investigamos três obras cinematográficas da ficção científica produzidas nos Estados Unidos da América: Homem Bicentenário (EUA, 1999), Inteligência Artificial (EUA, 2001) e Eu, Robô (EUA, 2004), todas obras da indústria cultural cujas narrativas num contexto denominado pós-modernista tematizam a relação entre humano e pós-humano. O cinema é o núcleo central do nosso objeto; observaremos os aspectos ideológicos impressos nas diegeses e nos elementos que as compõem (imagens, planos, seqüências, diálogos, montagem), isto é, a sua construção estética e a moral dela resultante. Também observaremos os usos das novas tecnologias e como seu discurso é trabalhado nestas narrativas, com o intuito de apreender as diferenças entre os discursos científicos e aqueles transmitidos ao público espectador da cultura de massa. Tomamos esses filmes devido a sua notoriedade comercial e apelo popular o que lhes conferem maior amplitude na questão dos mecanismos de manipulação, diversão e degradação, reconhecidamente atuantes na cultura de massa e na mídia. Metodologicamente, discutimos os fundamentos sociais do discurso científico nos filmes, captar suas alegorias, a relação do homem com a tecnologia e as saídas para os conflitos no plano diegético e com isso, apontar o que se apresenta como reificação e utopia nessas obras de cultura.
id UNSP_1f74e00300efbc099baa71c44c7b4c51
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/88759
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dilemas do pós-modernismo na cultura de massaCinema - Aspectos sociaisIdeologia e cinemaCultura popularPós-modernismoIdeologyMass culturePost-modernismInvestigamos três obras cinematográficas da ficção científica produzidas nos Estados Unidos da América: Homem Bicentenário (EUA, 1999), Inteligência Artificial (EUA, 2001) e Eu, Robô (EUA, 2004), todas obras da indústria cultural cujas narrativas num contexto denominado pós-modernista tematizam a relação entre humano e pós-humano. O cinema é o núcleo central do nosso objeto; observaremos os aspectos ideológicos impressos nas diegeses e nos elementos que as compõem (imagens, planos, seqüências, diálogos, montagem), isto é, a sua construção estética e a moral dela resultante. Também observaremos os usos das novas tecnologias e como seu discurso é trabalhado nestas narrativas, com o intuito de apreender as diferenças entre os discursos científicos e aqueles transmitidos ao público espectador da cultura de massa. Tomamos esses filmes devido a sua notoriedade comercial e apelo popular o que lhes conferem maior amplitude na questão dos mecanismos de manipulação, diversão e degradação, reconhecidamente atuantes na cultura de massa e na mídia. Metodologicamente, discutimos os fundamentos sociais do discurso científico nos filmes, captar suas alegorias, a relação do homem com a tecnologia e as saídas para os conflitos no plano diegético e com isso, apontar o que se apresenta como reificação e utopia nessas obras de cultura.We investigated three cinematograph works of scientific fiction producted in the United States of America: Bicentennial Man (USA,1999), Artificial Intelligence, (USA,2001) and I, Robot (USA, 2004), all the cultural industry works whose narratives that are in a context denominated post- modernist systematize the relationship between human and post-human. The cinema is the central nucleus of our object; we observed the ideological aspects that are present in the fictional universe of the cinema and in the elements that compose this fictional universe. (images, plans, sequences, dialogs, montages), what is its esthetic construction and the moral originated from this construction that is contained in the structure of each movie. We also observed the uses of the new technologies and how the discourse of this technologies is worked out in these narratives, aiming the apprehension of the differences between the scientific discourses and those that are transmitted to the spectator public of the mass culture. We chose these movies on account of its commercial notoriety and the popular appeal that give them more amplitude in the matters of the manipulation mechanisms, entertainment and degradation recognized as actives in the mass culture and in the media. Methodologically, we discussed the socials fundaments of the scientific discourses in the movies and we tried to identify through the cinematographic narrator his allegories, the relation of the man with the technology and the solutions to the conflicts presented in the movies. Therefore, we aimed to contribute to an sociological analyses of the presented works.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Lilian Victorino Félix de [UNESP]2014-06-11T19:23:36Z2014-06-11T19:23:36Z2009-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235 f. : il. color.application/pdfLIMA, Lilian Victorino Félix de. Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa. 2009. 235 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/88759000626415lima_lvf_me_mar.pdf33004110042P8Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:44:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:44:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa
title Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa
spellingShingle Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa
Lima, Lilian Victorino Félix de [UNESP]
Cinema - Aspectos sociais
Ideologia e cinema
Cultura popular
Pós-modernismo
Ideology
Mass culture
Post-modernism
title_short Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa
title_full Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa
title_fullStr Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa
title_full_unstemmed Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa
title_sort Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa
author Lima, Lilian Victorino Félix de [UNESP]
author_facet Lima, Lilian Victorino Félix de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lilian Victorino Félix de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema - Aspectos sociais
Ideologia e cinema
Cultura popular
Pós-modernismo
Ideology
Mass culture
Post-modernism
topic Cinema - Aspectos sociais
Ideologia e cinema
Cultura popular
Pós-modernismo
Ideology
Mass culture
Post-modernism
description Investigamos três obras cinematográficas da ficção científica produzidas nos Estados Unidos da América: Homem Bicentenário (EUA, 1999), Inteligência Artificial (EUA, 2001) e Eu, Robô (EUA, 2004), todas obras da indústria cultural cujas narrativas num contexto denominado pós-modernista tematizam a relação entre humano e pós-humano. O cinema é o núcleo central do nosso objeto; observaremos os aspectos ideológicos impressos nas diegeses e nos elementos que as compõem (imagens, planos, seqüências, diálogos, montagem), isto é, a sua construção estética e a moral dela resultante. Também observaremos os usos das novas tecnologias e como seu discurso é trabalhado nestas narrativas, com o intuito de apreender as diferenças entre os discursos científicos e aqueles transmitidos ao público espectador da cultura de massa. Tomamos esses filmes devido a sua notoriedade comercial e apelo popular o que lhes conferem maior amplitude na questão dos mecanismos de manipulação, diversão e degradação, reconhecidamente atuantes na cultura de massa e na mídia. Metodologicamente, discutimos os fundamentos sociais do discurso científico nos filmes, captar suas alegorias, a relação do homem com a tecnologia e as saídas para os conflitos no plano diegético e com isso, apontar o que se apresenta como reificação e utopia nessas obras de cultura.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-18
2014-06-11T19:23:36Z
2014-06-11T19:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Lilian Victorino Félix de. Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa. 2009. 235 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/88759
000626415
lima_lvf_me_mar.pdf
33004110042P8
identifier_str_mv LIMA, Lilian Victorino Félix de. Dilemas do pós-modernismo na cultura de massa. 2009. 235 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000626415
lima_lvf_me_mar.pdf
33004110042P8
url http://hdl.handle.net/11449/88759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128207440838656